14 em Comportamento/ Deu o Que Falar no dia 13.02.2012

Deu o que falar…

1 – Efeito Dominó


Assim que botamos o DQF da semana passada no ar, algumas leitoras começaram a perguntar a nossa opinião sobre a polêmica da escolha das blogueiras para o evento da Melissa em NY. Confessamos que na segunda feira passada, a gente nem sabia o que estava acontecendo direito. Ou melhor, o que estava prestes a acontecer.

Mas o que começou como uma bolinha de gude na segunda passada, terminou como uma bola de neve que levou a Melissa aos TT’s do Twitter nacional. Só que ao invés dos esperados parabéns pela abertura de uma Galeria Melissa em NY e com presenças estreladas, o que vimos no Twitter foi a hashtag #melissafail.

Pra quem ficou de fora do babado, a Tamy, do Look Melissa, explicou tintim por tintim nesse post aqui.

A Melissa é uma das poucas marcas do mundo que, ao longo dos anos, conseguiu reunir mulheres que vão muito além de consumidoras. São verdadeiras fãs apaixonadas, que se auto intitulam Melisseiras. No meio de tantas consumidoras fiéis, surgiram blogs exclusivamente dedicados a falar da marca, onde suas donas contam todas as novidades, postam looks com os sapatos de plástico, dão (e trocam) dicas, cobrem todos os eventos e falam mais diretamente à consumidora do que as redes sociais da própria marca. Ou seja, representantes genuínas da Melissa e que saberiam cobrir o evento nova iorquino com uma visão de brand lover, voltadas para o público delas, já apaixonado pela marca.

Ao mesmo tempo, não recriminamos a Melissa por tentar atrair novo público. Até quem não curte nenhum modelo sabe aonde ela está querendo chegar fazendo parcerias com Vivienne Westwood e Jason Wu. Por isso, a gente aprova e acha super compreensível o motivo do marketing ter chamado blogueiras que estão no topo para levar a novidade a um grande público. E seria bobeira delas se não aceitassem, né…Por favor… O que nós achamos incoerente foi a marca não chamar uma ou duas Melisseiras também, essas levariam a novidade para as já fãs da marca. Seriam duas estratégias de marketing diferentes.

O fato de nenhuma Melisseira estar lá foi um ato falho, MUITO falho. Será que ninguém percebeu a influência que esses blogs têm nas compradoras já conquistadas? Será que custava fazer uma forcinha? Como bem ouvimos por aí, é ok você querer traçar novos caminhos, mas é importante não esquecer de quem te ajudou a chegar aonde você está, né?

Se alguma coisa nós podemos tirar de bom nesse episódio é que deu pra ver claramente que nós, consumidores, temos voz. Agora só resta esperar que a voz tenha sido alta o suficiente para fazer a empresa ir além de um comunicado que apenas assoprou aonde já tava mordido.

2 – Karl x Adele


Já sabemos que Karl Lagerfeld é multi tarefas, mas não sabíamos que “virar Ronaldo Ésper” estava na sua lista de To Do. Ao aceitar o convite para ser editor convidado do jornal Metro de Paris, Karl resolveu aproveitar o posto para fazer comentários cheios de críticas implícitas. De Obama aos maus hábitos de gregos e italianos, passando por Adele, chamando- a de “um pouco gorda demais”.

É claro que muita gente se manifestou, inclusive a cantora, que disse ter muito orgulho de representar a maioria das mulheres e nunca ter tido vontade de ser modelo de capa de revista. E nós estamos com ela, até porque já dividimos a experiência de que nem sempre ter o corpo perfeito está associado à felicidade, lembram?

Ahh…e Karl Lagerfeld já lançou a desculpa que tiraram as palavras de contexto, complementando que Adele é sua cantora favorita, além de ser linda. Agora a gente quer ver Adele como nova garota propaganda, que tal?

Gostou? Você pode gostar também desses!

14 Comentários

  • RESPONDER
    Dayanandra
    13.02.2012 às 16:34

    Como sempre o #deuoquefalar da semana está ótimo, vocês buscam os melhores fatos da semana e expõe a opinião de vocês de uma forma incrível. Parabéns! Essa é uma das minhas tags favoritas pela blogolândia. Beijos e boa segunda.

    famandmoda.blogspot.com

  • RESPONDER
    paola scott
    13.02.2012 às 17:05

    meninas, por tudo o que eu li o responsável pelo Mkt da Melissa devia é pedir demissão. Que falta de visão, hein? Fail total!
    Bjss

  • RESPONDER
    Luciana
    13.02.2012 às 19:28

    Fala sério que quem usa Louboutin e Chanel vai usar Melissa?!

  • RESPONDER
    Mariana Ribeiro
    13.02.2012 às 19:47

    Nossa, eu discordo muito desse “E seria bobeira delas se não aceitassem, né…Por favor… “.

    Uma coisa é você fazer campanha publicitária de um produto que não usa outra muito diferente é fazer campanha de um produto que você DESACREDITA.

    A Angélica não usa Niely e nem a Xuxa usa Monange, mas nenhuma delas fala mal do produto. Muito diferente da Camila Coutinho que não apenas não usa, mas fala mal aos borbotões da Melissa.

    Fala mal, faz pouco caso, mas depois viaja para NYC porque se não aceitar é bobeira? É o caso de pagando bem que mau tem, é isso? Desculpa, mas eu ainda acredito em ética e em caráter em relações profissionais.

    Eu gosto desse blog, mas achei desnecessário esse comentário.

    E, honestamente, cada dia tenho mais desânimo com blogs de moda, todo mundo é vendido. Te dou uma viagem, um dinheiro, uma reles mariola, e você muda até de opinião. Cruz credo!

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      13.02.2012 às 19:57

      Mariana,
      A gente só deu nossa opinião. Para nós quem papou a mosca mesmo foi a marca, que só visou informar o grande público e não prestou atenção na cobertura daquelas que adoram a marca e tem seguidoras que a amam também. No caso não vimos a Camila dizer que ama sapatos de plástico,nós vimos ela cobrir o evento. Coisa que ela faz muito bem feito. Para nós o erro não foi leva-las e sim não levar também aquelas grandes bloggers fiéis a marca.
      A gente respeita a opinião de todo mundo, mas nós não nos vendemos em publieditoriais (não falamos do que não gostamos) e nem mesmo nos vendemos por viagens, que graças a Deus e ao nosso trabalho, podemos fazer por conta própria nas nossas férias.
      Esse é um espaço bem transparente e a gente espera que você continue visitando o (f)uti.
      Beijos

  • RESPONDER
    Sabrina
    13.02.2012 às 23:55

    Puxxa que interessante nem sabia disso, e sou apaixonad pela marca.
    bjss meninas
    :D
    sabrina
    terejour.blogspot.com

  • RESPONDER
    Nara Borges
    14.02.2012 às 1:02

    Hum a melissa errou feioooo,

  • RESPONDER
    Mariana Brito
    14.02.2012 às 12:27

    Meninas, como disse no twitter, o “deu o que falar” foi sensacional na abordagem sobre o assunto, também não sou contra a ida das duas blogueiras, mas que levassem junto a elas aquelas meninas que se dedicam e amam a marca, assim poderiam ser mais coerentes.
    Parabéns pelo blog, adoro fazer visitinhas por aqui, pois vocês sabem lidar com a moda de uma maneira mais “humana” e não ostentam o exibicionismo que tem tornado frequente.
    Beijinhos

  • RESPONDER
    Lyanna
    14.02.2012 às 14:50

    Estão tão por fora envolvida com assuntos relativos a casamento/vestido/buffet e uma monografia, que mal sei o que está se passando no mundo fashion.
    Desconhecia a força das melisseiras e confesso que nem sabia da existência de blogs tão específicos. Gosto de Melissa, tenho apenas uma, mas acho lindo e achei incrível a dedicação e o estilo das melisseiras.
    A marca deu a maior bola fora, quase um gol contra. Não entendo a razão de desprestigiar quem enaltece a marca. As melisseiras deveriam estar presentes não há nem o que questionar sobre isso.

    Acerca da contratação dessas outras bloggers, vou falar que não aguento mais essa onipresença. Parece que uma marca quando quer se reposicionar e alcançar um novo público mais fashion ou com maior poder aquisitivo, tem que necessariamente contratar a cobertura dessas blogueiras.

    Tá super saturado e não vou entrar no mérito se elas usam ou não melissa ou se falam mal ou não. Vou falar que parece que elas estão numa gincana tudo por dinheiro e vale qualquer coisa, até cobrir o lançamento de uma galeria de uma marca que não tem nada a ver com elas.

    Acredito que não se deve dizer sim a todo tipo de proposta, mesmo que envolva uma viagem a NYC e um encontrinho com top celebs.

    É um somatório de fazer tudo por dinheiro e deslumbramento.

    Pergunto se essas bloggers sabem o que é ética ou se o dinheiro e aparecer está acima de qualquer coisa… até de sua linha editorial

  • RESPONDER
    marcia
    14.02.2012 às 16:20

    É fato que a Melissa quer atingir um público que não usa sapato de plástico e por isso chamou as duas blogueiras rycas, até entendo a revolta das meninas que criaram um blog principalmente pra falar destas sandálias, mas a marca não tem nenhum compromisso com elas, pode ser que estejam errados já que as gurias passam a vida fazendo propaganda de graça pra eles, mas se o foco da marca agora é outro, fazer o q? outro ponto ridículo nisso tudo é que escolheram gente que nunca vai usar estes sapatinhos de plástico nem pra ficarem trancadas dentro de casa.

  • RESPONDER
    Mariana Ribeiro
    14.02.2012 às 19:40

    Jô, a questão não é o Futi, e a questão também não é a publicidade, a questão é falta de coerência nas atitudes de certas blogueiras.

    Veja bem, por mais que eu ache que a Lalá Noleto tb não usa Melissa, eu não tenho nada contra a ida dela. Afinal, ela foi com a função de informar, cobrir evento, fazer mktg, blábláblá, então ela está fazendo a parte dela de blogger. E o mais importante: ela nunca fez nenhum comentário OFENSIVO sobre a marca. Ela pode não usar, mas até aí é o mesmo caso que já falei da Niely/Angélica Xuxa/Monange.

    Agora este não é o caso da Camila Coutinho, né? Ela fez vários posts falando publicamente mal da Melissa e alguns anos depois mudou drasticamente de opinião??

    Me desculpa, mas ninguém mais aqui é criança sabe muito bem o que rolou…

    É muito triste ver esse tipo de comportamento. E mais triste ainda é você ver que esse tipo de comportamento é valorizado no nosso país…

    E eu concordo com a Lyanna: “Vou falar que parece que elas estão numa gincana tudo por dinheiro e vale qualquer coisa, até cobrir o lançamento de uma galeria de uma marca que não tem nada a ver com elas.

    Acredito que não se deve dizer sim a todo tipo de proposta, mesmo que envolva uma viagem a NYC e um encontrinho com top celebs.”

    Tá na hora de ter mais ética nesses blogs de moda!

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      14.02.2012 às 20:56

      A étina e a credibilidade são mesmo muito importantes em qualquer profissão, é fundamental correr atrás de manter seus valores.
      Entendo totalmente o que vocês querem dizer.
      Beijos

  • RESPONDER
    Carol
    14.02.2012 às 21:49

    Agora falta rolar um #farmfail!
    Acho que tá virando moda as empresas não valorizarem suas reais clientes e ficarem só convidando bloggers, pessoas da área e tals para divulgarem o evento! aff!
    Ridículo a Farm fazer um mega evento no Gávea Golf e não convidar as clientes…
    Acho que esse vai ser o hit do verão (ignorar as reais clientes), só pode…

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      14.02.2012 às 22:12

      Tomara que não Carol! Tomara que as marcas passem a dar mais ibope para suas clientes em 2012, vamos lembrar que com a força da web quem não fizer isso poderá cometer erros tão graves quanto os da Melissa!
      Quanto ao evento da Farm eu fiquei super triste de não ter podido ir, eu e a ca somos bloggers mas super compramos na marca tb!
      Vou perguntar para as meninas que foram se tinha cliente por lá!
      Beijos

    Deixe uma resposta