1 em África/ Destaque/ Trip tips/ Viagem no dia 17.04.2017

Trip Tips: The Residence Mauritius

Continuando a nossa viagem pelos melhores hotéis das ilhas Maurício, nossa segunda parada foi no The Residence Mauritius, um hotel 5 estrelas onde nos hospedamos por 3 noites.

O The Residence fica na praia de Belle Mare, que como o nome já diz, é uma das mais belas do país. Situado na costa leste de Mauritius e com uma praia de areia branca com mais de 1 km de extensão, o The Residence oferece uma experiência de resort relaxado com um mar azul turquesa de doer os olhos e muito verde em seus jardins tropicais.

A arquitetura do hotel é inspirada em Plantation Houses da virada do século, casas clássicas que eram utilizadas na cultura de cana-de-açúcar, que já foi a principal atividade econômica da ilha. Toda a estrutura é majestosa, num mix de elegância moderna, clássica e colonial, dando um ar de realeza para os espaços amplos tanto da área comum quanto dos quartos do The Residence.  

 

 Estrutura

Além do visual incrível da praia de Belle Mare na frente do hotel, o The Residence tem uma super estrutura para dar conforto a todos os hóspedes.

O lobby do hotel é imponente e já revela uma vista para a imensa piscina (que na verdade são 4 piscinas conectadas) e o azul turquesa do mar no pano de fundo. A piscina menorzinha é estilo jacuzzi, com água quente e jatos de hidromassagem, e faz um sucesso com os hóspedes principalmente no fim do dia ao cair do sol. Há ainda uma piscina rasa na lateral, de frente para o mar e separada da piscina grande.

Jacuzzi!

Nessa região, existem muitos guarda sóis e espreguiçadeiras, além de uma área de sol reservada somente para adultos próximo à piscina rasa. Ao chegar ali, todos os dias éramos recebidos com uma garrafinha de água. Pode parecer besteira mas eu achei um mimo super legal, principalmente naquele calorzão que pegamos por lá.

Para quem quer curtir a praia, é necessário andar um pouco para a lateral da piscina, uma vez que a areia na sua frente fica alagada com o subir da maré. A praia também tem estrutura de guarda sol e espreguiçadeira, além de serviço de comida e bebida para quem desejar. A área é extensa e tem opções pra todos os gostos: guarda sol na sombra embaixo dos coqueiros, no solzão ou na grama. Nem preciso dizer que eu escolhi ficar debaixo dos coqueiros, né? Nada melhor que sombra natural.

Aliás, o hotel todo é muito arborizado e tem jardins muito bem cuidados, o que faz o visual ficar ainda mais bonito.

No fim da praia é onde fica o boathouse do The Residence (como eles chamam a casa onde ficam os equipamentos para atividades aquáticas) bem afastado do restante do hotel. Isso é bem legal porque o movimento de barcos não atrapalha a vista de quem está com vontade de relaxar e descansar.

Tem um kids club super bacana no hotel, sem custo adicional. É possível deixar os pequenos de 4 a 12 anos durante o dia (das 8h às 20h) com cuidadoras fazendo várias atividades. Quando passamos por lá, vimos um bilhete na porta dizendo que eles tinham saído para pescar! Depois vimos todos os pimpolhinhos se divertindo ao brincar de trenzinho na piscina. Quão fofo é isso?

Para os menores de 4 anos, é necessário contratar uma babá para supervisioná-los durante o dia. O hotel fornece uma lista de pessoas autorizadas para o pais contactarem e escolherem quem gostarem mais. Vale dizer que nós vimos muitas crianças pelo hotel mas isso não incomodou nem um pouco (e olha que nós estávamos no nosso eterno clima lua-de-mel). Com essas atividades todas, eles ficam entretidos e não atrapalham em nada quem está com vontade de aproveitar só a sombra e água fresca.

O hotel ainda oferece estrutura para reuniões, conferências e casamentos pé na areia. Já pensou?

Para quem quiser fazer exercício (vai saber), tem uma academia muito completa e três quadras de tênis que pode ser usada à vontade.

Quartos

O The Residence tem 135 quartos e 28 suítes, todos com vista pelo menos parcial para o mar. Todos quartos têm varanda, banheiro enorme com banheira e chuveiro separado, sala com sofá, closet, cama king size muito confortável (o problema era conseguir acordar) e aquela máquina de espresso necessária na nossa vida (com cápsulas refil à vontade). Ah, os amenities do banheiro eram de excelente qualidade e eram repostos quantas vezes fosse necessário.

A diferença entre a categoria dos quartos é devida ao tamanho e a vista (quanto mais direta a vista pro mar, maior a categoria). Nós ficamos em uma Colonial Garden View Junior Suite e amamos! Era imensa e ainda assim muito aconchegante.

Fomos recebidos com uma garrafa de espumante, frutas, docinhos e dois presentes (uma camisa para o maridón e uma bolsa de praia pra mim), o que eu achei super simpático.

O seu mordomo particular (sim, você tinha um mordomo e era o mesmo durante toda a estadia!) e o serviço de quarto estavam 24 horas a disposição para te mimar o quanto você quisesse. Você podia solicitar serviços como o “luggage unpacking“, para desfazer suas malas e organizar tudo dentro do closet pra você. Se você acha que essa mordomia é pouca, você também podia escolher um tipo de banho de sais (tinha um cardápio!) e seu mordomo preparava seu banho de banheira para a hora que você achasse melhor. Inacreditável!

 Restaurantes e bar

O The Residence tem 3 restaurantes e 1 bar:

  • The Verandah: é um restaurante ao lado da piscina que fica aberto para almoço e lanches leves. As refeições podem ser servidas tanto na varanda quanto na piscina. Além do menu tradicional, o The Verandah também oferece snacks como crepes e waffles, preparados em uma barraquinha que é posicionada na varanda durante o dia.
  • The Bar: atrás do The Verandah, o bar do hotel é amplo e fica aberto durante todo o dia com opções de drinks e chá da tarde.
  • The Dining Room: tem vista para a piscina e é onde é servido o café da manhã diário, com muitas opções de comida e sucos feitos na hora. À noite, o jantar é servido em estilo buffet, com noites temáticas e culinária de diversos locais do mundo.

Assumo que eu tenho um certo preconceito com a comida de buffet em hotéis, por já ter tido experiências ruins. Mesmo assim, resolvi experimentar o The Dining Room e não me decepcionei. Nós fomos no dia de comida africana e estava tudo uma delícia, além de muita fartura.

O The Residence também organiza shows de dança de temas variados a cada 2 ou 3 dias, que são performados ao lado do The Dining Room. Além disso, todo dia o jantar é acompanhado de música ao vivo com som de piano. Uma delícia para relaxar.

  • The Plantation: é o restaurante mais afastado da estrutura principal do hotel, portanto mais calmo e exclusivo. Tem uma vista linda para o mar e fica aberto para almoço e jantar diariamente. À noite, o The Plantation fica com meia luz, num clima bem romântico. Funciona em estilo a la carte, com foco em frutos do mar e culinária maurícia.

Nos hospedamos em half board, que incluía o café da manhã e o jantar (bebidas à parte). O jantar pode ser tanto no The Dining Room quanto no The Plantation. Para quem optar pelo The Plantation, há duas opções: primeiro, existe um menu específico de 3 passos para quem está em half board, com duas escolhas de entrada, duas escolhas de prato principal e uma sobremesa (esse menu muda todo dia); e segundo, é possível pedir qualquer item do cardápio do restaurante. Para essa última opção, os hóspedes em half board ganham um crédito de 1.600 rúpias que pode ser utilizado para escolher o que quiser do cardápio – pelo que vimos, na média, com esse crédito é possível pedir um prato principal e sobremesa ou entrada e prato principal. O que exceder esse valor, pode ser pago à parte.

Nós jantamos no The Plantation em duas noites e nas duas optamos pelo menu de 3 passos. Gostamos bastante da comida e da atmosfera do lugar.

Ainda, é possível pedir um jantar privado na praia à luz de velas e com pétalas de rosa. Super romântico e exclusivo!

 

The Sanctuary Spa

Como é de se esperar de um resort de luxo, o The Residence tem um spa incrível com 8 salas de tratamento e um menu enorme de programas e tratamentos. O The Sanctuary fica aberto de 8 da manhã às 8 da noite e oferece ainda a possibilidade de realização dos tratamentos em uma cabana no meio do jardim e de frente para o mar, para uma experiência mais exclusiva.

Na área do Spa tem ainda um salão de beleza e uma área comum, que pode ser utilizada sem custo adicional, com sauna seca e à vapor separado por sexo, para dar maior privacidade e liberdade aos hóspedes.

Nós fizemos uma massagem relaxante de corpo inteiro com duração de uma hora em uma sala de casal dentro do Spa. Um detalhe que eu achei muito legal foi que no teto da sala tem umas luzinhas que parecem estrelas e ficam brilhando quando as luzes são apagadas, o que, junto com a música ambiente, aumenta ainda mais a sensação de relaxamento.

A maior dificuldade foi ter forças para levantar da cama depois de uma massagem tão gostosa. Após o tratamento, fomos convidados a sentar numa sala de relaxamento e tomar um chá. Ficamos por ali um tempão e depois ainda aproveitamos a sauna. É pra deixar todos os problemas para trás!

Olha as luzinhas no teto!

Sala de relaxamento

Atividades

Dá pra ficar entediado no The Residence Mauritius? Claro que não!

O hotel tem uma boathouse das melhores que já vimos. E o melhor, pela sua localização dentro de uma baía protegida por corais e ainda assim funda, a maré não influencia nos esportes aquáticos. Ou seja, é possível fazer esportes o dia inteiro sem se preocupar com nada! Foi sem dúvida o lugar onde tivemos maior facilidade no acesso às atividades.

Todas as atividades motorizadas e não motorizadas estão inclusas na tarifa, para você aproveitar sem precisar se preocupar. As saídas são sob demanda, é só chegar na boathouse e pedir para fazer a atividade que os funcionários preparam tudo para você (nunca tivemos que esperar). Somente no caso do glass bottom boat e passeio de snorkel é que são duas saídas diárias e é necessário reservar sua vaga no concierge.

  • Passeio em glass bottom boat: são aqueles barquinhos com piso de vidro, pra ficar olhando os peixinhos sem precisar se molhar.
  • Passeio de barco para fazer snorkel nos corais: as saídas são feitas em glass bottom boat, então considero que esse passeio são 2 em 1. Nós fizemos snorkel um dia na parte da tarde e foi bem divertido, apesar de não ter tanto peixe assim.
  • Pedalinho
  • Standup paddle
  • Caiaque
  • Wind surf e kite surf
  • Barco a vela (laser e hobie cat) – que arrependimento de não saber velejar!
  • Ski aquático e wake board – eu nunca tinha feito ski aquático e foi ali no The Residence a minha primeira experiência. Me ensinaram o básico e já me puseram dentro d’água para aprender na prática. E não é fácil não viu? Sorte que na lancha tem uma barra fixa que facilita muito a vida dos novatos (a corda é um terror!). Acabei conseguindo me virar bem e achei muito divertido!

O hotel tem ainda um centro de mergulho PADI, que organiza saídas para mergulho com um custo adicional. Infelizmente, o mar não estava bom para mergulho naquela região quando estávamos lá e acabamos não conhecendo o fundo do mar. Mais um motivo para voltar!

Além das atividades oferecidas no boathouse, o The Residence também tem uma programação de aulas de yoga e hidroginástica (com um professor muitíssimo engraçado!). Enfim, tem alternativa para todos os gostos.

Consideramos o The Residence um excelente custo benefício em Mauritius, sendo indicado para pessoas em todos os tipos de viagem, como lua-de-mel, viagem com família e até viagem de negócios. O hotel tem toda infra para você não precisar sair dele e ainda assim aproveitar o melhor que as ilhas Maurício tem a oferecer.

Nossa hospedagem no hotel foi de apenas 3 noites e eu acredito que para aproveitar melhor a sua estrutura, principalmente a parte de water sports, seria legal ter ficado pelo menos mais 1 noite por lá. Claro que com uma praia paradisíaca e uma estrutura daquelas, eu poderia ter ficado por lá 1 semana inteira sem passar perto de ficar entediada.

 

Quer ver mais fotos do The Residence Mauritius? Confira a galeria abaixo.

Gostou? Você pode gostar também desses!

1 Comentário

  • RESPONDER
    Eunice Ventura
    17.04.2017 às 18:05

    Oi Jo e Carla! Esse lugar é maravilhoso, nossa! Venho parabenizar vocês pelo sucesso do blog e pedir para seguir o meu. Estou aguardo a visita. Gratidão.
    Super beijo!

  • Deixe uma resposta