0 em Comportamento/ Deu o Que Falar/ feminismo no dia 06.04.2018

Obrigada por ter postado, apagado e postado de novo

Hoje estava dando uma olhada nas notícias do dia, e em meio a incertezas políticas, violência e manifestações, resolvi dar uma olhada em notícias mais leves, fofocas em geral, para ver se fazia meu dia começar um pouco menos desanimador.

Não melhorou. Porque acabei me deparando com uma matéria falando sobre um post que a atriz Lara Rodrigues fez no instagram mês passado, mas por algum motivo só foi falado agora.

lara-rodrigues-assedio

instagram @rodrigues_lara

“Postei. Apaguei. E posto de novo. 
Escrevo, amo escrever e de uns tempos pra cá, tenho criado coragem de dividir meus textos com o mundo. E essa foto, foi postada hoje junto com um texto meu que fala sobre as delícias e a leveza das manhãs e desse milagre sútil que é a vida. Postei. 
Menos de 5 minutos depois, um homem que trabalhou comigo algumas vezes no mercado audiovisual se sentiu no direito de mandar uma mensagem privada dizendo ” você adora uma pimentinha né? Danada”.
Ao ler, meu primeiro impulso foi apagar a foto e bloquear a pessoa em questão. Ficar quietinha e deixar pra lá. Toda a reação que fomos treinadas a vida toda pra ter. Mas não. 
Hoje, sou mulher, dona do meu nariz, das minhas pernas, das minhas poesias e principalmente do meu grito. 
Apaguei e posto de novo. 
E posto minhas pernas, meu rosto, meu peito, meus braços, meu todo e isso não dá a ninguém o direito de me mandar esse tipo de mensagem machista. 
Apaguei e posto de novo. 
E posto meus textos, meus protestos, meu desabafos ou qualquer outra representação da minha voz. Sou ser pensante, capaz e com direito a livre expressão. E isso, não é uma afronta à ninguém. 
Apaguei e posto de novo. 
Pois o caminho ainda é longo e a luta continua. 
Não passarão.”

Infelizmente muitas mulheres vão se identificar porque esse tipo de comportamento é muito mais comum do que imaginam. Infelizmente muitas ainda irão passar por isso. Algumas vão ficar com raiva, outras com medo, muitas vão se calar. Muitas vão fazer que nem a Lara, apagar e postar de novo até saber como colocar as palavras no lugar.

E tenho certeza que algumas (e espero que seja minoria) deve achar que ela está falando sobre isso só para chamar atenção. “Agora tudo é assédio”, tenho ouvido de algumas pessoas que ainda não entenderam que o assédio sempre aconteceu, a diferença é que antigamente ninguém falava sobre isso porque as consequências eram – e ainda são em muitas profissões – duras.

Mas se tem algo de bom que podemos tirar disso que aconteceu com a Lara é que, não importa quantas vezes a gente apague e poste novamente, que a gente tenha a coragem de se abrir e dividir.

Gostou? Você pode gostar também desses!

Sem Comentários

Deixe uma resposta