3 em Beleza/ Cabelo/ Destaque/ Patrocinador no dia 14.03.2018

Queratina, me ajuda a parar de destruir as pontas dos meus cabelos?

Acho que nesses 8 anos de blog, eu nunca comentei aqui sobre um vício que eu tenho há pelo menos uns 15 anos, e que eu particularmente odeio mas não faço (ou melhor, não fazia) nada para combatê-lo: pegar os fios que estão mais ressecados e arrancar pontas duplas em momentos de stress e ansiedade. Demorei para entender que eu tinha uma versão um pouco mais amena de tricotilomania, que é uma mania compulsiva por arrancar pelos do corpo. Eu não achava que tinha algo de errado justamente porque os casos que eu conhecia eram de pessoas que realmente arrancavam seus cabelos e pelos, deixando buracos no couro cabeludo ou sobrancelhas, até mesmo cílios.

Aliás, o fato de ser um comportamento tão comum (quem nunca viu uma mulher parada tirando ponta dupla?), fez com que eu me enganasse e fingisse que meu caso não era um pouco mais extremo por muito tempo. Quando eu vejo, eu estou tirando pontas duplas em tudo quanto é lugar, obsessivamente. Inclusive em lugares que eu não estou estressada. Restaurante, cinema, casa da amiga, vendo filme no Netflix. Em momentos de mais ansiedade ainda, eu não só procuro as pontas duplas como as crio, passando a unha em fios mais porosos. O resultado disso são pontas que nunca estão na sua melhor forma, por mais que eu hidrate, trate, corte e faça tudo que é possível para mantê-las saudáveis.

Muitas vezes não dá para ver em fotos porque eu consigo disfarçar com óleos e finalizadores, e quando meu cabelo está arrumado e limpo, eu até consigo segurar essa mania, mas é só chegar perto da hora de lavar que a mania de tirar e criar pontas duplas volta com força total.

Eu nunca fiz muita coisa para resolver isso, mesmo sabendo que não é uma atitude das mais saudáveis. Só que vem me incomodando cada vez mais ver que o resto do meu cabelo fica lindo (modéstia à parte, mas estou em um caso de amor com ele ultimamente rs), e aí chega nas pontas – principalmente a parte da frente, que é a que mais sofre com as ações das minhas mãos nervosas – todo o meu trabalho em cuidar dos fios vai por água abaixo. Então, eu estou procurando maneiras de resolver isso, tanto na terapia quanto no tratamento capilar. Foi por isso que eu voltei a dar chances para a queratina.

Lembram que quando eu estava experimentando o cronograma capilar e eu falei que não me dei bem com o passo da queratina? Fiquei meses evitando essa etapa, usando no máximo uma vez por mês, até que um belo dia deixei ela de escanteio e só ficava nas etapas de nutrição e hidratação.

queratina-bio-extratus

De lá pra cá, eu fiquei quase um ano sem retocar as luzes, mas ao invés de retocá-las, eu pintei meu cabelo em novembro e experimentei uma qualidade de fio que eu não tinha há anos. A tinta realmente deixou os fios mais saudáveis e esses quase 2 meses de cabelos tingidos provavelmente foi meu recorde de tempo sem mexer tanto no cabelo.

Só que eu não aprendo, e no final de dezembro, quando fui retocar a raiz para a festa do Arthur, aproveitei para dar mais profundidade à cor do meu cabelo – e acabei voltando pro descolorante. Sei dos seus efeitos negativos no meu cabelo, mas eu realmente não resisto às luzes, mesmo estando ruiva. O problema é que ainda em dezembro, caí no erro de cortar minha franja. Resultado? A mania de tirar pontas duplas atingiu um nível bem prejudicial, ainda mais porque na franja eu não conseguia dar muito jeito com óleo ou finalizador por ficar muito perto da raíz. Ou seja, minha compulsão de destruir as pontas da minha franja ficou evidente, e eu fiquei sem saída pois não quero cortá-la e voltar para a estaca zero.

Foi aí que resolvi dar uma nova chance à queratina. A proposta da queratina concentrada da Bio Extratus é promover reestruturação, nutrição e hidratação dos fios, além de retardar o envelhecimento e recuperar os fios danificados.

Pensei que se a ideia dela é reconstruir, talvez ela pudesse me ajudar. Comecei a aplicar a queratina concentrada do kit de cronograma capilar semanalmente na minha máscara preferida, a Cachos Perfeitos. Pingo 12 gotas, misturo, deixo agir por 10 minutos, lavo e seco. Pela primeira vez comecei a ver resultados visíveis e sensíveis logo após o tratamento. Fiz inclusive um videozinho:

 

E também tem foto, que acho que dá para ver bem a diferença: uma eu fiz antes de começar a usar a queratina com mais frequência, a segunda é depois de mais ou menos umas 3 semanas de uso:

antes-depois-queratina-bioextratus

Vale dizer que a queratina concentrada do Kit de Cronograma Capilar é um pouco diferente da queratina da marca vendida separadamente. Eu não usei essa segunda, mas acredito que os resultados são parecidos apesar das formas de uso serem um pouco diferentes.

Estou longe de dizer que minha guerra contra a tricotilomania está vencida. Volta e meia tenho semanas mais tensas que a queratina só serve para eu estragar de novo o fio que tava começando a ficar com aspecto mais saudável, mas to com a esperança que ao ver a melhora no aspecto e na textura do cabelo, mais vontade de permanecer assim eu terei. Veremos. :)

Para saber onde encontrar o kit de Cronograma Capilar ou até mesmo a queratina da Bio Extratus, é só entrar em contato nas redes sociais da marca, isso é, instagram e fanpage. Online tem na americanas.com.

Gostou? Você pode gostar também desses!

3 Comentários

  • RESPONDER
    Renata Castro
    14.03.2018 às 15:39

    Carla, eu também tenho esse (péssimo) hábito… principalmente quando estou no trabalho. O que tenho feito, para tentar diminuir as passadas de mão no cabelo, é ficar com ele preso com uma piranha ao longo do dia… aí, dificulta o acesso das mãos ao cabelo. Graças a Deus, tem dado certo! No fim do dia, tem muito menos cabelo no chão da minha sala que antigamente.

    Bjo

  • RESPONDER
    Valéria
    19.03.2018 às 11:12

    Carla, fiquei impressionada com a diferença que fez. Tenho o mesmo problema, minhas pontas sempre estão ressecadas e com pontas duplas, acho que vou testar. Só fiquei com uma dúvida, com que frequência você tem utilizado a queratina concentrada?
    Bjs

    • RESPONDER
      Carla Paredes
      19.03.2018 às 15:08

      Oi, Valeria! Uma vez por semana no máximo! Mais que isso o cabelo não fica legal! Espero que dê certo pra vc também! Beijoos

    Deixe uma resposta