1 em afiliado/ Book do dia/ Comportamento no dia 25.01.2018

Book do dia: Origem, de Dan Brown

Vocês são que nem eu, que também sentiram muita falta dos livros do Dan Brown? Depois de quase 5 anos sem lançar nenhum título novo – o último, Inferno, tem resenha aqui no blog – eu quase não acreditei quando vi Origem, que foi lançado no começo de outubro e marca o retorno de Robert Langdon.

dan-brown-origem

Eu já falei aqui uma vez, mas vou falar de novo: eu sou louca com a forma que Dan Brown consegue misturar simbologia, conspiração e história da arte em um só livro. Se em 2013 ele revisitou A Divina Comédia, dessa vez vamos com o Professor Langdon para a Espanha. A sinopse é essa aqui:

De onde viemos? Para onde vamos?

Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete “mudar para sempre o papel da ciência”. O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento… algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.
Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre. Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.
Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo. Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch… e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo

Quem conhece o estilo de Dan Brown já sabe o que esperar. Narrativa ágil, leitura rápida e capítulos curtos e que te deixam curiosa para o próximo, por isso cuidado para não fazerem que nem eu, que comecei a ler antes de dormir e quando reparei já passava das 2 da manhã e eu ainda estava me prometendo que aquele seria o último capítulo que eu leria (mentira, claro).

Tudo bem que eu sou uma entusiasta dos livros digitais, mas eu tinha esquecido como é uma delícia ler os livros de Dan Brown com o Google do meu lado. O autor cita tantas referências de lugares e obras de arte que a leitura fica muito mais especial e interativa quando você consegue visualizar imediatamente tudo que ele está falando.

Em Origem, Dan Brown flerta com inteligência artificial e o futuro da tecnologia e mistura isso tudo no cenário artístico espanhol, tão rico e tão moderno.

A única coisa que me incomodou foi um detalhe que sempre acontece em todo livro que eu já li dele, mas nem sempre me incomoda: a teimosia de tentar arrumar um romance para Robert Langdon. Eu não vou falar muito para não dar spoilers, mas acho que dessa vez foi uma das mais incômodas, porque não existiu um momento durante o livro que me fizesse achar que existia uma conexão amorosa entre ele e Ambra, a mulher que o acompanha nessa aventura. O livro já é tão rico como suspense e aventura, tão rico em detalhes de lugares e obras de arte, que não vejo sentido nenhum de tentar botar um romance no meio, vocês também têm essa sensação?

Tirando isso, vale a leitura. Certeza que ninguém aqui vai demorar mais de uma semana para terminar. :)

Quem quiser comprar, achei para vender na Saraiva (versão impressa e ebook) e nas Americanas.

Gostou? Você pode gostar também desses!

1 Comentário

  • RESPONDER
    Carolina
    03.02.2018 às 14:49

    Ganhei do meu pai e ainda não consegui ler todo….Quer dizer…eu me casei no fim do mês de janeiro…então eu tinha coisas do casamento para resolver!
    Mas agora, já casada, vou retornar a ler, pois parei no 3º capítulo.
    bjs

  • Deixe uma resposta