21 em Comportamento/ Deu o Que Falar no dia 02.07.2012

Deu o que falar…

1 – Vergonha total

A gente pensou bastante se botaria esse assunto por aqui, mas no fim das contas decidimos seguir em frente, afinal, quem esteve no Twitter ontem viu que não se falava em outra coisa!

Pra quem estava por fora do assunto, um suposto deslize (esse aí, da foto acima) revelou a possível identidade da controversa Blogueira Shame. Em questão de segundos fotos antigas foram descobertas, tweets contraditórios com o posicionamento de Titia Shame foram revelados e todo o bullying que o blog ajudou a disseminar voltou em dobro à suposta criadora que, até o presente momento, está fingindo que nada aconteceu.

Nós entendemos o por quê de tanto sucesso. A ideia inicial daquele blog, de virar uma espécie de Reclame Aqui da blogosfera de moda, é boa e deve ter ajudado muitas blogueiras a reavaliarem seus conceitos e muitas leitoras a se sentirem ouvidas.

A gente acredita na eficiência de uma boa crítica, mas não conseguimos compactuar quando a crítica se perde e se transforma em bullying. Blogs de gongação existem desde que blogs existem e os alvos são os mais variados: celebridades, pessoas do Orkut e agora, blogueiras. Cabe a cada pessoa saber o que mais tem a ver com seu humor.

Só que geralmente, quem faz um blog de gongação – nos corrijam se estivermos erradas – dificilmente já fez parte da classe sacaneada e está ali só pela brincadeira. No caso da Blogueira Shame ser supostamente escrito por uma (ex?) blogueira de moda, fica parecendo dor de cotovelo e, talvez por isso, ela acabou deixando o lado pessoal se misturar com a brincadeira.

Será que a revelação de sua suposta identidade secreta vai fazer alguma diferença? Nós achamos que não. Só temos mais certeza do que nunca que agredir ou ridicularizar alguém publicamente – tenha motivos para isso ou não – não vai levar ninguém a lugar nenhum.

 

2 – Blake no espelho

Gucci Premiere Blake Lively

Vocês viram que acabaram de mostrar a foto da campanha da Blake Lively para o perfume da Gucci?

Ok, nem vamos elogiar porque é chover muito no molhado. Só queremos entender porque ela precisa estar de fentre pro espelho em todas as propagandas que ela faz.

Gostou? Você pode gostar também desses!

21 Comentários

  • RESPONDER
    Lyanna
    02.07.2012 às 20:00

    Esse identidade já foi revelada ano passado, quando alguém fez o registro do blogueira shame e alguém cruzou a informação do cpf com o nome dessa garota, não me pergunte como foi feito esse trabalho investigativo, mas chegou-se ao nome dessa ex-blogueira, que claro, continuou negando tudo, da mesma forma que continua negando ou fazendo de conta que não existiu o ato falho.
    Tadinha, né!?! Assume e pronto ou falta coragem?!

    • RESPONDER
      Nanda
      03.07.2012 às 9:05

      A blogueira que supostamente descobriram no ano passado foi uma chamada Lulu pepper, e a de agora é uma chamada Pri Rezende. Acredito que esta ultima é a blogueiro shame, já que na primeira “descoberta” a Shame disse que não era ela, e o endereco cadastrado era diferente realmente. E agora, com este novo nome, ela não se manifestou ( quem cala, consente).

  • RESPONDER
    Gabriela Ganem
    02.07.2012 às 20:14

    Eu tenho uma teoria sobre Blake x Espelho: é porque todos os ângulos dessa menina são bons!!! rsrs… Quanto à Shame, não tenho teorias! É esperar pra ver (ou não ver).
    Beijosss, Gabi

    • RESPONDER
      Carla
      02.07.2012 às 22:31

      Impressionante, né, Gabi? O que eu mais gosto é que a beleza dela não é tão clássica, acho bem diferente!

  • RESPONDER
    CINTHYA BORGES
    02.07.2012 às 21:02

    É para ela perguntar:Espelho,espelhp meu,há alguém no mundo ,mais bela do que EU?

    • RESPONDER
      Carla
      02.07.2012 às 22:25

      hahahahaha boa!

    • RESPONDER
      Fernanda Bruno
      03.07.2012 às 15:19

      Há! A Charlize Teron, hehehe

  • RESPONDER
    thais
    02.07.2012 às 21:31

    Tadinha ela quer ser a gossip girl shauhasuhaushau

    • RESPONDER
      Carla
      02.07.2012 às 22:30

      shame é uma santa perto da gossip girl! mas deus me livre das duas!! hahaha

  • RESPONDER
    Chris Mendes
    03.07.2012 às 1:54

    Oi Meninas!

    Quase nunca comento, mas to sempre ligada aqui no Futi. Não gosto disso de deixar o link do meu blog nos comentários, mas… como o assunto é o mesmo, vou deixar o link do texto que escrevi sobre o assunto, se alguém quiser ler:

    http://itblogdachris.com/2012/06/19/criticando-com-bom-humor-e-bom-senso/

    Acho MUITO legal da parte de vocês se pronunciarem sobre esse assunto polêmico. Ainda que de forma breve, mas acho importante as blogueiras assumirem uma posição quanto ao que aconteceu (e ao que vinha acontecendo há muito tempo).

    Beijos

    • RESPONDER
      Carla
      03.07.2012 às 9:27

      Chris, eu já tinho lido seu texto e achei mt bom! Vc vê que realmente não faz diferença nenhuma saber ou não a identidade da personagem, pq o texto continua valendo em cada linha.

      Que bom q vc gostou do nosso posicionamento. E sabe pq foi breve (o texto era pra ser maior, mas resolvemos enxugar ao máximo!)? Pq não queremos dar mais ibope do que já deram no domingo. Não deu certo, mais gente foi conhecer através das reclamações. Não adiantou de nada…

      Por último, vou falar por mim. Já entrei lá muitas vezes, já li comentários (que me chocou como estavam ficando cada vez piores…), já me choquei com alguns casos relatados por lá de empresas e blogueiras, mas rir? Não sei de onde tiraram que aquilo é pra ser blog de humor. Por fim, cansei. É aquela história de “se não está gostando, pq tá dando ibope,” não é mesmo?

      Adorei seu texto! Beijos

  • RESPONDER
    Maliete
    03.07.2012 às 8:42

    Oii gurias!

    Eu sempre acompanho o blog, por mais que eu nunca tenha comentado antes, vim falar do caso da “shame” bom pra começo de conversa gostei bastante que você se pronunciaram e de uma maneira correta, melhor do que aquelas criaturas que assim que descobriram ficaram falando no twitter acabei dando unfollow em todas por motivos que ao invés de aprenderem com os erros delas não continuam enganando cada vez mais leitoras. Não estou aqui para defender a “Shame”, porque diversas vezes ela pisou na bola isso é verdade, mas que abriu os olhos para as leitoras para mostrar um pouco da lavagem cerebal que muitas blogueiras faziam isso ela fez, de uma maneira grosseira? talvez, mas acho mais grosseiro ser enganada por um tag escrito (bem pequeno) “publicidade” no topo do post.E por mais que as blogueiras que ela criticava estejam festejando que a sua identidade foi revelada, não acredito que a “shame” perca seu eleitorado.

    Adoro o blog de vocês! continuem desse jeito maravilhoso de “blogar” hehehe

    • RESPONDER
      Carla
      03.07.2012 às 9:38

      Maliete, eu imagino que abriu os olhos de muitas leitoras mesmo! E foi o que falamos no texto, bem ou mal, a caixa de comentários de lá tava servindo como um Reclame Aqui de blogueiras. Ninguém gosta de ser ignorado nem passado pra trás, seja por empresas enormes, marcas pequenas ou blogueiras. O maior problema, ao meu ver, que aquilo lá deixou de virar um local onde as pessoas usavam para falar tudo aquilo que não conseguiam para as blogueiras e virou um antro de agressividade (não vou falar inveja, acho que vai além disso), muitas vezes gratuita.

      E não acho que ter revelado a identidade vá fazer alguma diferença, só que eu tinha esperança que as pessoas que ficaram cegas pela Shame e com sangue nos olhos, vejam que a pessoa que supostamente está por trás do blog já fez TUDO que ela combatia no blog com perfil anônimo.

  • RESPONDER
    Juliana
    03.07.2012 às 9:40

    No fundo todo mundo agora quer faturar em cima da shame.
    E o lance de ser inveja, empobrece o argumento. Sempre é assim: não concorda tem inveja!

    Ela pesou a mão, em alguns momentos passou a ser grosseria, é verdade!
    Mas, vai fazer falta alguém de peso pra mostras o monte de tolices dos blogs de “moda”: gente deslumbrada, vítimas da moda, superficialidade, ter em detrimento do ser, idiotização, deslumbramento, enfim.

    • RESPONDER
      Carla
      03.07.2012 às 12:51

      Ju, não vai fazer falta pq duvido que vá acabar. Vc acha mesmo? O que eu acho ridiculo é alguém que já fez igual (e até pior) querer bancar a justiceira.

  • RESPONDER
    Fernanda Bruno
    03.07.2012 às 15:35

    Adorei esse post e achei muito bacana vcs se pronunciarem e mais do que isso, de forma jornalística e não passional. Tenho minhas críticas quanto ao shame pq sou muito adepta da máxima de Nitzsche que diz que ao lutar contra monstros deve-se tomar cuidados para não se tornar um deles. O Shame se perdeu e hj vejo ele atacando pequenas blogueiras, daquelas que fazem o blog pra si mesmas, pras amigas…Vc vê que as críticas estão indo pra blogs pequenos e não os grandes blogs com influência pesada. Acho maldade. Uma semana atrás no entanto uma coisa me irritou profundamente: acompanho uma grande blogueira que admiro pelo seu bom gosto e feminilidade no fb e ela postou do nada, como dica de amiga, algo como ” ah, estarei viajando para não sei onde e a minha super dica é o cartão pré pago nao sei qual”. Na boa, mandar como dica de amiga no facebook me ofendeu. De verdade, me ofendeu pessoalmente. As meninas caíram de pau e a reação foi apagar todos os comentários… Em seguida comentei que faz tempo que tenho admiração por ela, mas que as vezes valia a pena ser mais seletivo e menos ambicioso com o intuiro de construir uma reputação/credibilidade a longo prazo e que quando comecei a acompanhar blogs de moda foi pq pensava que eram meninas como eu testando e aprovando produtos, não puro marketing sem critério…. Por um lado acho mesmo que o shame está agressivo e se perdeu. No lugar de criticar coisas sérias, fica achando a vírgula da vírgula pra criticar a fim de ter postagens diárias, mas por outro, se a identidade da tia la da vida for revelada, quem vai ter força pra criticar?Será que não é necessário? De verdade, não sei o que pensar e quando vi aquela menina blogueira apagando todos os posts que diziam que ela estava fazeno jabá, vi o quanto era importante um espaço em que a crítica não pudesse ser controloda por ela mesma…

    • RESPONDER
      Carla
      03.07.2012 às 18:54

      Fê, mas é isso aí! Eu tb acho importante que exista um lugar onde a crítica não possa ser apagada ou ignorada. No fim das contas, isso faz bem a todo mundo. Faz bem às leitoras, que se sentem ouvidas. Faz bem à outras blogueiras interessadas, que aprendem com o erro dos outros. Só não vai fazer diferença à blogueira que apaga e ignora, se ela não vê as críticas no blog dela, com certeza não vai ver o dos outros.

      E eu acho que se a Shame aceitasse apenas esse tipo de comentários, já teria gente o suficiente para escrever e não precisaria se tornar algo agressivo! Uma coisa é vc reclamar pq perguntou uma dica pra blogueira e ela não te respondeu, ou então até a história que vc contou. Agora usar os comentários pra dizer que o marido da fulana trai ela, que a outra é prostituta ou que precisa fazer uma cirurgia plástica, aí deixa de ser um espaço útil, né?

  • RESPONDER
    Ana
    03.07.2012 às 19:39

    Oi, meninas !
    Bom, foram poucas as vezes que comentei aqui mas acesso o blog diariamente. Achei muito legal o pronunciamento de vocês sobre o caso Shame porque a maioria das blogueiras estão fingindo que nada aconteceu (inclusive a própria Shame). Fizeram piadinhas no twitter, blá, blá, blá e ficou por isso mesmo. RI-DI-CU-LO.
    Eu concordo com vocês, em nada vai mudar a revelação ou não da identidade dela…lembro de um episódio de Gossip Girl em que tentam revelar a identidade da GG mas eles acabam descobrindo que eles eram ela o tempo todo. Acho que não importa quem tá fazendo, até porque a maioria dos posts vem de colaborações das próprias leitoras. E vamos ser bem sinceras, quantas blogueiras mudaram suas atitudes depois das criticas (as vezes pesadas, concordo) que receberam ? 2 ? 3? Continuo vendo mil publiposts disfarçados de ‘dica de amiga’. Acho que a própria classe (sim, generalizando) não quer mudar e sabe por que ? Porque do jeito que está é bem mais lucrativo. Não que eu tenha algo contra ganhar dinheiro com blog, sou super a favor desde que feita de forma ética e correta, como qualquer outra forma de ganhar dinheiro. Sem querer defender a Shame mas já defendendo, pelo menos ela não citava nomes nem deixava o rosto da pessoa exposto. Nos comentários todos chegavam a conclusão de quem era a tal blogueira porque não somos bestas e acho que isso não caracteriza bullying. O bullying ficou por parte de algumas leitoras que tiraram o foco do blog. Não acho que o blog fosse um espaço de falar sobre a vida pessoal das blogueiras como aconteceu e tantas outras coisas terríveis que realmente foram ditas. Mas a Shame serviu pra abrir os olhos de muita gente, inclusive os meus. Eu tinha uma lista enorme de blogs nos meus favoritos que agora se resumem a 7 ou 8 no máximo. Dentre eles está o (f)-uti, que fico muito feliz por ver que não é um blog vendido ;)

    • RESPONDER
      Carla
      04.07.2012 às 12:25

      Minha implicância, Ana, é que os comentários fazem parte do blog e, consequentemente, são de responsabilidade da dona do blog. Se bota uma tarja na cara, então não aceite comentários que botam o nome da pessoa, entendeu? Dá pra editar qualquer comentário, de qualquer pessoa, então que editasse o comentário!

      PS: E que bom que estamos nos seus favoritos! :)

    • RESPONDER
      Ana
      04.07.2012 às 22:20

      Sim, entendo sua posição e concordo em parte. Mas acho que segurar o que as leitoras dizem também é uma forma de reprimir…mas também acho que os comentários eram muito deselegantes. Enfim, essa história é cheia de controvérsias e é muito difícil chegar a uma conclusão…

  • RESPONDER
    Vanessa Krops
    25.05.2016 às 14:05

    Oii amiga, muito legal suas dicas, Você tem algum post que fala sobre unhas coloridas? beijos e sucesso!

  • Deixe uma resposta