17 em Comportamento/ Reflexões no dia 19.09.2011

Moda, música, festivais e dresscodes

O Rock in Rio tá quase aí, mas em vez de fazer sugestão de looks, achei que valia um post reflexivo (aliás, como eu to reflexiva ultimamente, né?). E falando em sugestão de looks, foi por causa disso que me surgiu a ideia desse post.

É o seguinte, pra quem não sabe, nós duas geramos conteúdo no blog da Myth. E agora, pro Rock in Rio, nos juntamos com o pessoal do marketing para criarmos looks para cada dia de festival. E aí, foi… dia 23, dia pop, super fácil, já que a Myth tem essa essência pop por natureza. Dia 24, não tão difícil, porque ainda tava ali no pop rock. Mas aí, amigas, dia 25 é dia do metal. Complicou, né?

Ainda mais que a Myth está na coleção de verão, então nada mais óbvio que tenha preto de menos e cores de mais. Mesmo assim, fizemos o post com os looks sugeridos. Um deles era super o estilo Myth, ou seja, zero rocker e muito menos metaleiro. Mesmo assim botamos, justificando que poderia ser pra quem ia acompanhar o namorado. Acontece, né? Se você arrasta ele pro show da Katy Perry, dá toda a liberdade pra ele te arrastar pro show do Slipknot…

E acabou surgindo esse comentário: Ola.. looks estão criativos…mas não tem nada a ver com rock mt menos dia do metal!! Se alguem for com essa sainha rosa, vão considerar uma afronta ao verdadeiro rock que eh preto e branco e não colorido!! Desculpa, mas eh apenas a minha opinião de quem tem o rock como estilo de vida !

Foi aí que comecei a pensar sobre o tal do dresscode desses shows e festivais, que tanto estamos vendo agora…


Até porque, temos que levar em conta que não somos experts nesse assunto, haja vista que o Rock in Rio teve um intervalo de não sei quantos anos e de uns 2 anos pra cá que começamos a ver alguns (poucos) looks do Planeta Atlântida, e mais recentemente ainda, do SWU.

Outro ponto importante é que ainda existem poucos blogs no estilo Sartorialist por aqui, o que faz a gente procurar inspiração no dresscode lá de fora. Só que Coachellas e Glastonburys são um tanto diferentes, começando pelas line ups misturadas, o que faz com que gente de todo estilo apareça por lá.

Óbvio que ninguém quer se sentir um ET em meio a uma multidão. E concordo que uma menina com um estilo todo girly no dia de vários shows de metal vai ficar meio perdida, mesmo sabendo todas as letras de cor. Mas daí a ser considerada uma afronta à quem segue o estilo de vida?

Com isso, me veio a pergunta. Se manter fiel ao seu estilo – não importando a banda, o dia ou como os presentes estarão vestidos – ou dançar conforme a música?

Beijos!

Carla

O que a Jô pensa sobre isso? Eu Jô, fico do lado da Carla! Nós todas devemos vestir nosso estilo próprio adaptado a ocasião, como sempre na vida! No meu caso, os looks que penso para o Rock in Rio tem sim uma inspiração em festivais de música! Sempre levando em consideração principalmente a estrutura do festival, buscando conforto para aproveitar o evento em primeiro lugar! Cada um é um e pode gostar da música que quiser independente da “tribo”em que anda ou da roupa que veste!

Vale lembrar que a coleção da Farm tá bem condizente com esse post, já que o nome é “Eu Quero Festival”!

Gostou? Você pode gostar também desses!

17 Comentários

  • RESPONDER
    Ma Amorim - Blog Tips and Trends
    19.09.2011 às 10:02

    Carla..concordo com vc….adequar nosso estilo a determinado evento!
    beijos
    Ma Amorim – Blog Tips and Trends
    http://blogtipsandtrends.blogspot.com/
    @_TipsandTrends

  • RESPONDER
    Ana
    19.09.2011 às 10:04

    Carla, Jô!

    Acompanho o blog já faz um bom tempinho mas nunca comentei por aqui. Gosto MUITO do conteúdo por sinal! :)

    Mas também ouço e gosto do bom e velho Heavy Metal desde sempre! Não tenho problemas em vestir looks coloridos… E acredito que a maioria das meninas que gostam não seguem mais APENAS o visual corvo hoje em dia.

    A prova disso é a Simone Simons (vocalista da banda holandesa Epica), deem uma olhada no blog dela, acho que pode servir de inspiração pra escolha de looks para o dia 25. http://smoonstyle.blogspot.com/ – Vale a pena conferir!

    O jeans ou shorts jeans surrados e camisetinha continuam uma boa pedida. Confortáveis e “não negam o movimento” heuheuheueh.

    Até mais meninas, e parabéns pelo blog!

    Ana

  • RESPONDER
    Pa
    19.09.2011 às 10:22

    Meninas, estou totalmente com vocês, claro que pensarei na estrutura como um todo, no conforto, mas procurarei adequar o meu estilo ao evento, procurando antes de qq coisa me sentir bem ao invés engessar a moda. bjs Pa
    http://www.useinaoqueromais.com.br

  • RESPONDER
    Loli
    19.09.2011 às 11:15

    Não acho que tenha muito code, só sei de uma coisa, é fácil reconhecer uma pessoa brega e sem noção nesse tipo de evento: ela está usando salto alto.

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      19.09.2011 às 11:29

      Loli, vou fazer um mea culpa aqui…. Obvio q em festival é impossivel, mas pra show normal, tipo 2h de duração, eu tenho minha espadrille de guerra pq eu prefiro ficar bem no alto. Kkkk mas pra festival é impossivel! Beijos, Ca

  • RESPONDER
    Monica
    19.09.2011 às 12:09

    Não pode. Dizer que é afronta é uma forma de preconceito. E festival de música (rock, pop, jazz, o que for), não combina com preconceito.

    Afronta é político corrupto roubar verba destinada a desabrigados de enchentes, afronta é falta de atendimento em hospital público.

    Ir com saia rosa, amarela ou lilás não vai determinar se você gosta de rock ou não. Pelo amor de Deus!!!!

    Quanto atraso de pensamento pra quem deveria ter a mente aberta e não se ligar em estereótipos.

    Então porque eu uso bijous douradas (prateadas tb, amo do mesmo jeito), vestido florido e handbag, não posso gostar de um Nirvana da vida?! Ah tá, não sabia e, desavisadamente, sempre curti de Nirvana a Guns&Roses, Metalica, FNM, Pearl Jam e por aí vai…

  • RESPONDER
    Monica
    19.09.2011 às 12:16

    ANA, vi o blog da Simone Simons que vc indicou, o máximo!!!!

    O vestido que ela tá usando no post Simone Solitude é simplesmente lindo e mais colorido impossível!!!!

    O negócio é esse mesmo, cada um seguir seu estilo. Isso não determina exatamente que tipo de música vc ouve, o tipo de letaratura que vc curte etc. Lógico que um show assim pede conforto, bom senso vale pra tudo nessa vida né.
    Agora, se uma pessoa for num estilo que possa ser considerado brega, ela vai ser somente isso, brega. E não uma afronta.

  • RESPONDER
    Ana Carolina
    19.09.2011 às 17:32

    Achei o post interessante… creio que devamos sempre adaptar nosso estilo e , como vc disse, pro pessoal que vai acompanhando namorado, não tem nada de mais.
    Na época do outro Rock in Rio eu ainda trabalhava com dança e fiz uma apresentação na Tenda Brasil, no dia do Iron Maiden. Nossas roupas eram mais coloridas, contrastando com o mar de preto que havia em frente ao palco principal.
    Acho que se alguém “respira” blusa de banda, tachas e correntes, não há muito a ser feito, nem o que tentar mudar. Eles são assim, e pronto. Mas aí é aquilo, né? Tá fazendo O QUÊ procurando estilo metaleiro no blog da Myth, que é uma loja com proposta de roupas diferente da deles?
    A gente se vira com o que a gente tem… hehehe
    Beijos!

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      19.09.2011 às 17:39

      hahahah Ana Carolina, adorei o seu comentário! E lembrei depois do caso do Carlinhos Brown, lembra? Fizeram a besteira de botar ele no palco do Guns and Roses e acabaram com ele lá em cima. E ps: eu me fiz a mesma pergunta que você…tá fazendo o quê procurando estilo metaleiro na myth?hahaha Beijos, Ca.

  • RESPONDER
    Aline Menezes
    19.09.2011 às 20:18

    Meninas! Acompanho sempre o blog, admiro o trabalho de vocês e aproveito, então, este comentário pra parabenizá-las :)

    Mas torci o nariz foi pra esse post. Achei que teve um “quê” de justificativa… Que, sinceramente, vocês não precisam dar. Os posts foram apenas de sugestão: quem gostar, que siga!

    Moda é uma das tantas formas de expressão que temos à mão, e cada um tem a sua. “Afronta” remete à algo negativo… Não entendo como a combinação de cores, estilos e modelagens (e música!) preferidas de uma pessoa pode ser algo negativo. Fora que, com esse grande acesso à informação, inspirações, “achados” e tantos outros fatores que nos influenciam, os guarda-roupas ecléticos, cheios de informação e vários estilos se tornam cada vez mais comuns… Não é à toa que acabamos montando nosso “look do dia” de acordo com o humor. Quem nunca foi dormir Ladylike e acordou meio Boho? hahahah :)

    Essa coisa de associar todo um estilo de vida à apenas um estilo musical é perigosa, limitante. Duvido que não exista ninguém que ouça metal e que não tenha gostado da sugestão de vocês.

    E mesmo se valesse a pena criticar tudo isso… Você vai pra um festival incrível (!) de música pra aproveitá-lo ou pra reparar na roupa dos outros? ;)

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      19.09.2011 às 20:27

      Aline, antes de tudo obrigada! Mas acho que você leu rápido, porque a minha opinião (e a da Jo tb!) é exatamente igual a sua, não?? Beijos! Ca

  • RESPONDER
    Aline Menezes
    19.09.2011 às 20:42

    Então Cá! É que nessa de que o post poderia ser pra quem “acompanha o namorado” e também que as inspirações vieram de festivais cujo conteúdo musical é bem diferente, acabei interpretando que vocês estavam, de alguma forma, justificando o fato do look não “combinar” tanto com as mulheres que curtem rock mais pesado e tal…

    De qualquer maneira, valeu muuito pelo(s) post(s) e pela inspiração! Desculpa se entendi errado :) Foi um desabafo pessoal (mais pra quem também acha que é uma “afronta”, não pra vocês) rs

    Beijos!

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      19.09.2011 às 20:47

      Foi só uma reflexão com o comentário mesmo, Aline! Aproveitando que o Rock in Rio tá quase aí! Eu sou adepta de que a pessoa vai como bem entender, não importa o gosto musical dela! Beijos! Ca

  • RESPONDER
    Aline Menezes
    19.09.2011 às 21:11

    Entendi :D Claro! Eu vou no Festival Planeta Terra, que é só em novembro, mas tô pensando desde agora no look hahahah

    Aliás, se gostarem da dica tendenciosa, fica aí a de um post de look com pegada mais indie rs

    Beijos!

  • RESPONDER
    Priscilla
    20.09.2011 às 0:34

    Meninas,
    Fui adolescente nos anos 90, por isso, curti alguns Hollywood Rock Festivals, um Rock in Rio, muitos shows de rock no antigo Metropolitan (hj Citibank Music Hall) e alguns shows no Estádio do Morumbi (o último foi U2)e posso dizer o seguinte: desencanem com o look. A realidade é bem diferente da área vip onde Alexa Chung e algumas celebs circulam.
    Um festival do porte do Rock in Rio pede jeans velho, tenis, uma t-shirt , uma bolsa lavável, óculos escuros e repelente (uma capa de chuva descartável tb é bom). Nada mais do que isso! Dêem personalidade ao look com a estampa da t-shirt, alguns acessórios e só. Coordenando isso, dá pra vcs darem uma pitada mais rocker ou nao.
    Meninas, vcs nem imaginam o meu estado qdo voltei do Rock in Rio 2… Lá é solina no lombo all day long e poeira… Fui de camiseta branca e jeans rasgado e voltei TOTAL BEGE! Tive de jogar fora uma mochila e detonei meu par de tenis! Hj, parece ser sintética a grama… O estrago deve ser menor. Mas as pessoas jogam coisas no chao em q vcs terao de se sentar. Vcs so conseguirao usar o banheiro quimico até 4 horas da tarde. Depois disso, a coisa é impraticável! É um perrenguinho muito gostoso, sempre curti essa porcalhada toda. Mas o que quero dizer é que estar a vontade é essencial e primordial. Senao vcs ficarao igual a uma amiga minha q foi ao show do U2 toda embonecada e pegou uma chuva super chata: ficou toda desmontada e mal humorada. rsrs Nem curtiu o show direito pq o babyliss dela foi por água abaixo.
    Bjs e bons shows a todas.
    PS: Esse depoimento nao vem de uma hippie ou de uma roqueira, pelo contrário, sou bem arrumadinha, mas sou habitué desses festivais.

  • RESPONDER
    Dani
    20.09.2011 às 22:20

    Eu achei o comentário meio forte pelo uso da palavra “afronta”, tipo, problema de quem se ofender em ver alguém usando saia rosa num show de rock, mas eu concordo com ele no sentido de que a roupa pode estar uma graça, mas a pessoa vai estar totalmente desconfortável com ele.
    Como disse a leitora acima, você vai ter que sentar no chão, ficar em pé muitas horas, vai levantar uma poeira danada quando as pessoas pularem, etc. Logo saia não é o melhor look, chega a ser anti-higiênico. Lembro até hoje das melecas pretas que saíam do meu nariz após o último dia de Rock in Rio.
    Logo, esqueçam a sainha, o lance é bermuda ou short mais compridinho.
    Outra coisa e a ser lembrada é que o uso de saia em multidões e aglomeraçãoes sempre pode atrair os engraçadinhos que gostam de se aproveitar do empurra-empurra inevitável para “passar a mão” nas meninas. Melhor evitar.

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      21.09.2011 às 14:50

      Dani e Priscilla, adorei o comentário de vocês! E Dani, bem lembrado a história dos tarados de plantão! ;) Beijos, Ca

    Deixe uma resposta