18 em Europa/ Moda/ Paris/ Variadas (f)utilidades/ Viagem no dia 08.09.2011

Estudando moda fora do país: Cursos de férias no Instituto Marangoni

Há alguns anos, assim que tive certeza que queria trabalhar com moda, comecei a pesquisar escolas nas quais gostaria de estudar em um breve curso fora. Assim que entrei nesse mercado (por causa do blog, uhul!), terminei a extensão de marketing na Coppead e fiquei com mais vontade ainda de um panorama completo do marketing de moda no mundo!

Em meio a esse sonho que eu tive que adiar, eu conheci a Luiza Bomeny quando ela chamou algumas blogueiras para um bate papo na casa dela. Depois disso, eu resolvi voltar a pensar no assunto e contar mais do Instituto Marangoni para vocês!

Para quem não conhece a Luiza, eu prefiro descrevê-la como um furacão de moda em forma de mulher! Ela fez a mesma graduação que eu e a Carla, fez pós graduação no instituto Marangoni, foi trainee na Versace,  hoje é consultora de grandes marcas (como a Dress to, Maria Bonita e Maria Bonita Extra) e é a representante oficial do Marangoni no Brasil. Ufa! Acho que foi quase tudo!

Feitas as devidas apresentações, o tal furacão Luiza passou com tudo na minha vida, mais especificamente na nova reunião que fizemos essa semana! Eu e ela falamos MUITO dos cursos de verão do Instituto Marangoni e esse papo virou um post!

O Instituto Marangoni existe há 75 anos e está presente nas principais capitais da moda deste mundo: Milão, Paris e Londres. A escolha do instituto como pós graduação é uma oportunidade de ouro para aqueles que podem pagar, desejam entrar ou se reposicionar no mercado de moda e tem a disponibilidade de passar mais de um ano fora do país.

Quem não tem todo esse tempo pode pensar sobre os cursos de férias, que têm a duração de 3 semanas.

Sobre os tais cursos de férias:

Pra quem tá com pouco tempo, mas querem entrar no assunto de uma maneira mais rápida, mas ainda sim intensa, existem os cursos de férias (é esse tipo que faz meu coração bater). As cadeiras que existem nos cursos de férias do Marangoni são as mais variadas: Estilismo, Consultoria de Imagem, Marketing de Moda (que se chama Fashion Business e é a minha menina dos olhos), Design de Interiores, Design de Publicidade e Visual Merchandising.

Conversando com a Luiza, ela me contou que o que mais rola é encontrar pessoas que amam a moda, mas não sabem exatamente que curso fazer. E pra quem tá se sentindo assim, pode correr direto pra Luiza, já que ela tira todas as suas dúvidas e ainda te direciona para o curso que parece mais com o que você tá procurando.

No meu caso, isso não foi preciso já que estou no mercado e no setor que me interessa. Só preciso mesmo é mergulhar mais no marketing de moda, que no curso de férias é super trabalhado nos estudos de casos, metodologia que descobri na COPPEAD e eu adoro!

Por quê vale a pena fazer esse tipo de curso?

No Brasil, as marcas internacionais estão vindo com tudo e as marcas nacionais se multiplicaram e o negócio da moda ficou sério! Devido a isso, se profissionalizar virou algo necessário. Nesse contexto, cada vez mais os brasileiros estão seguindo o rumo de estudar mais e melhor, muitas vezes fora do país! Esses buscam escolas com anos e anos de tradição em moda. Escolas que ensinam o universo da moda como profissão há muitos anos e não têm apenas a carreira de “estilista” como ciência a ser ensinada!

Sem contar que é inegável o upgrade que um curso (mesmo os de curta duração!) ou uma pós fora podem dar no currículo. É o tipo de investimento que vai valer a pena não só pra trabalho, como pra vida, né…

Mas já que longa estadia é um caso à parte, quis saber tudo sobre os cursos de verão!

Então, o que esperar?

Eles são super intensos, com aulas o dia inteiro para completar a carga horário de 80h em 3 semanas. Por lá, você entra de cabeça no assunto e leva consigo um panorama geral do que o mercado está fazendo para inovar e ter sucesso no setor estudado.

Quem deve procurar o curso de férias?

Esse curso é legal para quem já esta no mercado e quer aproveitar as férias para reciclar os conhecimentos, mergulhar em estudos e melhorar no trabalho, nesse caso se aprofundando em um segmento que você já conhece mas precisa saber mais! Ele também é uma boa pedida pra quem quer largar tudo e viver a moda por algumas semanas. Existem muitas e muitos apaixonados que desejam experimentar a moda como uma chance de nova carreira, e esse curso pode ajudar a descobrir se você deve ou não continuar nesse caminho. No meu caso, ele serviria para ver o marketing de um olhar diferente do da Coppead, algo direcionado para o mercado de moda, que hoje em dia é fundamental pra mim!

O curso só não é ideal para aqueles que querem aprender muito profundamente e se tornarem experts no assunto! Isso é papo para a pós graduação, que dura um ano! Para quem quer estudar mesmo para entrar no mercado de trabalho com tudo ou se reposicionar totalmente (mudando 100% do salario e cargo), a opção mais correta seria a pós, nela você se aprofunda e se forma no tema escolhido. Para quem tem tempo, dinheiro e coragem (isso é o mais fácil) essa é a opção que dá a maior reviravolta no currículo, mas no meu caso seria impossível nesse momento profissional! hehehe

Os professores:

Eu perguntei para a Luiza sobre a escola e o método de ensino e ela falou aquilo que eu já esperava, os professores são profissionais do mercado, consultores de grandes marcas e ensinam com estudos de casos e prática. Dependendo do curso, a moda não fica só na teoria.

Como, quando e onde?

No meu super namoro com o curso de férias tive que perguntar como tudo funciona. Os cursos acontecem ao mesmo tempo nas 3 cidades. Eles acontecem em Julho, Agosto e Setembro. No caso do Marketing (Fashion Business) e de alguns outros, tanto em Milão quanto em Paris, é possível fazê-los em Português, apenas em Londres que o curso acontece só em Inglês.

Para este curso de verão não precisa fazer TOEFL, mas precisa ter um inglês capaz de acompanhar as aulas caso a escolha do aluno seja Londres.

O mais incrível de tudo é o “Triple City Summer Courses”, nele você faz o mesmo curso uma semana em cada cidade, aproveitando o pouco tempo livre para pesquisar a fundo em cada cidade. Esse é um pouco mais caro, mas é uma pedida de alto luxo para ver Milão, Paris e Londres com um olhar de estudo de moda.

Hoje eu ficaria entre o “triple city” ou escolheria Londres (por ser O momento da Moda na cidade) e gastar com força total meu inglês, apesar de seguir amando Paris para sempre! Em meio a essa pesquisa para o post fiquei super com vontade de encarar uma aventura dessas! Quem sabe?!?

Para quem se interessou pelo assunto, vale a pena conferir duas bloggers que andaram estudando fora em super escolas: a  Thereza do Fashionismo e a Helô do Sanduíche de Algodão podem falar de suas experiências com conhecimento de causa!

Espero ter ajudado aquelas que procuram saber sobre esse tipo de curso, enchi a Luiza de perguntas com a certeza de que outras pessoas também querem embarcar nessa, mas só faltava um pouco mais de explicação, né?

E sem nenhum tipo de exagero, indico para todas e todos os interessados pelo Instituto Marangoni a se inscreverem com a Luiza Bomeny! Ela sabe tudo de tudo do IM e não tem custo adicional nenhum! Ela sempre recebe de maneira especial para uma conversa bem legal e apresenta tudo de uma maneira muito esclarecedora! Fica aqui a dica de ouro! Segue também o email dela: [email protected]

O site do Marangoni no Brasil está aberto para quem quiser conferir as grades dos cursos que interessam!

Hoje em dia, estudar moda nas escolas mais tradicionais do mundo agrega um valor muito legal para qualquer currículo Brasileiro!
É importante sempre lembrar que para ter sucesso na vida a dedicação é fundamental em qualquer setor!

Espero que tenham gostado do post!

Super Beijos

Gostou? Você pode gostar também desses!

18 Comentários

  • RESPONDER
    Monica
    08.09.2011 às 10:03

    Te desejo sorte no seu curso!!! Vai ser um super up grade no CV e uma experiência de vida incrível.
    Será que vc não vai resistir a essas 3 cidades fantásticas e vai escolher o Triple?! rs
    Só posso te dizer que qualquer que seja sua escolha vc vai amar. Há 2 anos fiz o curso dos meus sonhos em Paris (curso de 4 semanas durante as férias tb), o que deu um super gás no meu currículo e com isso consegui o emprego que eu queria na volta! Bom demais! Sem contar que eu, que já era apaixonada por Paris, agora sei exatamente o que Hemingway quis dizer qdo falou ” se você teve a sorte de morar em Paris quando jovem, não importa aonde você vá, Paris estará com você para o resto de sua vida” .

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      08.09.2011 às 10:20

      Monica amei o comentário!
      Tomara que role mesmo de eu ir fazer o curso!
      Achei legal tocar nesse assunto pois cada dia tem mais meninas querendo estudar moda no exterior.
      Nem que seja um pouquinho!
      Beijos

  • RESPONDER
    Carol Alfinetes de Morango
    08.09.2011 às 11:11

    Post super completo.Otimo.
    Bj
    http://www.alfinetesdemorango.com

  • RESPONDER
    Ma Amorim - Blog Tips and Trends
    08.09.2011 às 13:55

    Dicas preciosas…ameiiii
    Excelente post!!
    beijos
    Ma Amorim – Blog Tips and Trends
    http://blogtipsandtrends.blogspot.com/
    twitter: @_TipsandTrends

  • RESPONDER
    Camila Salgueiro
    08.09.2011 às 15:47

    Jô,
    Namoro o mesmo curso que você faz anos!
    Quero muito fazer o único problema é que não é barato né?!
    Tomara que a gente consiga em breve! ;)

  • RESPONDER
    Aninha
    08.09.2011 às 17:02

    Meninas fiquei com vontade, mas do de VM!
    Adorei o post!

  • RESPONDER
    Tati Canto
    08.09.2011 às 19:42

    Oi Jô, nossa eu amei o post, super dicas! Tenho tanta vontade de fazer um cursinho de férias desses, seria um sonho, mas no momento não consigo…quem sabe mais pra frente, né…rs
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.com
    @loveshoesblog

  • RESPONDER
    Nathy Turra
    08.09.2011 às 21:19

    A Luisa é um amor mesmo! Tive o privilégio de trabalhar com ela na Dress to, grande talento!
    Seria ótimo marcar para todas as meninas uma viajem + curso hein?!
    Eu super topo!
    Mega beijos.
    Nathy Turra.

    http://www.suecalifestyle.blogspot.com
    @nathyturra
    @doidadpedra

  • RESPONDER
    veronica
    08.09.2011 às 21:59

    ai que sonho!!! eu ia fazer faculdade na FIT, em marketing de moda, mas ai decidir fazer só marketing aqui na Australia… Mas agora que vi esse curso de ferias, bateu uma vontade!!! xx

    • RESPONDER
      Camila
      26.08.2014 às 22:39

      Oi veronica, estou procurando um curso de marketing na Australia, qual voce fez? Alguma dica? Beijao e obrigada!

  • RESPONDER
    Jessica
    09.09.2011 às 6:19

    Quanto custa em media, Jo??

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      09.09.2011 às 7:56

      Jessica,
      Ele custa em uma das 3 cidades 3.500 Euros O CURSO ou 4.900 Euros o CURSO + ESTADIA.
      O triple city custa com estadia e passagens internas 6.700.

      A passagem de avião que leve pra Europa a gente compra por fora mas o bom é que a gente parcela né?
      Barato não é, mas ta ai um investimento que acho que para quem pode vale a pena!
      Beijos

  • RESPONDER
    Priscyla B.
    11.09.2011 às 2:57

    Oi Jô,tudo bem?Adoro o blog e sempre estou por aqui …. Mas hj tenho um pedido para te fazer…. rs teria como vc dar umas opções de cursos de moda no Brasil, para quem não pode sair agora e quer dar uma estudada???

    Aguardo.. Beijos!!! Priscyla B.

    http://www.blogprivee.com.br

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      11.09.2011 às 3:09

      Priscyla,
      Tem sim, mas curso de graduação ou extensão?
      Beijinhos

  • RESPONDER
    Gabby
    12.09.2011 às 15:58

    Esse Triple Summer Courses parece ser maraaaaaa
    Tb tenho interesse em de mkt de moda. Estou assim meio perdida e vi esse Salão do Estudante, no hotel Sofitel, mas acho q nao tem nada assim especifico de moda.
    http://www.salaodoestudante.com.br/expositores.asp
    Fiz uma pos de pesquisa de mercado na UERJ, achando que ia virar um trend hunter e passou longe disso!!!! As vagas para analista de mercado descrevem as funções de um estatístico praticamente =P

    O que vc achou do curso de extensao da Coppead? Vale a pena?
    Obrigada por dividir essas dicas valiosas! Bjs

  • RESPONDER
    Juliane Martinello
    26.06.2012 às 10:26

    Oi Jô!! Que delícia, Paris é tudo de bom!!!
    E você sabe se tem algum curso na área de Modelagem?! Eu sou modelista e sou louca pra fazer um fora do Brasil!! Mil beijos!!

  • RESPONDER
    Felipe
    03.09.2012 às 16:45

    “Achei legal tocar nesse assunto pois cada dia tem mais meninas querendo estudar moda no exterior.”

    E meninos também, suas egoístas rsrs

    • RESPONDER
      Carla
      03.09.2012 às 17:01

      Desculpa, Felipe, mas como a audiência aqui é 99% feminina, as vezes esquecemos que podem ter homens lendo! ;) hehe

    Deixe uma resposta