12 em Book do dia no dia 10.06.2015

Book do dia: Objetos Cortantes, de Gillian Flynn

Depois do sucesso de Garota Exemplar, mesmo não tendo curtido o final do livro, deixei o nome de Gillian Flynn bem guardadinho na minha lista de autores legais para compras sem erros. Por isso, quando me deparei com Objetos Cortantes, comprei sem pensar duas vezes – e sem ver que esse livro é de 2007, ou seja, 5 anos antes de Garota Exemplar.

objetos-cortantesAh, também não li a história, que é a seguinte: Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.

Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.

Se Gillian Flynn tem um trunfo, é o fato de conseguir criar suspenses psicológicos completamente eletrizantes, com personagens cheios de questões. Sem contar que eu achei incrível ter o assassinato como pano de fundo, mas a medida que você passa as páginas, você vê que o livro é muito mais do que isso.

Se semana passada eu reclamei de um final previsível que me decepcionou, não posso dizer o mesmo de Objetos Cortantes. Eu saquei o fim com uma certa antecedência, mas a leitura foi tão envolvente que eu nem dei importância a esse detalhe. Aliás, se tem uma crítica que eu faço sobre o fim é que achei meio corrido demais. Ou eu que estava com vontade de ler mais? Nunca saberei. rsrs

Apesar de ter achado Objetos muito bom, eu terminei com a impressão que se ele fosse escrito depois de Garota Exemplar, ele seria muito melhor. Apesar dos personagens serem densos, eu senti que faltou aquele elemento “ninguém é 100% bom ou 100% mau” que te deixa sem saber para quem torcer.

Só acho que vale alertar que não é uma leitura leve. O tema é pesado e perturbador, mas bem interessante. Quem curte um suspense dos bons, provavelmente vai curtir muito!

Alguém já leu? O que achou?

Beijos

Ca

 

Gostou? Você pode gostar também desses!

12 Comentários

  • RESPONDER
    gil
    10.06.2015 às 19:08

    oi ca, por isso q eu so leio romances, quero sonhar, imaginar amores verdadeiros e q nao tem defeitos, diferente de nossa realidade, porque na vida de qualquer pessoa tem momentos ruins, nao gosto de livros violentos, com suspense, aventura, so se tiver um casal muito fofo envolvido kk mas é muito bom ler algo q acaba e a gente queria q as paginas nao acabassem mais s2 mostra romances q vc ja tenha lido e amado ca porque so consigo ler ate o final de um livro se for romance (bem melosoo) haha <3 mas amei a resenha desse s2
    ca, me visite também:
    http://www.gilvaniaevans.com

    • RESPONDER
      Carla
      11.06.2015 às 10:54

      Gil, já disse que vou procurar um livro nesse estilo só em sua homenagem! hahah Mas é que eu to com uma listinha que está sem romances no momento! :( Eu amo livros de suspense, policiais, com mistérios, mas um romance realmente tem seu valor!

  • RESPONDER
    silvia
    10.06.2015 às 19:27

    Não! Eu to lendo o outro, o que vai sair o filme com as musas Charlize e Christina Hendrix! Larguei o 3 do Divergente no meio, só para ler “Lugares Escuros”! Sabe que assim q sair o ingresso eu vou a primeira na fila né?!

    Objetos cortantes tá na minha lista, mas por causa do filme optei pelo outro primeiro. Depois te falo se o livro é bom, e o filme você vai saber! ;)

    Beijos!

  • RESPONDER
    silvia
    10.06.2015 às 19:36

    Aliás eu sou dessas loucas que amou o final do Garota Exemplar! Juro! Amei o filme, o livro, tudo! E olha q achei q não ia curtir o filme pela escolha do elenco… Mas Amy é uma das minhas psicopatas preferidas!

    Não tenho problemas com coisas perturbadoras, adoro assistir Hannibal – acho as cenas de cozinha lindas! Até pq me distancio bem e não fico imergida pq eles são mto cuidadosos com tudo – e vejo SVU para dormir. Para me perturbar precisa de muito, ou algo que não seja desse planeta mesmo, com exceção do Superman e o cachorrinho do MIB! =D

    Beijos!

  • RESPONDER
    Monique
    11.06.2015 às 9:52

    Eu adoro os livros da Gillian Flynn!
    Li Garota Exemplar e vi o filme, que adorei tanto quanto ( Porém prefiro mil vezes o livro, claro)!
    Também adoro a personalidade da Amy haha!
    Já li Objetos Cortantes, e achei bem instigante. A família Preaker é surreal.
    Agora estou lendo Lugares Escuros ( Ansiosíssima pelo filme!).

    Beijos

    • RESPONDER
      Carla
      11.06.2015 às 10:52

      Eu achei a Amy incrível, mas nõo curti o final na época, confesso. Hoje eu aceito! hahah Ainda não li Lugares Escuros, e sou tão por fora que nem estava sabendo que ia rolar livro! Acho que vou ler!

    • RESPONDER
      Silvia
      11.06.2015 às 14:27

      Somos duas ansiosas!!! Estou lendo o livro e além disso AMO as atrizes Charlize e a Christina Hendrix (que fazia a Joan em Mad Man). <3

      Beijos!

  • RESPONDER
    Patricia
    11.06.2015 às 11:08

    Oi Ca,
    não li ainda, confesso que esses temas mais pesados vou adiando, mas tá registrado…
    Percebo pelas fotos que você usa e-reader ou tablet para leitura. Adoro livros, mas chega um ponto que o espaço começa a complicar… Tem também a facilidade de carregar todos em um e-reader… Então estou na busca por um leitor digital, mas ainda não consegui decidir. Seria interessante um post (ou vários…) sobre o tema para saber opiniões de vocês e do pessoal que acompanha o (f)uti. Bjs

    • RESPONDER
      Carla
      11.06.2015 às 11:15

      Oi, Patricia! Pode deixar que eu vou fazer esse post, mas já te adianto que eu uso o Ipad e vou baixando meus apps de readers. Tenho o da Saraiva, do Kindle e o Ibooks que é da Apple e vou alternando! Beijos!

    • RESPONDER
      Silvia
      11.06.2015 às 14:34

      Oi Patricia, td bem?

      Eu usava o IPad e o Kindle da Amazon ou o E-books da própria IPad. Mas eu estava dormindo muito fácil lendo e como numa dessas confusões da vida, dei o meu IPad para o meu marido, fiquei com o velho dele e comprei um Kindle PaperWhite para mim. O ruim do Kindle é que ele é P&B, o lado bom é que ele é ainda mais leve que o Ipad que eu tinha e a leitura é muito mais agradável. Um kindle igual ao meu, estava na promoção por uns R$300/R$350 na Amazon Brasileira.
      Se você quiser uma versão colorida tem o Kindle Fire, mas aí ele é igual ao IPad. Tem o da Samsung – que eu não conheço – o IPad normal e o mini. Aí vai por gosto! Dá uma pesquisada na internet para ver as diferenças! Eu estou amando o meu Kindle, mas eu uso basicamente para leitura, afinal já tenho um IPhone e um Laptop.
      Espero ter ajudado! Qq coisa me fala!

      Beijos!

  • RESPONDER
    Paola Alves
    11.06.2015 às 12:43

    Hmmmmmm não li, mas fiquei curiosa! Vai entrar pra fila =) http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • RESPONDER
    Luisa Campos
    12.06.2015 às 13:51

    Eu li recentemente e confesso que fiquei decepcionada. Esperava mais, justamente pelo fato de ter amado Garota Exemplar. Achei que algumas coisas ganharam muito foco e não contribuíram muito para a história, enquanto outras importantes foram deixadas de lado. Realmente o final é previsível e super corrido! E é mesmo uma leitura pesada, com assuntos bastante perturbadores. Ainda assim, não consegui parar de ler! Essa mulher tem o dom! Mas a história em si não me fascinou. Um beijo, Cá!

  • Deixe uma resposta