2 em Autoestima/ Comportamento/ crônicas no dia 03.11.2017

O dia do motorista nota 4.97

Eu jurava que não era uma pessoa que reparava na nota dos motoristas de Uber. Claro que se for uma nota muito baixa, talvez isso me faça desistir da viagem. Nesse dia a nota que apareceu me chamou a atenção por outro motivo: 4.97.

Nunca tinha aparecido para mim um motorista com nota tão alta. A maioria fica oscilando entre 4,7 e 4,8. Enquanto o carro não chegava, fiquei imaginando o que Joney tinha para receber uma média tão alta. Será que ele era daqueles tipos super simpáticos? Bom de papo? Será que ele oferecia água com e sem gás, Coca e Mate para quem quiser escolher? Chocolate Lindt?

Entrei no carro e finalmente conheci Joney. Aquelas figuras que sabem arrumar conversa até com quem não sabe falar ainda. Eu bem admiro esse tipo de gente, afinal, se tem algo que eu tenho dificuldade na vida, é puxar assunto com desconhecidos ou pessoas que não tenho tanta intimidade assim. Para Joney isso não parecia em um problema ou um empecilho para estabelecer uma comunicação. Acabamos engatilhando uma conversa, em uma viagem bem agradável.

O motivo do 4.97 chegou apenas no final. Quando estava quase saindo, ele pegou seu celular, abriu o aplicativo do Uber e falou: “adorei nossa conversa, você é muito legal, olha aqui, to te dando 5 estrelas”. Ele nem precisaria ter feito isso para garantir suas 5 estrelas, mas esse percurso está na minha cabeça por dias porque foi muito Black Mirror.

Por um lado admirei a motivação de Joney para garantir suas 5 estrelas. Ele precisa de uma nota alta para ter um diferencial no aplicativo, para não ter gente desistindo de pegar seu carro. Não tive dúvidas que ele sabe pegar deixas nas conversas para continuar com outros assuntos, além de ser simpático e um tanto quanto carismático, além de bom motorista, claro. Ter mostrado a nota que ele me deu foi a cereja do bolo de uma estratégia muito bem bolada.

Mas isso me fez pensar sobre a minha nota. Parcos 4.74. Não sei se motoristas cancelam viagens com passageiros que têm nota abaixo disso da mesma forma que o Uber corta quem tem nota abaixo de 4,7, mas não é das melhoras notas. Poxa, eu costumo entrar no carro, dar bom dia/boa tarde/boa noite, agradeço a corrida no final, sou educada mas não costumo puxar conversa. O que to fazendo de errado? O que será que pensam de mim quando eu chamo um carro pelo aplicativo? Será que, assim como Joney, eu deveria estar me esforçando para aumentar minha nota? Será que eu deveria ser mais simpática? Será que eu deveria arrumar assunto(sendo que isso não é natural para mim?)? Será que se existisse um sistema de notas como no 1o. episódio da 3a. temporada de Black Mirror, eu também seria uma pessoa com nota mais ou menos?

Sou totalmente a favor de ser sempre nossa melhor versão, trabalhar nossos pontos fracos e superar nossas dificuldades, mas defendo isso para que a gente se sinta melhor conosco.  Mudar para agradar os outros ou passar uma impressão de alguém que você não é na maior parte do tempo? Não, obrigada. Prefiro continuar sendo educada e mais fechada e deixar a popularidade para o Joney.

Gostou? Você pode gostar também desses!

2 Comentários

  • RESPONDER
    Paula
    03.11.2017 às 17:55

    o motorista perde ponto comigo quando não percebe que não sou chegada em papo mole e estou cortando todas as tentativas de discutir o clima daquele dia. minha pontuação é cerca de 4.5.. claro que entendo que sou ‘antipática’, mas o que eu acho que mais tira ponto é outra coisa: bater a porta do carro, não querer fazer o caminho do waze e principalmente DEIXAR O MOTORISTA ESPERANDO NA SUA PORTA ENQUANTO VOCÊ AINDA NEM PEDIU A CONTA DO BAR.

  • RESPONDER
    Leticia
    07.11.2017 às 10:07

    Agora fiquei encucada rs
    Onde vejo minha pontuação? Tentei achar e nada…
    Já me preparando para o pior, sou super educada, mas papo? Tbm não tenho essa habilidade naturalmente rs

  • Deixe uma resposta