2 em Autoestima/ Camilla Estima/ Convidadas/ Deu o Que Falar no dia 25.09.2017

Seu ídolo envelheceu…..e engordou.

No sábado o Guns n Roses fez sua apresentação no Rock in Rio fechando a noite no festival e com quase toda a sua formação original. É algo histórico ver Axl Rose, Slash e Duff juntos novamente nesse festival. Os caras estão no rol das maiores bandas de rock de todos os tempos, bombavam nas décadas de 80 e 90 e têm inúmeros hits, tanto que tiveram repertório para segurarem 3 horas e meia de show. E ontem, assistindo pela tv, a minha timeline só comentava a mesma coisa: o ganho de peso do Axl.

Juro.

créditos: divulgação/Guns n Roses

Não é de hoje que Axl ganhou peso. Lembro quando a banda reapareceu em festivais aqui no Brasil, lá em meados de 2001, no próprio Rock in Rio. Foi a primeira vez que ele veio cantar aqui depois de anos longe dos palcos e foi uma avalanche de críticas. Nessa época ele estava sozinho à frente da banda, retomou os trabalhos com outros músicos e o comentário geral não era “o guns está de volta” e sim “meu Deus, o que aconteceu com o Axl?”. Ok, passado esse “susto”, o cara continuou com a banda, fez mais shows e o “espanto” continuou. Parecia que ele estava sentenciado de morte ou com alguma doença contagiosa. 

Há quem argumente que a mudança de peso dele veio acompanhada de uma piora de sua voz. Não sou profissional de música, fonoaudióloga ou qualquer coisa do tipo. Sou apenas fã e não sei como opinar tecnicamente a respeito, mas sim, sua voz piorou. Acho que foi algo que ele também não cuidou nesse tempo, e a conta chegou.

Mas hoje, quase 16 anos depois dessa volta, toda vez que o Guns se apresenta aqui é a mesma coisa. E eu fico bem triste com isso. Dessa vez, que também tivemos Steven Tyler e Bon Jovi passando pelo Palco Mundo, a comparação foi mais dura ainda: “mas o Steven Tyler do Aerosmith também envelheceu”, “os caras do The Who também estão grisalhos”, “o Jon Bon Jovi continua um gato”….a diferença deles todos pro Axl foi o ganho de peso.

O mais interessante dessa análise, pelo menos a que eu pude fazer através da minha timeline, é que quem mais comentava que “o Axl Rose não é mais como antigamente” eram mulheres. Os homens que comentaram sobre o assunto (e eram poucos) contestavam a piora da voz dele. Ou seja…..

Lembram do episódio da Rihanna? Onde o ganho de peso dela foi noticiado e mulheres a detonaram nas redes sociais, com comentários julgadores e preconceituosos? Provavelmente as mesmas mulheres que se sentem insatisfeitas, incomodadas, julgadas e diminuídas quando alguém comenta uma vírgula sobre seus corpos ou qualquer característica física.

Como vamos conseguir atingir um patamar de autoaceitação corporal se a gente não consegue aceitar a mudança do corpo do outro? Quando? Talvez quando formos menos críticos, julgadores e quando apontarmos menos o dedo pro físico alheio e sim acolhermos as pessoas, inclusive nossos ídolos.

O Axl Rose tem muita coragem de dar a cara a tapa em frente à inúmeras plateias, com milhares de pessoas, depois de tanto tempo de estrada, sem o mesmo vigor físico e até mesmo com uma voz sem tanta potência. Deve ter enfrentado muita coisa para reunir a banda novamente e estar em estrada – coisa que não deve ser nada fácil. E ontem fez um show de “apenas” 3 horas e meia. Como a gente sempre diz por aqui, você julga o livro pela capa ou pelo seu conteúdo?

O cara não tem mais o mesmo cabelo, o mesmo corpo, a mesma voz mas o seu legado artístico é incomparável e espero muito que ele continue por bastante tempo voltando ao Brasil com suas canções sensacionais, que nos remete ao passado e à minha adolescência. Tantas memórias boas.

Vida longa ao Axl Rose <3

PS. E quem esperava……não, não vou colocar fotos de “antes e depois” do Axl para não estimular mais as críticas às mudanças corporais dele.

Gostou? Você pode gostar também desses!

2 Comentários

  • RESPONDER
    Milena
    25.09.2017 às 10:55

    Claro que a aparência dele mudou muito, mas a única coisa que eu critiquei foi a grande piora na voz, que, honestamente, me chateou muito ao ver o show pessoalmente…é duro perceber o quanto somos criticados independente do fato de que TODOS nós vamos envelhecer, né…
    Lamentável ver o quanto as pessoas podem ser cruéis…

  • RESPONDER
    Sam
    25.09.2017 às 15:27

    Nossa, adorei o texto. Eu vejo muitas críticas no Instagram ou outras redes sociais quando um artista aparece, depois de algum tempo longe dos holofotes, acima do peso ou tendo envelhecido. Cara, como assim??? As pessoas envelhecem, engordam, emagrecem!! Todos passam por esses processos! Por que tanta crítica assim? Queria que todos pudessem ler essa reflexão sua!

  • Deixe uma resposta