5 em Beleza/ Cabelo/ Convidadas no dia 27.01.2016

Cabelo cacheado: cuidados especiais de hidratação e nutrição!

Quando o Futi me convidou pra falar sobre os cuidados com os cachos eu pensei: “Caramba, que mega exercício de objetividade!”. Afinal, eu praticamente aprendi um novo idioma quando assumi o cabelo natural: transição, fitagem, big chop, umectação, day after, finalização, no poo, low poo e por aí vai uma lista quase interminável de processos e técnicas. Como missão dada é missão cumprida, vamos ao desafio!

O meu cabelo é uma mistura dos tipos 3b e 3c. Traduzindo, é aquele cachinho pequeno, que define bastante e tem uma textura intermediária – nem muito lisa nem muito crespa. Quando o assunto é cabelo sou alucinada por novidades (daquelas que vive testando novos produtos e técnicas), mas aqui vou me concentrar no que pra mim é uma espécie de mantra: “Hidratação e Nutrição…aos meus cachos jamais faltará!” .

ANNE-2

Talvez vocês me perguntem porque não incluí a reconstrução, que completaria o trio mais indicado nos milhares de cronogramas capilares que encontramos por aí. Eu realmente não faço reconstrução como rotina. Acho que é um tratamento com objetivos bem específicos e normalmente não sinto que o meu cabelo precise tanto. Já a hidratação e a nutrição faço semanalmente (um ou outro) e aumento pra duas vezes na semana se estiver muito exposta ao sol ou indo muito à praia, que eu adoro mas pro cabelo é detonador! Não sigo um cronograma capilar muito certinho. Vou tentando identificar o que meu cabelo precisa e alternando as técnicas.

vitamino-color

Para a hidratação (mas que também cumpre a função de uma nutrição leve) sou super fã da linha Vitamino Color da L’oreal Professionnel. É isso mesmo, gente: minha linha preferida de produtos não é específica para cacheados e, pra falar a verdade, quando comecei a usar, eu nem sequer tinha cabelo colorido.

Essa linha foi indicação da santa cabeleireira que me ajudou na transição da química pros cachos naturais há quase dez anos e até hoje é o meu produtinho xodó! A proposta da linha é eliminar suavemente os resíduos, nutrir a fibra e formar uma espécie de camada protetora da cor. Já ouvi cacheadas que não gostam tanto da linha Vitamino Color porque ela não proporciona uma hidratação super intensiva que muitas vezes o nosso tipo de cabelo pede. Realmente, quando sinto que meu cabelo precisa um tratamento digamos, “mais bombado”, alterno com outros produtos, mas para manutenção essa é minha escolha mais frequente e meus cachos amam! Uso o shampoo + o condicionador diariamente e aplico a máscara uma vez por semana. Sempre que faço essa hidratação sinto meus cachos mais macios e soltinhos.

lola

Quando o assunto é nutrição, minhas favoritas são aquelas à base de óleos vegetais conhecidas como umectação. Esse tratamento é maravilhoso pros cacheados e crespos porque nossos cabelos são por natureza mais secos, já que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo não é suficiente pra atingir o comprimento e as pontas. Existem mil formas e produtos pra fazer umectação. Minha queridinha do momento é a Umectação Oliva da Lola Cosmetics. Aliás, comecei a usar alguns produtos da Lola e estou bem impressionada. A hidratação Morte Súbita (os nomes também são ótimos, rs) foi minha salvação depois que descolori algumas mechas e agora uso naqueles momentos que preciso de algo mais encorpado. Fora que os produtos da Lola são daquele tipo que a gente ama: bons e baratos!

Bem, mas voltando à umectação: uma das técnicas mais populares é aplicar o produto à noite, massagear bastante, dormir com ele na touca e enxaguar somente pela manhã. Confesso que ainda não tive animo pra fazer desta forma, mas um dia vou tentar! Por enquanto tenho usado como um pré-shampoo. Aplico nos fios secos e “sujos”, deixo agir pelo tempo máximo que eu conseguir (geralmente de 1h a 2h) e depois sigo com shampoo e condicionador. Desde que incluí esse tratamento na minha rotina percebo uma redução considerável do frizz e um brilho incrível!

anne

Independente de ser dia de tratamento ou após a lavagem cotidiana, minha finalização é sempre com uma boa quantidade de leave in. Felizmente meus cachos se dão muito bem com as linhas baratex de farmácia, porque se tem uma coisa que eu uso em quantidades absurdas é o leave in! Os preferidos do momento são Elseve Hidra-Max Colageno e o Elseve reparação total 5. Faço uma misturinha dos dois nas mãos e aplico mecha por mecha, técnica da fitagem. Minha preferência é por deixar secar naturalmente mas como nem sempre o tempo é um aliado, de vez em quando o jeito é apelar pro difusor pra apressar a secagem e desfilar a cabeleira por aí!

Beijos

Anne

banner-anne

Gostou? Você pode gostar também desses!

5 Comentários

  • RESPONDER
    Gabi
    27.01.2016 às 16:39

    Mais um post com cabelo cacheado/crespo! Nem preciso falar que amei!!
    Eu sou louca na morte súbita da Lola, em umectações e também amo o Elseve Max Colágeno.
    Que cabelo maravilhoso da Anne! *-*

    Jô e Cá, não canso de dizer que vocês estão arrasando! O blog fica melhor a cada dia, com novos assuntos, atingindo outros públicos! parabéns :)

    http://gabivasconcellos.com.br

  • RESPONDER
    Karol
    27.01.2016 às 17:56

    Muito bom ver um post sobre cabelos cacheados no blog de vcs. É uma realidade abordada apenas por blogs especializados no tema. Parabéns, pois isso só mostra mais uma vez que vcs tem um olhar “à frente”.

    E tem uma linha que eu sou doida pra saber se alguém usou e gostou, mas não conheço ng =((( É a linha da Redken Curvaceous. Vcs conhecem??

    bjs

  • RESPONDER
    Anna
    28.01.2016 às 8:22

    Oi, bom dia meninas.
    Amei esse post, não sou cacheada mas minhas filhas são e portanto estou aprendendo muito sobre o assunto. Como elas são pequenas quem cuida das madeixas delas sou Eu!
    Essas dicas me ajudaram bastante. Obrigada!

    Anna

  • RESPONDER
    Bruna
    28.01.2016 às 10:38

    Que cabelo maravilhoso!
    Essa umectação com produto durante a noite é com o creme? O método tradicional é com óleos vegetais, nunca ouvi falar de fazer com creme.

    Beijos!

    • RESPONDER
      Anne Ribeiro
      28.01.2016 às 15:37

      Oi Bruna,
      Obrigada!
      Essa umectação da Lola, embora tenha a textura de um creme denso, é totalmente à base de óleos vegetais. Ela é feita com óleo de oliva orgânico prensado a frio. Eu acho a aplicação mais fácil porque adere melhor ao fio, mas tanto o processo noturno quanto o pré-shampoo podem ser feitos com os óleos puros também. O óleo de coco, por exemplo, é um que eu gosto bastante pra umectação.
      Beijos
      Anne

    Deixe uma resposta