4 em Autoestima/ Camilla Estima/ Convidadas/ Saúde no dia 29.11.2017

Projeto Verão – não, obrigada!

Não adianta, basta as temperaturas começarem a subir e a ansiedade das pessoas acompanha essa escalada em busca de um “corpo para o verão”. Começam a pipocar os “projetos” para a temporada mais quente do ano, ou seja, uma cruzada para uma modificação rápida do corpo, como que um passe de mágica, correndo contra o relógio para ter o tal corpo perfeito para exibir na praia.

Coloquei na busca do Google “corpo de verão” para ilustrar o post e as fotos que aparecem são essas:

Sempre o mesmo formato de corpo, em uma praia paradisíaca, um biquíni branco e uma modelo “sem cabeça”. Fiquei pensando o por que do biquíni branco.

A presença da fita métrica é constante nas imagens. Profissionais de saúde e educação física usam esse instrumento para realizar medidas corporais. O problema desse tipo de imagem é que a medida da fita métrica mal interpretada vira mais um número que gera insatisfação corporal.

o biquíni virou um inimigo para você ter que “encará-lo”?

A necessidade de ter um corpo aceito nos padrões atuais parece ser o passaporte ou uma condição para ir à praia livremente, sem culpa e julgamentos alheios. Se você não tem o “corpo do verão” parece que não tem direito de usufruir das atividades típicas dessa estação.

A quantidade de mulheres que já reproduziram tal discurso – “imagina que eu vou à praia no verão” – em grupos de amigas, nas redes sociais, no meu consultório é incontável. Elas simplesmente não se acham merecedoras de aproveitarem o sol, a praia, piscina ou cachoeira por um autojulgamento de que seus corpos não estão adequados para isso. E esse julgamento vem de onde? Além do óbvio – do padrão de beleza pautado na magreza excessiva – vem exatamente dessas fotos que ilustrei acima. I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L olhar para uma foto dessas e não se comparar imediatamente ou enaltecer alguma “imperfeição” que você afirma ter.

Agora vamos conversar sobre o quão problemático está o mundo que te manda fazer um projeto para aproveitar o verão e qual o PROBLEMA de se colocar em um “projeto” desses:

– eles são pautados em dietas extremamente restritivas. Já falamos por aqui do problema das dietas restritivas: dietas são imposições externas para comportamentos internos, pautadas em uma restrição calórica completamente exagerada e bem difícil de ser seguida. E como a maioria das pessoas simplesmente não consegue segui-las por muito tempo, acha que o problema é com elas e não com o método.

– atividade física em excesso e que não faz parte – especialmente quanto à frequência – da rotina natural das pessoas.

– palavras julgadoras envolvidas nesse processo “força, foco e fé”, “falta de força de vontade”, “só não faz quem não quer”. Recentemente consegui listar com meus alunos apenas 52 motivos que fazem as pessoas comerem o que elas comem. Sim, você não leu errado….C-I-N-Q-U-E-N-TA-E-D-O-I-S motivos, já falamos deles também por aqui. As pessoas realmente não têm força de vontade para mudar sua alimentação e sua relação com a comida ou é tudo muito mais profundo do que a gente realmente imagina?

Isso tudo gera MUITA INSATISFAÇÃO e sentimento de fracasso nas mulheres, gerando ansiedade e relação descontrolada com a comida.

Por fim, amo essa imagem para sempre.

Agora me diga, quais são os seus projetos reais para o verão:

– planejar uma viagem bacana
– conhecer uma praia ou cachoeira que você nunca foi
– aproveitar o sol com proteção
– encontrar seus amigos
– apreciar o pôr do sol
– participar de eventos ao ar livre
– curtir o reveillon e o carnaval

Bom verão para todas nós…..e que seja com liberdade e em paz com a gente mesma!

Gostou? Você pode gostar também desses!

4 Comentários

  • RESPONDER
    Maiara
    29.11.2017 às 11:56

    Camilla, mais um texto incrível e libertador! Ano passado entrei em uma dessas loucuras e fiz um procedimento estético (carboxiterapia) que parecia que minhas pernas eram arrancadas a cada sessão! Filme de terror total! Na verdade eu estava maltratando meu corpo a troco de nada! É muito libertador ler esse texto!
    Beijo grande

  • RESPONDER
    Schai Jesus
    29.11.2017 às 12:52

    Amei o título, fortemente!
    Parece que tem uma caixinha com um molde, onde chega o verão e todos tem que se encaixar nela, daí eu vejo pessoas que eu gosto de seguir ao longo do ano mas que nessa época só fazem stories com coisas do tipo ” bora perder as banhas”, em clínicas estéticas que costumam ir quase que diariamente, e pregando aquilo como se fosse a realidade de todo mundo.
    Ufa, desabafei hihihi
    Beijos :*

  • Deixe uma resposta