27 em Ásia/ Trip tips/ tt/ Viagem no dia 17.05.2010

Um outro destino fashion

Ultimamente andamos lendo muitas dicas das capitais da moda e, por aqui mesmo, já demos nossos pitacos de Paris e NYC. Sejam dicas de passeios, lojas ou restaurantes, o importante é poder ajudar e sermos ajudadas, porque muitas leitoras também nos deram dicas preciosas!

Mas outro dia, conversando, lembramos de uma capital fashion do mundo que é muito pouco citada pelos blogs, mas ao mesmo tempo é um dos lugares mais incríveis do planeta terra. E eu, Jo, tive o prazer de conhecer e agora, quero contar pra vocês!

Tóquio ♥ Japão


Não tem como falar Japão e não lembrar das meninas (e meninos!) de Harajuku, né? Criatividade (e exagero!) é o lema desse grupo Harajuku e é parada CERTA para os fashionistas e fica em Shibuya (distrito de Tóquio).

Pra criar esse post, vamos usar duas fontes de informação, uma interna e outra externa, ou melhor, uma viagem pessoal + informações da internet. Vamos começar do começo…

Eu, Jô, aos 17 anos (2004), ganhei de presente do meu tio uma viagem para o Japão, já que na época ele morava lá. Ele me chamou para passar 17 dias com ele e acabei indo com a Lica, uma grande amiga.

Já que eu tive a sorte de conhecer essa cidade tão única, achamos legal dividir um pouco dessa experiência com vocês.

O intuito desse post é falar da cidade com o foco principal no cenário fashion de Tóquio. É lá que podemos encontrar as  lojas mais incríveis, com inovações únicas.

Vale complementar que não iremos deixar de lado as dicas de viagens (afinal se um dia você for embarcar para Tóquio, você vai querer dicas, acredite! hehe), mas estas estarão em um outro post, que já está no forno!!!

Então falando de moda…

Nunca vi nada igual à tecnologia usada das lojas de Tóquio, sem contar a arquitetura inovadora e a fome de estilo que as japonesas tem. Nunca vou me esquecer de uma vitrine da Dior, onde os desfiles passavam em uma TV de LCD partida em pedaços, fazendo um estilo de “TV em listras”. Vale lembrar que o boom das TV’s de LCD só veio beeem depois!

Além dessa recordação, tiveram outros momentos memoráveis, como a “barriga de grávida” (a vitrine é curva, por isso o termo!) da frente da loja  Zara , sem deixar de falar da loja Prada que é um losango gigante, feito de losangos de vidro (eu sei, é difícil de entender!) e tudo dentro da loja tem um visual losangular (há muitos anos essa loja é um ponto turístico da cidade).

O hit das japonesas, como todos sabem, é a Louis Vuitton. Quando fui era algo que, na época, parecia surreal aos olhos do mundo, já que era uma loja de bolsas do tamanho de uma loja de departamento.

Não existem nem palavras, nem fotos que expressem o real estilo dessa avenida chamada Omotesando! É questão de ver pra crer mesmo!

PS: Foi nessa área que eu descobri que tinha que estudar design.

Conhecida como a Champs-Elysees de Tóquio, Omotesando é uma longa e arborizada avenida. Lá encontramos as lojas e boutiques mais incríveis do mundo.

Se em 2004 as lojas já eram incontáveis vezes mais modernas que as de Paris e Nova Iorque, não conseguimos imaginar como elas podem estar hoje em dia.

Quando eu fui, me lembro de ter achado as roupas muito caras, portanto o que fiz foi olhar, olhar e olhar, mas mesmo assim vale MUITO essa experiência.

Aos domingos, em uma esquina de Harajuku, os jovens exageram na criatividade e se vestem das formas mais incríveis, normalmente com fantasias muito criativas e, obviamente, viram ponto turístico, tirando fotos com nós, meras turistas e adoradoras da curiosidade fashion. Inclusive, esse tema já foi super explorados em livros!

Tóquio foi, sem dúvida, o lugar onde eu mais respirei tendências em toda minha vida…  Adorei me sentir na “quinta avenida dos olhos puxados!

Outro passeio que fizemos, foi na área de Shibuya. Juro, nunca vi tanta gente por metro quadrado como vi por lá, principalmente meninas parecendo bonecas de tão lindas e estilosas! O ponto mais conhecido é a praça central da estação (gigante!) de metrô. É nessa estação que se encontra a estátua de Hachiko, o cão que esperava o dono voltar do trabalho todos os dias, e continuou fazendo isso mesmo depois do homem ter morrido. Sim, o filme “Sempre ao seu lado” com o Richard Gere se inspirou nessa história!

Nessa região, existe um lugar chamado Tokyu Hands, uma loja de departamentos japonesa que vende um pouco de tudo. Produtos que ajudem a melhorar sua qualidade de vida? Tem! Brinquedos? Aham!  Itens de papelaria? Claro! Mobiliário? Sim, sim!  Material de desenho? Como não! Produtos de computador? Óbvio! Mais alguma coisa que você imaginar? Também tem!

A loja chama atenção pela grande variedade de produtos em oferta, combinada com a singularidade dos bens disponíveis. Você pode encontrar muitos produtos que estão disponíveis somente no Japão. Eu comprei umas “bugigangas”, claro! hehe

A outra loja que visitamos, foi a Hyakuen”: vende tudo por 100 ¥ , quando eu fui isso equivalia a um dólar e dez centavos. Existem milhares de lojas de “100 ienes”  no Japão, variando em tamanho, andares entre outras coisas. Mas, alô bugigangueiras, o que importa é que vendem DE TUDO! Desde bolsa, a coisas de casa, sem esquecer dos ítens lindos de papelaria. Queria ter blog naquela época, para tirar muitas fotos e mostrar a quantidade de coisas legais que comprei com 25 dólares! hehe


Em meio a tantas dicas, eu também aconselho um passeio por Shinjuku, um centro comercial e administrativo muito movimentado. A estação de Shinjuku não é só a mais movimentada de Tóquio, como é a mais movimentada do mundo! Sim, é muita coisa!

Então, já dá pra imaginar que com tanto japonês, a possibilidade de ver um estilo estranho fashion cresce exponencialmente!

Posso ser sincera, Lady Gaga é fichinha perto da quantidade de bizarrices que podemos encontrar por lá! É tanta tendência junta e misturada, que eu queria saber até onde eles são capazes de ir seguindo tantos”modismos”.

Para quem esta indo para lá, ou morre de vontade de ir, eu daria como conselho Ative a sua Veia Fashionista e vá com tudo fazer seu check in! Ah, e tirem muitas, muitas fotos, de tudo que vocês acharem legal: da menina que está parada no sinal até a embalagem de chiclete! Tudo lá é algo pra se fotografar, sério!

PS: Infelizmente, na época que eu fui, não me deram essa dica de fotografar tudo, então, algumas fotos foram tiradas de um site chamado Tokyo Fashion. Se você se interessou dê uma conferida, que vale a pena a visita!

Beijos

Gostou? Você pode gostar também desses!

27 Comentários

  • RESPONDER
    Tati Melega
    17.05.2010 às 18:14

    Jô, que post bárbaro! Arrasou amiga! Sempre quis conhecer o Japão por outros motivos, mas agora vc me deu mais vontade ainda! esse post vai ficar salvo na minha list!!! Amei flor! Bjokssss

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      17.05.2010 às 19:55

      Salva esse e o outro então Tati!
      Que bom que você gostou…
      Se tratando que você mora respirando moda em um dos grandes centros do mundo…
      É um elogio BEM legal!!!!!
      beijao
      Jo

  • RESPONDER
    Joka-Styles Diary
    17.05.2010 às 20:08

    ai que tudoooo. ameiiii
    deve ser super lindo e inspirador . queria conhecer tb.
    beijos

  • RESPONDER
    LyannaVanessa
    17.05.2010 às 20:17

    Achei o máximo!!! As japonesas tem esse super senso de estilo acho que para se destacarem umas das outras. Uma necessidade de afirmar a personalidade. A cultura deles é muito tradicional, acho que buscam a liberdade no vestir, no consumismo…sei lá…viajei no post

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      17.05.2010 às 20:20

      É mais ou menos por ai mesmo, meu tio nos explicou que isso começou porque eles tinham que ser “super tradicionais” sempre …
      Ai no domingo eles saiam se fantasiavam ou ousavam no estilo para ir contra essa corrente tradicionalista…
      Com o tempo acho que isso virou normal!
      Mas que legal que você comentou disso eu nem tinha lembrado!
      beijao
      Jo

      • RESPONDER
        LyannaVanessa
        17.05.2010 às 20:26

        Por enquanto só penso em NY pq vou em agosto, mas eu amaria conhecer Tokio. Essas cidades cosmopolitas e vibrantes, são fascinantes. Em 1º lugar vem o povo e a cultura e lógico que as compras são super benvindas (agora é assim que escreve né?)

  • RESPONDER
    Cris Oliveira
    17.05.2010 às 20:18

    Finalmente alguém saiu da mesmice Paris-NYC!
    Lindo post!
    Impressionante como tudo parece ser tão colorido e cheio de vida no Japão, né? Bom, vamos combinar que isso já começa na comida (aquelas ‘marmitinhas’ bentôs são tão coloridos que dá até dó de comer!
    Olha, confesso que nunca tive curiosidade em conhecer o Japão, mas to mudando de ideia hahahah!

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      17.05.2010 às 20:24

      Então confere o próximo post de la para ver se nós duas juntas podemos fazer você se animar pra ir um dia?!
      ;)
      beijão e que bom que gostou!
      J.

  • RESPONDER
    Yokohama
    17.05.2010 às 20:19

    Eu queria muuuuito visitar!!!
    Amei um post sobre ele, as blogueiras podia falar mais dele!

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      17.05.2010 às 20:23

      É um lugar dificil de se falar…
      Eu tinha muita coisa anotada no meu diário de viagem então fui pesquisando na internet os nomes que eu lia e demorei mais de dois dias reunindo informação…
      Lendo tudo quanto é tipo de site tosco em inglês!
      Afinal o que eles produzem quase sempre é em Japonês! Acho que as blogueiras podiam falar mais de la sim, mas juro que não é muito simples!

      O que indico a todas é esse site Tokyo Fashion!

      beijos
      Jo

  • RESPONDER
    Gabriela Tannus
    17.05.2010 às 20:24

    Meu sonho!! Sou apaixonada pela cultura e arquitetura nipônicas!

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      17.05.2010 às 20:40

      Gabiiii! Vamos todas juntas!!! Do jeito que você é uma enciclopédia ambulante, vc vai ser nossa guia! ;)
      Bjs
      Carla

      • RESPONDER
        Gabriela Tannus
        18.05.2010 às 0:09

        haha.. até parece!!
        Vamos marcar, carlota!! hehe
        A Jô tem que ir tb, para fazer várioooss vídeos!! haha

        beijo ,meninas!!

  • RESPONDER
    Unha Melancia
    17.05.2010 às 20:27

    Adorei o post! E acho muito divertida a maneira que elas se vestem!
    Bjs, Lu

  • RESPONDER
    Unha Melancia
    17.05.2010 às 20:28

    * Correção: a maneira como elas se vestem… sorry
    Bjs

  • RESPONDER
    margarida
    17.05.2010 às 20:44

    Adorei o post ,bem diferente.
    Beijos Margarida

  • RESPONDER
    Narda Rafaela
    17.05.2010 às 21:02

    Sensacional esse post, Jô!
    Fiquei morrendo de vontade (ainda mais) de conhecer o Japão.
    Adorei!
    Beijocas

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      17.05.2010 às 21:15

      Era isso mesmo que eu e a Cah queríamos causar!
      Que legal!!!!
      ;)
      beijos
      Jo

  • RESPONDER
    beirouth
    17.05.2010 às 21:16

    Lindo post e lindas fotos!!!

  • RESPONDER
    alinepsalomao
    17.05.2010 às 22:29

    Post perfeito!!! Achei elas tão lindinhas! Parecem bonecas!!!!

  • RESPONDER
    Renata
    18.05.2010 às 7:35

    Ameeei :3 adoro isso tudo do japão e a moda lokis de lá. perfeito. ♥

  • RESPONDER
    Érica Camargo
    18.05.2010 às 15:09

    Que post perfeito Jo, amei!!! Sou apaixonada por Harajuku e louca pra conhecer, já fiz um trabalho pra faculdade sobre o estilo das meninas e fiquei encantada, como que mesmo elas usando tudo misturado ao mesmo tempo conseguem ter um senso fashion incrível!!
    Beijooooooo

  • RESPONDER
    Ju
    25.05.2010 às 23:24

    Séculos depois venho comentar aqui, RS
    To aproveitando o tempo de molho e colocando minhas leituras em dia! Adorei o post e fiquei com vontade de ir pro Japão! ;) LUV!

    • RESPONDER
      (f)utilidades
      26.05.2010 às 7:10

      Um dia nós vamos todas juntas!
      Garota estou com saudade de vc ainda!!!!!
      Venha sempre por aqui que você é mais que muito bem vinda viu?
      beijos
      Jo

    Deixe uma resposta