1 em Destaque/ maternidade no dia 18.09.2018

Coisas que não devem ser ditas a mulheres que estão tentando engravidar

Oi, eu sou a Carol. Sou mãe da Maria e, por longos 10 anos, tentei realizar o meu sonho de ser mãe. Antes dela tive quatro gestações, todas sem sucesso. Mas esse não é o foco do meu post aqui pro Futi.

Todo mundo tem uma amiga ou parente que está tentando engravidar. Algumas há pouco tempo, outras há anos. O sentimento natural diante dessas mulheres acaba sendo a compaixão e muitas vezes a nossa mente já engessada e moldada por uma sociedade que obriga a mulher a ser mãe faz a boca falar o que não deveria (e isso não é um crime, ok? É apenas cultural, e podemos mudar isso!).

ilustra: Ju Ali

ilustra: Ju Ali

Abaixo eu enumero algumas coisas que ouvi ao longo dos anos em que passei tentando engravidar. Outros relatos poderão trazer mais pontos a serem abordados. Mas vamos lá:

1- Você não precisa dizer que está rezando por ela.

Mesmo que você esteja, e isso é lindo, nunca diga a ela que colocou o nome nos pés de Nossa Senhora do Parto. Também não vale indicar centro espírita, simpatia ou novena. Acredite, a mulher que tenta engravidar já revirou o Google atrás desse tipo de informação e provavelmente já pôs metade disso em prática.

2- Não insista para que ela marque uma consulta com a sua ginecologista.

Mesmo que a sua experiência com a médica tenha sido excepcional, não significa que ela será tão boa com a sua amiga. Se você achar que vale muito a pena, passe o contato, e só.

3- Pare de perguntar “e o baby, quando vem?” aos seus amigos sem filhos.

Muitos não planejam filhos a curto ou longo prazo, alguns nem querem, mas muitos estão em uma batalha silenciosa em busca desta realização. Sempre digo que, mesmo em tempos de vidas escancaradas em redes sociais, as nossas maiores dores sempre serão apenas nossas.

4- Não tente arrumar justificativas baseadas na vida da pessoa.

Quantas vezes eu já ouvi coisas como “de repente Deus não quer que você seja mãe para poder focar na sua carreira” ou “de repente não é pra você ser mãe porque você não tem perfil”. Pobre Deus, sempre recebe a culpa da infertilidade alheia.

5- Seja ombro e ouvidos.

Não é algo que não deve ser dito, mas achei importante estar na lista. Se a sua melhor amiga está nas tentativas há muito tempo e estiver em um mau dia, apenas fale “estou aqui”. Seja a ouvinte, não a locutora. Mesmo que você já tenha passado por isso.

6- Você engravidou? Não precisa esconder da sua amiga tentante!

Pode ser que a sua amiga tenha aquela pontinha de inveja, e esse sentimento de “todo mundo consegue, menos eu”, sim. É absolutamente normal e humano, mas passa. Mesmo que a sua intenção seja a melhor, a mágoa de ser preterida da notícia é pior, ok?

Por fim, não pressione. A gente bem sabe que é uma delícia ter um bebê por perto, mas deixe que o tempo se encarregue. Certamente a ansiedade dela já é grande demais para ter mais uma cobrança, e os danos emocionais que essas meninas sofrem podem ser até potencializados com tanta pressão. Menos é sempre mais nesse caso :)

Grande beijo, Carol

Gostou? Você pode gostar também desses!

1 Comentário

  • RESPONDER
    Livia
    20.09.2018 às 14:58

    E como tem comentários desnecessários, principalmente da família. E mesmo depois de vc comentar que possui trombofilia e está em tratamento ainda tem que escutar de um familiar o que está faltando pra vc ter um bebê.

  • Deixe uma resposta