34 em Comportamento/ Europa/ Experiência/ Paris/ Trip tips/ tt/ Viagem no dia 26.06.2012

(f)uti em Paris: Passeando & Estudando

Finalmente vou compartilhar com vocês minha mais nova aventura! Na verdade, não sei se categorizo a coisa como aventura ou experiência.  Quem acompanha o (f)uti durante esses dois anos e meio de existência sabe que nós duas somos apaixonadas por Paris desde antes do universo bloguístico entrar nas nossas vidas. Agora, eu fico muito feliz de contar que eu já estou postando aqui da Cidade Luz.

O que estou fazendo por aqui? Vim aproveitar esses primeiros dias de férias e no dia 02 julho, começo um curso de verão no Istituto Marangoni.

Por que eu resolvi estudar fora? Com algumas mudanças na minha vida profissional ao terminar a extensão em Marketing da COPPEAD eu sabia que precisaria fazer algo relacionado a MODA para o meu currículo. Depois de 1 ano e 8 meses trabalhando à frente do marketing da Basthianna, em março eu resolvi sair da empresa e começar uma nova etapa de cursos e afins. Uma das escolhas que mais foram recomendadas foi o curso de verão do Istituto Marangoni. Eu escolhi o curso The Business of Fashion por ser relacionado a marketing (de moda).

Depois de encontrar a Luiza Bomeny e fazer um super post sobre os cursos de verão do Marangoni eu resolvi pensar com carinho no caso. Eu e minha família debatemos muito o assunto, levantamos os prós e os contras e acabei optando fazer o curso em Paris, ao invés de Londres e Milão.

Para aproveitar os primeiros dias das mini férias, minha mãe veio comigo. Ela também vai me ajudar a comprar as coisas e colocar ordem no apê que aluguei. Pena que ela não vai ficar muito tempo. Se o assunto do aluguel do apartamento interessar eu faço um post depois. Eu optei por alugar meu espaço ao invés de ficar no flat que o curso organiza. O flat é um pouco mais barato, mas eu optei pelo apê mesmo. No caso paguei “só” o preço do curso através da equipe da Luiza. 

Como o curso tem um horário bem pesadinho (tem que ser, afinal ele dura apenas 21 dias)  eu vou ter que me tornar bem prática com a minha comida (que também poderá ser um tema por aqui), com os estudos, exercícios e obviamente com os posts. Não acredito que eu vá postar todos os dias, mas a Ca vai cuidar bem do (f)uti (como sempre). Não se preocupem que sem dúvidas vou fazer o máximo de posts que eu puder, muitos deles vão ser relacionados a essa temporada em Paris.

Eu e a Ca gostaríamos de falar com vocês a respeito dos temas de posts parisienses, queríamos saber quais são os assuntos que mais interessam vocês. Vou tentar falar do curso, de looks das ruas, de lojas e gastronomia (vou ter que sair da dieta de vez em quando, já que amo certas coisas daqui). Não sabemos ao certo o que vai sair disso tudo, mas queríamos saber o que mais vocês gostariam de ver. Nós duas amamos cultura, arte, dicas de museus e pensamos em também compartilhar um pouco desse universo, mas quem tiver dicas, pedidos e sugestões pode – e deve –  se manifestar agora.

Até o dia 02 eu não sei se vou conseguir postar, mas vou me esforçar. Tenho que aproveitar a companhia da mamy por aqui, afinal, faz mais de 10 anos desde que viemos juntas a Paris. De lá para cá vim mais vezes como viajante independente (com amigas e sozinha), agora chegou a vez de vir como estudante.

Tenho expectativas de estudar e aprender muito no curso, além de estar buscando crescer com essa experiência de passar um tempo sozinha. Vai ser uma delícia poder passar por tudo isso contando com a companhia virtual de vocês.

É isso gente, vamos torcer para tudo ser um sucesso por aqui.

Para saber mais sobre os cursos de verão pode ver o post que fizemos e pode conferir o site do Istituto. Também existe um blog para quem quer saber mais detalhes.

Quem se interessou mesmo por estudar no Istituto Marangoni pode entrar em contato com a equipe da Luiza Bomeny. Eu recomendo de coração, tive uma super assistência da equipe em todas as etapas. O email para contato é o seguinte:  [email protected]com.br

No maior espirito Disney  quero começar esse dia com o seguinte pensamento: Let the memories begin! <3

Beijos

Gostou? Você pode gostar também desses!

34 Comentários

  • RESPONDER
    Alexia
    26.06.2012 às 9:52

    Jô!!
    Aproveita Paris e o Marangoni! Faz um post sobre como você vai manter a dieta viajando!? Acho tão complicado :(

    Beijossss!!!

  • RESPONDER
    Nathalia T. | Coisas que Amamos
    26.06.2012 às 10:03

    Aproveita muito Jô!
    Vai ser uma experiência maravilhosa! =)

    Beijos

  • RESPONDER
    Fany
    26.06.2012 às 10:18

    Oi JÔ! Sucesso nessa nova empreitada. Estamos daqui torcendo por vc. Aproveite MUITO a cia da mamy, que com certeza, será tudo de bom! SUCESSO. Bjks, Fany

    • RESPONDER
      Joana
      26.06.2012 às 12:49

      Fany,
      Ela já está se sentindo dona de casa em Paris, uma figura! :)

  • RESPONDER
    silvia
    26.06.2012 às 10:21

    Jo, desejo uma estadia interessantíssima e maravilhosa para vc!
    Arrume sim, um tempos para postar para nós!!!!!Quero saber tudo que está rolando em paris e no curso!!!
    Quero posts de:
    gastronomia
    mostras e museus novos
    fotos do curso e se precisa de ingles(frances) fluente para fazer….hahahhahah, sou leitora enjoada e mal acostumada!!Poste tudo!!!!beijos e sucesso para vc!!!!!!!obrigada pela dica do apê!!ja peguei tudo!
    bj
    Silvia

    • RESPONDER
      Joana
      26.06.2012 às 12:48

      Você pode tudo, sem falar que de leitora virou amiga. Eu tb sou sua leitora!!!
      Vou fazer todas essas dicas! O curso tem tradução para português, se o inglês for tenso vou cair dentro dessa!

      Beijão sua linda!

  • RESPONDER
    Rayssa
    26.06.2012 às 10:27

    Jo, parabéns!
    Já estudei fora e é uma experiencia MARAVILHOSA.
    Sobre o post de AP.. eu gostaria muito que vce fizesse.. e se pudesse falar dos preços do flat com o AP.. seria mto bacana..

    Boa sorteee lindaa ;)

  • RESPONDER
    Kel
    26.06.2012 às 10:30

    Jo, Felicidades pra vc :)
    desenvolver nosso conhecimento é a melhor coisa que tem.
    Morei fora um ano e meio e realmente é uma experiência maravilhosa.

    Bjs e sucesso

  • RESPONDER
    Carol Alfinetes de Morango
    26.06.2012 às 10:55

    Jo
    Toda sorte do mundo nessa nova fase, que esse período seja de enriquecimento e de coisas maravilhosas.
    bjos

  • RESPONDER
    Lyanna
    26.06.2012 às 11:18

    Tô suuuper feliz que vc já está em Paris e vc quer sugestão de post?! A minha vc até já sabe, mas só poderei usufruir em 2013, devido a mudanças radicais de planos, bjão e um curso mega proveitoso, uma viagem maravilhosa e que vc e sua mãe divirtam-se bastante.
    Bjão
    Ly

    • RESPONDER
      Joana
      26.06.2012 às 12:47

      Ahhh vou te dar mil dicas de viagem mas quero saber da mudança de planos sua doida!!!!!
      Inbox já! :)
      Beijocas

  • RESPONDER
    Sylvia Sued
    26.06.2012 às 11:28

    Jô, sucesso nessa viagem!!! Que seja muito inrcível e vc aproveite e valorize cada minuto desse momento que é viajar “sozinhä”. Além de descobrirmos muito sobre o lugar , tb descobrimos muito sobre nós mesmas. Como terá acesso a muitas novidades aí , pode passar pra nós algumas das últimas novidades de produtinhos q amamos de beleza ??!!! ALém das dicas que já vai dar de lugares e tendências das ruas ??!!! Boa temporada de muitas maravilhas parisienses !!!! Bjinhos !!!!

  • RESPONDER
    [email protected]
    26.06.2012 às 11:59

    Jo!!! aproveita cada minutinho!!! ontem mesmo eu tava vendo minhas fotos de Paris do ano passado, ai que saudadeeee me deu!!! a cidade já é perfeita! e p quem ama Moda é mais ainda!!! vou acompanhar vc por aqui! bisous!!! ;)

  • RESPONDER
    Cacau Pinho
    26.06.2012 às 12:02

    Olá Jô!
    Aproveite bastante, Marangoni é tudo de bom!
    Se der coloque dicas sobre seu apê, como conseguiu e o preço! Estou precisando dessas diquinhas….e sobre o Marangoni em Paris, já liberaram o curso em português?
    Bjs desde já obrigada!
    Sucesso e bom curso!

    • RESPONDER
      Joana
      26.06.2012 às 12:45

      Cacau,
      Pelo que entendi vou ter aula em inglês com tradução para português se eu quiser, vou confirmar isso pra você.
      :)

  • RESPONDER
    Nathalia Bassetti
    26.06.2012 às 12:32

    Ai, estou tão ansiosa por você quanto estou por mim. Também vou fazer o mesmo curso, só que em Londres. Começo dia 4 de agosto!! Ta chegando!
    Aproveite muito por aí!!
    Apesar de eu fazer o curso em Londres, ao término dele vou dar uma “esticadinha” e conhecer Paris! :) Então vou adorar todas as dicas. Bjs

  • RESPONDER
    Inventando Moda
    26.06.2012 às 12:34

    Que máximo Jô! AMO Paris e sou louca para fazer estes cursos de verão. Minha amiga fez Maragoni em Milão. Ah! A Ju Caminha. Esqueço que temos vários amigos em comum (como essa lista está aumentando heim?!). Hahahahaha.
    Bom, toda sorte e sucesso desse mundo a você! Que esta temporada seja extremamente proveitosa e feliz.

    Bjs bjs bjssss,

    Camilla Marins.

  • RESPONDER
    Tati Melega
    26.06.2012 às 12:45

    Friend!!!! Aproveita mtooooo!!!!! mtas fotos hein? beeejo e mto sucesso!!!

  • RESPONDER
    Lari
    26.06.2012 às 13:10

    Só posso te falar uma coisa: APROVEITA!!!!!!!!! Quero mts dicas de tudo que está acontecendo ai, hein? Já aguardo ansiosa os posts, tenta fazer todo dia? hahaha #leitorachata. Beijos

    • RESPONDER
      Joana
      26.06.2012 às 13:35

      Vou tentar mto e acho que vou conseguir! :)

  • RESPONDER
    Yasmin Monteiro
    26.06.2012 às 14:51

    Jô! Adoraria dicas de Paris mesmo, os lugares mais legais, os passeios mais interessantes e os restaurantes!!! Boa sorte nessa empreitada, vai ser ótimo!!!! beeijos!

  • RESPONDER
    sabrina
    26.06.2012 às 15:43

    Sempre lei seu blog e adoro.
    Estou morando aqui em Paris há 2 meses e se também aluguei apt~.. se precisar e quiser alguma dica de como funciona a vida francesa estou as ordens.

  • RESPONDER
    Estela
    26.06.2012 às 16:40

    Jô,
    que delícia! Dera eu umas férias de tantos dias em Paris!!! Não fica encanadíssima na dieta não, até porque o melhor daí é a comida! É só não abusar, fazer compensações, e bater muuuuita perna para queimar todas as eclair e macarrons!
    Me parece que você já conhece bem a cidade, eu amo, tenho algumas dicas, talvez você já conheça tudo, mas bora lá:

    Para mim, tem três restaurantes imperdíveis:

    1.Le Chateaubriand – Foi a refeição mais memorável que tive em Paris. Só que na época não era tão famoso, assim cheguei lá e reservei para o dia seguinte.Agora saiu publicado na lista The World’s 50 Best Restaurant Awards, um dos prêmios mais respeitados do mundo da gastronomia, como o melhor restaurante da França, deve estar bem mais complicado. Tem que reservar com bastante antecedência ou contar com a sorte de desistências.
    Na época custava uns 45 euros o menu degustação – nada mal para um serviço de 5 pratos. Vinhos acho que a partir de uns 25 euros, vinho da casa, também tinha vinho em taça, na faixa dos 13 euros.
    O chef basco Iñaki Aizpitarte agora abriu um bar de tapas na mesma rua, ainda não consegui ir, mas ouvi dizer que é um dos novos spots da cidade. Chama Le Dauphin, tem pequenas porções ente 8-12 euros.
    Le Chateaubriand – 129 avenue Parmentier. Tel. (33) 143-574595.
    Le Dauphin – 31, avenue Parmentier / Métro: Goncourt /Tel 01 48 06 58 41

    2.Le Bistro Paul Bert – amo. Vale a pena pegar o metro e ir lá só para almoçar. O almoço é muito barato, com pratos do dia entre 13 a 20 euros, eu acho o melhor custo/benefício da cidade.
    Depois vim a saber que é o preferido para dia a dia do principal crítico gastronômico do Le Monde, recomendado por Alain Ducasse, etc. Fui no almoço (cedo) sem reserva e estava vazio. Quando saí já estava cheio. Jantar é melhor reservar.
    Servem um dos mais aclamados entrecôtes com sauce bearnaise e batatas fritas de Paris. Outra especialidade da casa é a sobremesa que atende pelo nome de Paris-brest, uma espécie de éclair grande recheada com um estupendo creme praliné.
    18 rue Paul Bert,
    01 43 72 24 01
    M:Faidherbe-Chaligny
    3 .L´ Atelier du Joel Robuchon – Mais caro, 2 estrelas Michelin, atendimento esnobe e antipático, mas a comida vale tudo isso! Para ocasiões especiais, tipo despedida da sua mãe…
    Senta-se no balcão e pode ver o preparo dos pratos. Tem cardápio, com preços no site e pode-se reservar também no próprio site. TEM QUE RESERVAR, já tentei ir mais de uma vez sem reserva e não deu certo, mas já consegui reservar a noite para o almoço no dia seguinte . Fica em Saint-Germain. Minha opção foi comer várias das pequenas porções, que saiu cerca de 100 euros por pessoa com Champagne e sobremesa (peça Les tartes, que vem várias mini tortinhas tradicionais francesas, maravilhosas e você prova várias).
    Comi um Foie Gras maravilhoso por 19 €, o Boeuf Bourguignonne, o melhor que já comi, L´ouef divino.
    5,rue de Montalembert, 75007 Paris, França
    http://www.joel-robuchon.com/

  • RESPONDER
    Estela
    26.06.2012 às 16:48

    Ai, ai, ai, a prolixa!
    Para não ficar muito grande, dividi meu mega comentário em dois…

    Outras dicas de Paris:

    Bistros

    Astier – Super bem recomendado, gostei bastante. Pratos com camarão, foie gras, pato, aspargos estão entre as especialidades da casa, e o forte é pedir a melhor tábua de queijos da cidade.
    44 rue Jean-Pierre Timbaud. Tel. (33) 143-571635. http://www.restaurant-astier.com

    Le Comptoir – É um dos restaurantes do momento em Paris, do Chef Yves Camdeborde.
    O menu de 45 euros é um dos mais concorridos de Paris, considerado por muitos críticos e gourmets melhor relação qualidade-preço.

    Pra ser bem sincera, de todos os que indico foi o que menos gostei: achei tudo que pedi muito pesado, talvez não tenha ido bem na escolha dos pratos. Já o meu marido, que ama cordeiro, amou o que ele comeu lá e gostou muito de tudo.

    Coisa difícil em Paris, servem almoço até as 5 da tarde. Eu cheguei depois das 15h e tinha mesa disponível sem reserva. Importante: um dos raros bistrôs que abrem de domingo, inclusive DOMINGO A NOITE, quando é quase impossível comer em restaurantes.

    A novidade é o L´Avant-Comptoir, do mesmo Chef, ao lado do restaurante: um lugar para bebericar e beliscar enquanto se espera por uma mesa do restaurante ao lado, ou um bar com comidinhas em pé. Abriu recente, nunca fui.
    Le Comptoir – 9 Carrefour de l’Odéon. Tel. (33) 144-270797.
    L´Avant-Comptoir: Carrefour de L´Odeón, 3, Paris.

    Le Baratin – Fica em Bellville, longinho, mas vale a pena. Tem que reservar, mas quando fui, liguei e não tinha mais reserva, bati lá com cara de cachorro magro e insisti, e o dono nos deixou comer no balcão. A chef é mulher e basca, um ponto a mais, chama-se Raquel. Muito bom, preços de bistrô, não lembro mas deve ser algo ente 20 a 30 € o prato do dia no jantar (com entrada e acho que sobremesa)
    3 rue Jouye-Rouve/ 01 43 49 30 00 / M : Pyrenées

    Hot Dog
    Quando os passeios são muitos e o tempo é pouco, voilá:
    Cachorro-quente do Marais – barraca disputada na rue du Roi de Sicile. O segredo é a cebola confitada. Rue du Roi de Sicile and rue Vieille du Temple, 75004 Paris/ Métro : Saint Paul
    Cachorro quente da Paul´s – A famosa padaria Paul´s tem em vários lugares de Paris sempre nos salva com seu cachorro quente que é um pão deliciosa, salsicha igualmente boa com um queijo derretido.

    Comidinhas

    Boco – Não conheci ainda, é novo também, li na Elle francesa reportagem super elogiosa, restaurante do mês. Um self service bio, os pratos são servidos em potinhos e dispostos nas prateleiras. Chutney de tomate com galanga, por exemplo, é da chef Anne Sophie Pic. E a cheesecake de manga, do chef Cristophe Michalak, do Plaza Athénée.

    Os frios, vc coloca na bandeja e come na hora. Os quentes, vão aquecer. Uma refeição bacana custa em torno de 15, 20 euros perto da Place de la Concorde.
    3 da rue Danielle Casanova

    L’As du Falafel – Fica quase do lado do cachorro quente. Pode comer dentro ou para levar, tem uma fila imensa nos fins de semana, mas bem rápida. Tem um suco de cenoura da centrífuga que adoro! Funciona das 11h30 às 23h30, inclusive no domingo, mas fecha sábado.
    34, rue des Rosiers (Marais)

    Marché Les enfants Rouges – o mercado mais antigo de Paris. Centro bio, fica no Marais. Almoça-se ali em meio a boxes de produtos frescos. Rue Bretagne 19

    Marché do Boulevard Raspail – feira orgânica badaladíssima, para comprar, patês, legumes anciennes, queijos. Sábados/ Boulevard Raspail com Rue dês Rennes.

    Chocolates e Doces

    Ladurée – os melhores macarons de Paris. Uma dica é visitar a Ladurée de Saint Germain des Prés, menor, menos turística, mais vazia. 21 Rue Bonaparte.

    Angelina – Não vale a pena tomar chá ou café da manhã não, apesar de super famosa o bom lá é mesmo o doce “Montblanc”, uma deliciosa massa de castanhas doce com recheio de chantilly no meio e chocolate quente. Grandão, tumultuado, atendimento péssimo, cheio de turista, pegue para viagem e desfrute nos jardins quase em frente (perto do Louvre). O chocolate quente também é muito bom, mas como você vai no verão. Não troque nada de lá pelos éclairs e macarrons da Ladurée ou Pierre Hermé. 226 Rue de Rivoli, 75001, Paris.

    Le Bonbon ai Palais – Rue Monge 19- Chocolaterie

    Salon de Thé Jacques Genin – Chocolaterie 133, rue de Turenne – 75003

    Pierre Hermé – O patissier mais famoso do mundo. Forte: macarrons e chocolates e MIL FOLHAS fetiche. 72, rue Bonaparte / 6 eme e outros

    Bar Du Brésil – Melhor tarte tartin de Paris. Ao lado Les Philosophes, a melhor tarte tartin de tomates! 30, Rue Vieille do Temple

    Chás
    Mariage Frères – para trazer e casa de chá charmosa, mas a comida não é sensacional .Próximo tem a Kusmi Tea, também muito boa de opções de chás. 35 rue du Bourg-Tibourg Metrô Hôtel de Ville.

    Vai contando TUDO pra gente da sua viagem! queremos TODAS as dicas! Já escrevi muito, Depois, se você achar que vale, deixo outro comentário com compras (tipo outlet da Repetto) e programas culturais/passeios.

    Bisous,

    Estela

  • RESPONDER
    Camyla Mendes
    26.06.2012 às 17:33

    Que novidade legal, Jô! Que seus dias na Cidade Luz sejam cheios de aprendizados, descobertas e alegrias! Que você volte daí com muitas ideias para melhorar o blog cada vez mais! bjsss

  • RESPONDER
    fernanda
    26.06.2012 às 18:33

    Q maximo!!! Aproveita bastante!!!!!
    Vc eh casada? E o marido? Ficou aqui? Bjs

  • RESPONDER
    Maria Clara
    26.06.2012 às 19:15

    Adoraria ler sobre o curso, a moradia e lugares interessantes para visitar.
    Acredito que sua estadia por ai renderá ótimos posts para quem pensa em estudar fora e para quem deseja conhecer essa cidade maravilhosa.

    Aproooveite muito!!

    Beijos

  • RESPONDER
    Beatriz Vichiatto
    27.06.2012 às 0:43

    Jô do céu,

    que oportunidade maravilhosa! Isso aí, corre atrás pra melhorar a vida.
    Tudo é válido.
    Espero que isso te faça crescer mais ainda como profissional!

    Cê podia trazer maracons pra mim, em?rsssss Te pago! rsrrs

    Beijos, sucesso!

  • RESPONDER
    mila
    27.06.2012 às 8:45

    Dou uma apaixonada pela França… Planos para um curso…férias…tudo isso gira. Mas gosto do calor humano, do dia a dia, do jornaleiro da padaria….do metrô…Dá dicas aí!

  • RESPONDER
    Ana Carla
    28.06.2012 às 12:48

    Estou indo estudar Francês em Paris em Setembro. Adoraria saber sobre como o povo daí se veste, programas franceses, dicas de passeios e visitas etc…

    Aproveite muitooo!
    bjs

  • RESPONDER
    Paula
    28.06.2012 às 20:45

    Oi Joana,

    Aqui é a Paula, filha do Ricardo que trabalha com o seu pai.
    Meu pai tentou nos colocar em contato, não sei por que a coisa não aconteceu. Eu já fiz Marangoni, mas optei por Londres já que domino a língua inglesa e não precisaria de tradutor. Minha aula foi de fashion designer, mas tive muitas amigas estudando marketing.. acho que você vai gostar. Meu conselho pra você é aproveite muito o curso, tente conversar o máximo que puder com os professores, lá na Marongoni, de Londres, os professores tinham trabalhado em lugares como Versace e Selfridges &Co, … empregos dos sonhos de qualquer profissional da moda.
    Se empenhe no trabalho final, ele pode te render convites para ficar por lá. Faça contato com todos na sua classe, essa multiplicidades de cultura te oferece um olhar diferente do mercado da moda.
    Espero que você curta muito seu curso e Paris!!!
    Não posso deixar de dizer que gosto muito do Blog, vc e a Carla estão de parabéns!!!
    Aproveita muito !!!!!
    Beijos

  • RESPONDER
    Adribs
    02.07.2012 às 15:25

    Quero muito a dica do apto pq preciso pra outubro desse ano!! Bjs e aproveite bastante

  • RESPONDER
    Tatiana Maia
    25.01.2013 às 19:11

    Jô,
    Estou pensando seriamente em fazer um curso de verão no Instituto Marangoni. Me lembrei de já ter visto algo sobre o curso por aqui, e reli o post. Já entrei em contato com a Luiza, mas to meio assim de dividir o quarto e to querendo alugar um apto por lá. Poderia me dar dicas de como encontrou o seu? OU me passar o contato?
    beijos,

    • RESPONDER
      Joana
      25.01.2013 às 19:59

      Tatiana,
      Posso te passar o contato como aluguei o meu.
      Foi sensivelmente mais caro, mas fiquei em uma rua incrível e amei tudo.

    Deixe uma resposta