2 em Beleza/ Paris/ Semanas da Moda/ Trip tips no dia 30.09.2015

#parisfutiweek: Um tour pela Guerlain

O primeiro compromisso que tivemos durante a nossa #parisfutiweek (nossa nomenclatura personalizada para nossa Paris Fashion Week rs) foi super especial e muito mais interessante do que imaginávamos. Fomos convidadas para um tour que começou pelo Guerlain Institute e terminou na Guerlain Maison, tudo ali, no número 68 da Champs Élysées.

O prédio, que fica no coração do ponto mais turístico de Paris, pertence à família Guerlain, é super tradicional e abriga a primeira loja da marca, que data de 1914. Na verdade, loja não é bem a nomenclatura adequada, tanto que eles preferem chamar de maison – ou casa. Você até pode entrar com o intuito de comprar alguma coisa, mas a gente definiria melhor esse lugar como um verdadeiro museu.

São vários detalhes e muitas histórias que estão ali para quem quiser ver, mas sabendo dessas informações, a visita fica muito mais interessante! Com certeza a experiência não seria tão incrível se não ficássemos sabendo de tantas coisas, por isso, a gente resolveu separar algumas curiosidades aqui no blog. Então, se um dia alguém por aqui estiver passando pela Champs e se deparar com a loja, é só pegar esse post e aproveitar a visita!

guerlain011

– Ao entrar no número 68, você vai perceber que existe uma parte mais antiga e outra nova. A antiga é totalmente original e data de 1914. Tirando o teto, eles não podem mexer em nada pois a loja virou patrimônio francês. A parte nova é a expansão, claro, por isso, sugerimos começar pela parte antiga para sentir o clima! :)

guerlain04

– Aliás, do lado da escada existe uma série de caixinhas de prata. Elas são da época que a Guerlain vendia sabonetes, e era ali que eles ficavam guardados.

guerlain1

– Ao subir as escadas, você vai se deparar com uma sala toda de espelho. Ela foi modernizada, mas guarda preciosidades, como umas vitrines com embalagens originais dos primeiros perfumes da marca.

guerlain10

– Nessa vitrine de antiguidades, atentem ao perfume 68 Champs Élysées, cuja garrafa tem o formato de uma tartaruga. Foi criado em 1914 por Jacques Guerlain e o animal foi escolhido com um único propósito: brincar com a “lerdeza” do arquiteto, que demorou 2 anos para entregar a loja. Eita, piadinha maravilhosa ahaha.

GUERLAIN13

– A garrafa, inclusive, ganhou uma releitura há pouquissimo tempo em edição ultra limitada. São 30 frascos feitos de cristal Baccarat negro.

guerlain-13

– Além das maquiagens, cremes e perfumes, também pode-se comprar lenços, mas apenas nesse endereço da Champs Élysées. As estampas são incríveis e contam a história de alguns dos perfumes mais famosos da marca.

guerlain06

– Uma das salas do 2o. andar tem a apresentação dos principais perfumes da marca. Um deles, o Eau de Cologne Imperiale (que ainda está à venda) chamou nossa atenção pela história: ele foi criado em 1853 à pedidos da Imperatriz Eugènie. Ela estava com muita dor de cabeça e pediu ao perfumista uma fragrância que ajudasse nisso para que nada acontecesse no seu grande dia. Foi assim que surgiu essa colônia!

guerlain-8

– Outra curiosidade muito legal é sobre a chamada Bee Bottle. O frasco todo desenhado com abelhas foi criado na época do Império, já que o inseto era seu principal símbolo. Hoje em dia, a abelha acabou virando parte da história da marca.

guerlain15

– Falando nisso, em uma das salas existe uma pequena exposição de vidros de perfume com formatos de abelhas. Vale a pena dar uma olhada!

guerlain-5

– É nessa sala, inclusive, que você pode fazer a personalização da sua Bee Bottle e escolher 3 diferentes tipos de amarração de fita (enrolação, laço ou gravata) além de optar por sua cor preferida. Com tantas combinações possíveis, vamos dizer que é quase impossível encontrar alguém com o mesmo perfume que o seu! rs

guerlain16

– Já que falamos de personalização, a Guerlain acabou de lançar o perfume Mon Exclusif, onde você pode mandar gravar qualquer coisa, desde as suas iniciais até uma palavra tipo “mãe”. Por enquanto esse serviço só é feito nas lojas da Guerlain, mas o perfume virá para o Brasil em breve (só não sabemos se será feita a gravação, quando soubermos daremos o update!). 

guerlain7

– No subsolo da loja existe um restaurante chamado Le 68, do chef estrelado Guy Martin. Além da decoração fofa, um detalhe nos chamou a atenção: a iluminacão externa do restaurante, que imita uma iluminação natural e dá a impressão que você está almoçando na rua. Bem aconchegante e curioso, quando ela nos contou que apesar das janelas, não existia um ambiente externo, quase não acreditamos.

guerlain012

– Também é lá que dá para pedir os chás da Guerlain, que recebem os nomes dos seus principais perfumes. Obviamente eles não têm o cheiro dos perfumes, mas parte de seus ingredientes são os mesmos das notas olfativas, o que deixa tudo bem interessante. Por exemplo, o chá do Shalimar contém uma mistura de chá verde e preto com aroma de baunilha, bergamota, canela, cardamomo e lavanda, que também estão presentes nas fragrâncias.

Essas são apenas algumas curiosidades dessa loja que é cheia de surpresas. A cada cantinho que a gente virava, encontrávamos um fato histórico, uma informação especial. Como nós adoramos aprender mais sobre o relacionamento das marcas com seus clientes, foi super interessante ver de perto como eles fazem para agregar valor em cada detalhe.

Por isso mesmo a gente achou que valia a pena trazer um pouco do que aprendemos com essa visita guiada para vocês. Quem planeja ir à Paris, não pode deixar de passar na Maison Guerlain e ver de perto cada coisinha que estamos contando! Vale a pena!

barra-futi-viagens-paris-2015

Gostou? Você pode gostar também desses!

2 Comentários

  • RESPONDER
    Cristiano
    04.10.2015 às 18:10

    Buenas gurias.

    Quero um perfume com a minha fragrância:

    – Cristian Beauty, The Masculine Fragrance –

    Para o homem que usa: Singularidade. Para a mulher que sente: O toque vibrante deste (aroma, kkk) gaúcho vai deslumbrar.

    Abraço! =D

  • RESPONDER
    Irene
    08.10.2015 às 14:34

    QUERO OS PERFUMES,,,

  • Deixe uma resposta