71 em Comportamento/ Convidadas/ Mayara Oksman/ Reflexões/ Relacionamento no dia 26.05.2015

Ser solteira não é defeito…

A gente avisou que nesse período entre as nossas férias contaríamos com convidados incríveis não é? A Mayara foi uma das super mulheres que convidamos para participar de um bom papo aqui no blog. 

Eu não sei o que é ter um relacionamento a dois. Mesmo. Nunca namorei ninguém sério. Tive alguns rolos, sendo que o maior deles durou quatro meses. Ser solteira é algo que eu conheço muito bem, mas só agora, com 26 anos nas costas, é que aparentemente virou um problema. E não é que virou um problema para mim, mas sim para algumas pessoas a minha volta. Parece que ser solteira e não ter nenhum paquerinha pra bater papo no whatsapp é algo ruim, que precisa mudar urgentemente – coitadinha de mim.

single

Se eu amo ser solteira 24 horas por dia, 7 dias por semana? Não sou hipócrita: óbvio que não. Óbvio que as vezes sinto falta de ter alguém, compartilhar minha vida, ir ao cinema, andar de mãos dadas, dividir minhas angústias e dormir de conchinha. Óbvio que penso em um dia noivar, casar, ter filhos, uma casa e dois cachorros. Mas também não é algo que me tira o sono, não é algo que me deixa estressada. Não é algo que está me impedindo de viver ou de curtir a minha vida como ela é agora.

Mas tenho ouvido tanta coisa absurda e as pessoas têm pego tanto no meu pé que isso ficou na minha cabeça esses últimos tempos. Cheguei a pensar que tinha que rolar um extreme makeover para deixar de ser solteira! E daí eu lembrei que não. Eu não sou uma pessoa muito baladeira. Curto mais sair para jantar, ou ir num bar para sentar, beber meus bons drinks e jogar conversa fora. Daí já vem a amiga me falar que desse jeito eu não vou nunca arranjar um namorado. Falar que eu tenho que ir nos lugares “que os solteiros frequentam, onde a paquera rola solta”. Todas as minhas melhores amigas namoram. Até teve uma época que me incomodava sair sozinha com os casais. Eu, a solteira do pedaço, e os casais. Mas hoje eu me divirto e muito! Os namorados viraram grandes amigos, com quem converso, troco ideia, etc. Eu adoro, mas ouço que “ir em bar de galera não atrai homem”.

Outro dia tive que ouvir: “nossa, mas faltou um decote nesse look, você está muito comportada”. Miga, sério? Nada contra quem usa ou gosta de um super decote, mas não faz meu estilo, nunca fez.

status

E posso ser sincera? Não acho que vão ser meus peitos que vão conquistar o príncipe encantado que ainda não passou na minha frente no cavalo branco. Não acho que ir na balada X vai mudar isso. Não acho que tem problema ficar uma sexta ou um sábado à noite em casa, com meu cachorro, comendo besteira e vendo filme. Então vamos deixar duas coisas bem claras: a) eu não estou desesperada. Não estou morrendo, não estou chorando nos cantos. Ta tudo bem, prometo! E b) parem de me criticar. Ser solteira não é defeito.

Mayara Oksman

Mayara-L.-Oksman

Gostou? Você pode gostar também desses!

71 Comentários

  • RESPONDER
    gil
    26.05.2015 às 9:54

    oi jô, oi cá e oi may, para as solteiras de plantão aí vaí uma dica maravilhosa: estar solteira é uma dadiva, nao se preocupar, nao se irritar, claro q quando a gente ama e esta perto de alguem é fantastico mas no meu caso, meu noivo tem um filho e o contato com a ex q e inevitavel me desgasta..
    jô, cá e may, me visitem tambem:
    http://www.gilvaniaevans.com

    • RESPONDER
      Francisco Diassis Marinho Neto
      29.11.2017 às 21:03

      Pois pra mim ser solteiro é defeito sim,pra mim é muito angustiante ainda está solteiro,eu gostaria de ser gay casado e não gay solteiro.Eu só vou ser feliz de verdade quando arrumar um namorado.

  • RESPONDER
    Ana
    26.05.2015 às 10:07

    Bem Mayara, vivemos o mesmo problemo. Tenho 35 e não sei o q é ter um relacionamento duradouro. Sei como é ser solteira, e concordo contigo, sinto falta de ter alguem mas isso não é uma prioridade em minha vida. Acho q isso tem q acontecer, não eu ter q forçar alguma relação. Mas tenho sofrido mtos constrangimentos por isso. Todos meus amigos estao casados e outros poucos namorando. Confesso q é complicado fugir de piadinhas maldosas, mas penso q tem viver relacionamntos so para dizer q nao estou so, tbm nao da !
    Uma hora acontece, rsrss

    • RESPONDER
      May
      27.05.2015 às 18:01

      Ana, é o que dizem: “antes só, do que mal acompanhada”! No começo eu não ligava pros comentários, mas quando falaram do decote (que pra mim foi o fim da picada), respondi que me garantia com o cérebro. Fui um pouco grossa, admito, mas as pessoas entenderam o recado ;)

    • RESPONDER
      lulys
      01.06.2015 às 13:41

      ana,
      estou na mesma situação que a sua.
      é constrangedor muitas vezes.

    • RESPONDER
      Sophia
      08.12.2015 às 18:05

      Não foi grossa não May!! É isso ai!! Mulher atraente, é mulher inteligente!! Que estude, goste de ler, aprender coisas novas, que sabe conversar, manter um papo agradável… O mesmo vale pra homem!! Sempre digo e repito pras minhas amigas: “Pode até ser feio, mais não pode ser burro” kkkk

  • RESPONDER
    Érica Vanessa
    26.05.2015 às 10:45

    Oi meninas, que bom ler um texto leve como esse da Mayara (musa do melhor grupo) adorei!!!!! Beijos!!!!

    • RESPONDER
      May
      27.05.2015 às 18:03

      Hahahahaha obrigada pelo elogio, Érica! E que bom que você gostou do texto! #melhorgrupo

  • RESPONDER
    Fernanda
    26.05.2015 às 10:58

    Ser feliz é o mais importante! Solteira ou casada! Namorando alguém ou a si mesma! ñ deixe que os rótulos e as fórmulas de felicidade da sociedade taxem a sua vida!!! Hj sofro por ter deixado os padrões serem prioridades na minha vida e não a minha felicidade!!!!! Seja felizzzz assimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!

    • RESPONDER
      May
      27.05.2015 às 18:04

      É isso ai, Fernanda! Até porque, quem não consegue ser feliz sozinha não vai conseguir ser feliz com outra pessoa!

  • RESPONDER
    Lívia Nunes
    26.05.2015 às 11:19

    Curti mil vezes! Já namorei mas estou solteira há 2 anos. Às vezes bate uma vontadezinha de estar com alguém, mas quando me lembro de como um relacionamento pode ser chato, estressante e difícil, eu desapego. Soma-se a isso o fato de eu não desejar pra mim nenhum dos relacionamentos que tenho visto por aí… Apenas brigas, ciúmes e anulação. Sonho em um dia encontrar alguém pra ter um relacionamento saudável e que me acrescente, em vez de me limitar. Por enquanto, vamos ser solteiras!!

    PS.: Tenho 23 anos e minha família também pega no meu pé. SACO!

  • RESPONDER
    Ana
    26.05.2015 às 11:24

    Achar namorado sério em balada tipo boate?? HHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    • RESPONDER
      Carla
      26.05.2015 às 12:24

      Ana, acredite se quiser, eu tenho algumas amigas que acharam! Sendo que uma delas está há 12 anos com ele! rsrsrs
      Mas algo me diz que hoje está mais difícil…

    • RESPONDER
      May
      27.05.2015 às 18:06

      Ana, não é algo tão impossível não! Muita gente legal e que quer namorar vai na balada. Não é meu programa predileto, mas não porque não vou achar namorado na balada, mas sim porque não gosto de balada!

    • RESPONDER
      Livia
      02.06.2015 às 19:10

      Meus últimos 2 namorados, incluindo o atual que é um príncipe, conheci em boate! Hahah
      Eu gosto de boate e sou uma pessoa altamente namoravel (quando estava solteira), então porque não um homem assim também não pode gostar?

  • RESPONDER
    Adri
    26.05.2015 às 11:42

    É verdade, ser solteira as vezes é um fardo, não por nós, mas pelas pessoas que estão ao nosso redor.
    Namorei por 4 anos e depois fiquei 5 anos solteira, todos falavam que eu ia morrer encalhada porque nunca ia para a balada, nunca saia e etc (e isso que não tenho nem 30 anos ainda hehehe). Diziam que se eu não saísse, nunca encontraria ninguém. Pensei, bom, se for pra ser assim, que eu fiquei solteira para o resto da vida então hehehe, pra balada eu não vou (geminiana teimosa) :P
    Acabou que encontrei meu amor no pilates, isso mesmo, acreditem se quiser. E hoje já moramos juntos há 1 ano felizes felizes :)
    O amor tá na esquina, quando for para acontecer, ele vai chegar!

    • RESPONDER
      Daise
      26.05.2015 às 13:36

      É bom ouvir essas histórias renovam a esperança!!!

    • RESPONDER
      May
      27.05.2015 às 18:07

      Olha ai a prova de que o que é nosso ta guardado!!!

    • RESPONDER
      Sophia
      08.12.2015 às 17:57

      Eu odeio baladas!! Não tenho saco mesmo!! Se eu odeio balada, pq é que eu tenho que frequentar este tipo de lugar, pra me divertir ou encontrar alguém? Heheh Penso como vc!! No meu caso quero encontrar alguém sem o perfil baladeiro… Faço Yoga, Reiki, academia, acupuntura, vou a igreja, amo ler, frequento livrarias, cafés… E espero do fundo do meu coração, encontrar alguém nestes ambientes… Me desculpe quem pensa diferente, mais acho muito difícil encontrar alguém bacana para namorar em baladas

  • RESPONDER
    Paola Alves
    26.05.2015 às 11:58

    Arrasoooooou, adorei o texto! Homem não é sinônimo de felicidade, a felicidade somos nós mesmas <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • RESPONDER
    Daise
    26.05.2015 às 11:59

    Ei Mayara ,que texto maravilhoso, é exatamente como me sinto e realmente todos cobram , amigos, vizinhos, família ate minha médica kkkkkkk e ainda perguntam por que estou solteira?? tipo oi?
    Não é uma opção minha, ate mesmo pq estou ha muiiitos anos sozinha, em busca de alguém que me acrescente algo, mas ta dificil , parece clichê, mas não ta facil não,de rolo em rolo, entre decepção e decepção , tem é que aproveitar ao máximo a solterisse , que as vezes é Wonderful! :D

    • RESPONDER
      Nome (obrigatório) :Carol
      27.05.2015 às 15:36

      Daise,
      também sofro esse questionamentos, pior e o “por que você esta solteira???” oi?!?!? essa pergunta é ridícula, da vontade de mandar pra pqp quem perguntou!

    • RESPONDER
      Luciana Pereira
      27.05.2015 às 16:32

      Realmente kkkk cobranças infinitas, até minha medica tem me cobrado, não estou sozinha kkkkk. Ufa!!!

  • RESPONDER
    LAURA
    26.05.2015 às 14:48

    Mayra,
    super concordo!
    estou solteira a 1 ano, apenas, depois de passar 3 anos num relacionamento super abusivo e, por incrivel que pareça, as pessoas JÁ me “cobram” um namorado!!
    acham um absurdo eu “me esconder” em casa no final de semana, não ter facebook, não sair pra paquerar…
    acho que, se eu estivesse triste e enchendo o saco dos outros por estar sozinha, as pessoas poderiam mesmo me encher o saco com isso… mas não é o caso!! rsrsrs
    ontem fui na C&A e vi uma camiseta com os dizeres: “Sim, estou solteira. E voce vai ter que ser muito incrivel para mudar isso!” achei genial, quase comprei!! ahahahaha
    beijos

    • RESPONDER
      LAURA
      26.05.2015 às 14:50

      (e o piooor: TODO MUNDO dizendo “ahhh, eu tenho um amigo que é a sua cara”… ahahahahaha – ok, entendo a boa intenção das pessoas… mas, né?! meio saco isso… =P)

    • RESPONDER
      Joana
      26.05.2015 às 14:51

      Hahahaha adorei a camiseta! :)

    • RESPONDER
      May
      29.05.2015 às 15:45

      Também quero essa camiseta, pode comprar 2!!! Laura, acho que especialmente depois de um relacionamento ruim, você tem que ter um tempo para se recuperar, ponderar o que aconteceu e tudo o mais. Se tem uma coisa que AMO é ficar comendo besteira e vendo filme com meus pais. Especialmente quando não estou bem. Mas também acho que você não pode levar seu último relacionamento como exemplo, esteja aberta para o que der e vier. E o mais importante: viva a vida como VOCÊ acha melhor.

  • RESPONDER
    Michelle
    26.05.2015 às 14:58

    Tudo tem o seu lado bom e o ruim. E cada um viveria tranquilamente suas fases não fosse a encheção das pessoas, que nunca estão satisfeitas com a vida alheia!
    No meu caso, há cinco anos moro com meu namorado e não temos vontade de oficializar nada, não queremos festa, nem civil, nem alteração de sobrenome, nem aliança, nenhuma amarra.
    Vivemos muito bem, somos unidos. Enquanto muitos amigos que fizeram todos os “conformes” estão se divorciando…
    Filhos? Não queremos também. E as pessoas não se conformam. Tenho 34 anos e cada dia mais tenho certeza da minha decisão.
    Acredito que cada um tem que fazer por sua felicidade e satisfação, mas sou cobrada diariamente por tudo isso que não queremos, mas ele não é cobrado por nada.

    Bjs

    • RESPONDER
      May
      29.05.2015 às 15:48

      Exatamente isso, Michelle! Gente chata vai ser SEMPRE chata. E sempre vai meter o bedelho, criticar… quando começar a namorar, vão cobrar por noivado. Quando noivar, vão cobrar casamento. Quando casar, vão falar em filhos. Depois dos filhos, vão dar palpite na educação deles. Hahahaha é um ciclo sem fim!

  • RESPONDER
    Silvia
    26.05.2015 às 15:17

    Mayara, quando quiser companhia para ir ao cinema pode chamar, viu?!

    Caraca, eu já disse uma vez para uma amiga “se o cara só quiser ficar comigo pq eu estou vestida assim ou assado eu não quero ficar com esse cara”! Tinha 17 anos na época e já era revoltada com algumas coisas que as mulheres fazem para “agradar” os homens! Nunca aturei “bullshit”, nem do meu pai, vou aturar de estranho?! E até hoje não aturo do meu marido não, risos!

    Eu acho que estranho seria se você não saísse, não fizesse nada e ai sim reclamasse de ser solteira. Mas se você sai com seus amigos, se diverte, azar é dos outros! E olha, eu sempre sai mto com amigas e amigos solteiros e eu em casal. Não entendo o preconceito das pessoas, não vou me atracar com meu marido ali! Aliás preferia sair em grupos solteiros do que grupos onde separavam o clube do bolinha versus clube da luluzinha!

    Qto a achar alguém, é uma coisa q acontece e pronto. Eu tenho algumas amigas que foram namorar pq precisavam de um namorado, pergunta qts deram certo?!

    Se a gente não consegue ser feliz solteira, jamais vamos conseguir ser felizes com alguém de verdade. Pq nenhum relacionamento é perfeito! Já cansei de falar para algumas pessoas “fica sozinha um tempo, pensa na vida, no que você quer” e a pessoa dizer que mesmo infeliz não pode terminar pq vai ficar sozinha! Arf! Ter um relacionamento é uma coisa, ficar sozinha é outra completamente diferente! E qdo eu fui solteira sempre fui amiga dos namorados das minhas amigas, nunca me senti sozinha. Lógico que as vezes rola aqueles momentos onde você queria estar com alguém, mas eles passam qdo você descobre que a máxima “antes só do que mal acompanhada é verdadeira”!

    Beijos enormes!!!!

    • RESPONDER
      May
      29.05.2015 às 15:50

      “Se a gente não consegue ser feliz solteira, jamais vamos conseguir ser felizes com alguém de verdade”. FALOU TUDO, SIL! Pode me chamar pro cinema quando seu marido não quiser hahahaha só não me chama pra assistir filme de terror, tenho medo!

  • RESPONDER
    silvia
    26.05.2015 às 15:20

    Ah! Qdo o Erick me pediu em namoro a primeira coisa q eu disse pra ele foi “Ok, eu vou TENTAR namorar você. Mas saiba que meu relacionamento mais longo foi com meu celular que já tem um ano!” Risos! Então não, eu realmente não vejo nada errado em não ter tido uma relação duradoura.

    Bjs!

  • RESPONDER
    Stefani
    26.05.2015 às 15:30

    Achei esse texto por acaso, que delicia encontrar outras como eu! Tenho 28 e nunca tive um relacionamento serio e estou ok. Também penso em um dia encontrar alguém bem legal pa icar junto, mas não tenho crise. Já os outros… Essa cobrança para termos um namorado é muito chata e desnecessária.

  • RESPONDER
    Heloisa Carvalho
    26.05.2015 às 15:52

    Esse tipo de cobrança é baseado na premissa de que TODA mulher quer casar, ter filhos e não ficar encalhada… Eu comecei a namorar e casei cedo, mas desde mais cedo ainda, tudo que eu queria era arrumar um namorado – coisa que nunca dava certo. Até que um dia eu cansei: tirei um “ano sabático” de relacionamentos, me conheci, me amei e de repente, sem procurar, achei meu amor <3
    Outro pensamento que tem que mudar é que não tem nada demais se a pessoa ficar solteira pelo resto da vida (desde que esse seja o desejo dela), ninguém é obrigado a estar ou não em um relacionamento. Confesso que quando mais nova eu fiz esse tipo de cobrança (e só hoje eu vejo como fui idiota) de uma tia minha, mas hoje eu entendo e não julgo o fato de ela estar solteira com quase 50 anos.
    Adorei seu texto e tomara que seus amigos leiam e parem de te cobrar =P
    SER SOLTEIRA NÃO É DEFEITO!!!

    • RESPONDER
      May
      29.05.2015 às 15:52

      Isso ai, Heloisa! Tudo na vida tem que ser ou o acaso, ou nossa opção. Pitaco dos outros fica em segundo plano, no plano do dane-se!

  • RESPONDER
    Livia
    26.05.2015 às 17:14

    Oi Mayara, tenho 27 e tô na mesma situação que vc! até o meu último rolo teve a pachorra de dizer que eu tava velha pra ser solteira. Mas não ligo pro que os outros pensam, quando tiver que surgir alguém legal vai surgir, e, enquanto isso, levemos a vida numa boa ;) beijos!

    • RESPONDER
      May
      29.05.2015 às 15:53

      O importante é não ligar mesmo pro que estão falando! Já disse e repito: se for pra ficar com alguém que não acrescenta em nada na sua vida, melhor ficar sozinha mesmo!

  • RESPONDER
    Bruna Genovese
    26.05.2015 às 17:42

    Mamãe sempre disse que balada não é lugar pra achar homem decente. aí vem a amiga e diz que você tem que ir pra balada achar um namorado… Vai entender! Hahahahaha

    • RESPONDER
      May
      23.06.2015 às 16:57

      Hahahaha olha, Bru, acho que não dá para generalizar! Tem gente bacana na balada, que procura relacionamento sério, como tem gente que só tá lá pra farrear e pegar vários. Não acho que tem uma regra pra ir pra balada. Acho que quando for para conhecer O CARA, não importa onde eu estiver, ele vai ser O CARA! Fora isso, continue seguindo os conselhos de mamis, elas sabem o que falam! <3

  • RESPONDER
    Juliana
    26.05.2015 às 19:19

    Amei o post! Tô há 3 anos solteira, depois de um namoro de 4 anos. Sinto uma pressãozinha das pessoas pra arranjar um namorado, ainda mais que tenho 28 anos. Mas sério, tô bem assim.. claro que ter alguém seria legal, mas não é minha prioridade no momento.

    • RESPONDER
      Carol
      31.05.2016 às 9:20

      Surpe concordo meninas!
      Estou solteira e tenho 22, e por causa de
      cobranças acho q tô encalhada mais tenho fé que vou encontrar uma pessoa, quando for a hora…

  • RESPONDER
    Juliana
    26.05.2015 às 20:06

    A pressão existe, sim, terrível!! Eu sempre fui solteira, apesar de que sempre meus rolos foram duradouros, digamos assim.
    Não vejo o casamento como a coisa mais importante da vida, aliás nunca vi, e dou (certo ou errado) uma importância muito maior a minha realização profissional.
    Só que agora, acho que com a idade/momento de vida, apesar de só ter 23, tô começando a pensar “bem, né, acho que estou preparada para um relacionamento sério…Acho que seria muito bom agora…” (Kkkkkkkkk)
    Mas eu também me pergunto, será que não tô exigindo demais? Será que eu não deveria ser uma pessoa mais aberta? (Kkkkkkk)
    Aí logo me vem um (talvez) não. Eu posso rever meus critérios, porque por mais que eu saiba que princípe encantado não existe, tô começando a achar que eu coloco exigências que são incompatíveis a realidade atual – heheeheh. Mas o fato é que eu não tenho necessidade de namorar só por namorar, tenho inúmeras amigas nas situações mais bizarras, do nível do namorado falar “se o seu salário for maior que o meu, nosso namoro acaba” / “não use esse tipo de roupa”, e elas continuam com o namoro! Gente, sério! Fora as que falam que o namoro tá ruim, mas que voltar a ser solteira é pior ainda! Não sei…Não sei…Se for pra ser assim, prefiro ser solteira, porque não tenho a ilusão nenhuma que vou “melhorar” ninguém assim. E, as vezes, parece que homens assim estão aos montes e que os “normais/legais” já estão ocupados. Hehehehe
    Acho que a questão não é de querer ser solteira, mas sim de preferir ser solteira dentre as opções apresentadas. Hehehehe

    • RESPONDER
      May
      29.05.2015 às 16:00

      Hahahaha Ju, veja bem, você está falando com alguém que sonhava em namorar com o Ryan Atwood (personagem de The OC). Entendo super você criar expectativas para um futuro namorado! É normal a gente querer alguém X ou Y na nossa vida, mas muitas vezes isso impede que um A te conquiste. E ele pode ser ainda melhor que X e Y juntos. Quanto a namorar por namorar, to fora também! Já fiz uma vez e foi um desastre total.

  • RESPONDER
    Bruna
    26.05.2015 às 21:59

    Nossa me vi nesse texto…
    que coisa louca essas pessoas se metendo na vida dos outros.
    Alguns anos atras, no meu aniversario, algumas tias me desejavam “um namorado bem bonito” hahaha, e eu respondia “obrigada”, mas quem disse que eu estava ou estou procurando um namorado?!
    Com coisa que na balada, vai ter 100% de chance de arranjar um namorado e que um decote vai realmente mudar o seu status (Gente roupa é só um detalhe, não deve definir ninguém! )

    ótimo texto!
    bjo

  • RESPONDER
    Mariana
    01.06.2015 às 11:05

    May,

    Me vejo tão assim, tenho 32 anos e voltei a morar com os meus pais e por incrível que pareça eles são os que menos me cobram.

    Nunca namorei, já tive rolos longos e já fui pegadora e a que não pega ninguém, gosto das baladinhas da minha cidade (toca rock) e algumas em SP .Agora de bar eu gosto, de comer então.
    Saiu com amigos casais, todos querem me casar, mas a maioria respeita.

    Tem cobrança de gente bedelheira, tem… a maioria frustrada no casamento.

    Sou feliz solteira, se aparecer alguém tem que valer a pena.

    • RESPONDER
      May
      23.06.2015 às 17:01

      Mari, os meus pais também são os que menos me cobram! Da minha família quem cobra, coooobra mesmo são os avós. Isso sem contar os comentários desnecessários de tio chato, que entram por um ouvido e saem pelo outro!

  • RESPONDER
    Nome (obrigatório) :lulys
    01.06.2015 às 13:39

    nossa me identifiquei mto com esse post.
    tbm sou solteira, por pura falta de opçao mesmo, pq so quero alguem q valha realmente a pena, nao vou ficar com qualquer um, só para satisfazer os outros, tenho 35, namorei durante anos e foi uma grande decepçao para mim.
    que agora so quero saber de fazer as coisas so para mim e ninguem mais.

    • RESPONDER
      May
      23.06.2015 às 17:06

      Lulys, concordo que temos que NOS colocar antes de tudo. Só acho que você não pode levar uma decepção como regra. A decepção deve estar atrelada ao relacionamento que acabou, mas não a todos os outros relacionamentos que você pode vir a ter. Falei isso para uma amiga hoje: não generaliza sua tristeza com o fulano Y com todos os outros homens da terra!

  • RESPONDER
    Isa
    01.06.2015 às 22:05

    nunca me identifiquei tanto! hahahah todo mundo ao redor parece que resolveu achar um par ao mesmo tempo, logo, todos me enchendo o saco “discretamente” ao mesmo tempo. 22 anos e nunca namorei, tb nao curto balada e sou a pessoa mais caseira do mundo, nao tenho ânimo pra isso nao. aí quando saio sou a chata que nao quer pegar o fulaninho pq é “exigente demais”… tem horas que me questiono se tô errada, mas a gente tem que fazer o que tá afim né? nao o que os outros esperam que a gente faça. tô feliz com minha companhia, vai ter que ser uma pessoa muito incrível pra me dividir comigo mesma hahahah

  • RESPONDER
    Aline
    02.06.2015 às 8:56

    Mayara, sei como vc se sente.. até mais ou menos a sua idade, também era solteira, nao havia namorado ninguem sério.. só rolos também.. havia aquela pressão dos amigos e da família.. como se eu fosse um ET, nao vivesse a vida, nao fosse feliz.. mas eu nao me deixava me abater por essa pressão.. sabia que quando fosse a hora certa, eu iria encontrar alguem legal, que gostasse de mim e que iria me fazer sair da fase solteira.. pois ele pintou com 27 anos, na maior paz e tranquilidade.. namoramos durante algum tempo, nos casamos e somos muito felizes… no fundo, eu sabia que eu estava esperando por ele, ele é o cara certo.. portanto, adorei seu post.. ser solteira nao é problema, nem defeito nem doença… bjs

  • RESPONDER
    Alice
    02.06.2015 às 10:49

    Meu, acho o seguinte, a questão não é estar solteira, é ESTAR BEM CONSIGO MESMA.

    Hoje em dia as pessoas são tão carentes e se agarram a relacionamentos doentes, se apoiam em outra pessoa.

    Se você estiver bem, as coisas fluem naturalmente, é péssimo quando vc vê nas meninas e meninos essa urgência de arrumar alguém hehehe

    Roupas Femininas

  • RESPONDER
    Duda
    02.06.2015 às 11:48

    Menina, caiu como uma luva pra mim!! Estou com 24 anos, e sinto essa “pressão” da família e dos amigos… Tem que usar tal roupa para ser olhada, tem que em ir em tal lugar para encontrar alguém, e por aí vai… Estou sacuda com isso, porque também nunca namorei sério, e quando falo isso para as pessoas, sinto um olhar tipo, como assim???!! Muito bom saber que tem pessoas que assim como eu não estão pirando com isso! Muito obrigada por esse post!!

  • RESPONDER
    Laís
    02.06.2015 às 14:32

    Adorei a reflexão! Eu comecei a namorar com 18 anos e ouvi inúmeras vezes das mais diferentes pessoas que estava muito nova para entrar num relacionamento sério, que devia aproveitar mais a minha vida… Agora, com 26 anos, essas mesmas pessoas desandaram a falar que eu tive muita sorte em encontrar o amor mais cedo e perguntar incessantemente quando será o casamento. Enfim, parece que até os 25 anos é permitido “aproveitar a vida”, aos 26 você já tá passando da idade de namorar e casar. Haja paciência! E eu discordo das suas amigas! Hahahaha! Fico horrorizada com o comportamento dos homens quando vou pra balada sozinha! Rola muita falta de respeito, o cara acha que tá fazendo um favor em te “mascar” e que você tem a obrigação de ficar com ele. Ouço, inclusive, muito comentário desrespeitoso quando falo que tenho namorado (“Ou o seu namorado é um bunda mole ou você é uma piranha saindo escondida”). Posso estar enganada, mas foi o que senti nas minhas últimas saídas aqui em BH. Conclui que o pior lugar para encontrar alguém é na balada! Rsrsrs! Beijos!

  • RESPONDER
    Gabi
    02.06.2015 às 15:02

    Mayra,

    Concordo com seu ponto de vista. Ninguém melhor do que nós mesmas para sabermos o que é bom pra gente…e se vc está bem assim, maravilha! A vida é sua e quando tiver que aparecer alguém legal, com certeza vai. O que mais tem por aí são namoros por desespero, e por puro medo de ficar sozinho. Eu to com 27 anos e já tive 6 namorados ao longo da vida, e que saber? Super me arrependo, hoje me dou conta que todos foram (tá, com exceção de um) por medo de ficar sozinha, puro comodismo. Melhor ficar solteira, né? :D
    Só discordo da parte que vc diz “óbvio que um dia quero casar, noivar..”, etc, porque contradiz um pouco o que vc tá querendo transmitir no texto…assim, tudo bem, sou solteira por opção, estou bem, não ligo para julgamentos, mas ÓBVIO que um dia vou me casar e fazer tudo como manda o figurino. Você não enxerga dessa forma? Para mim, como sua leitora, pareceu que de certa forma você não está totalmente desapegada do julgamento alheio. Posso estar enganada, mas foi a impressão que eu tive ao comparar essa parte do seu post com todo o resto.
    Beijão!

    • RESPONDER
      May
      28.07.2015 às 10:51

      Gabi, desculpa o atraso na resposta! Entendi seu ponto de vista e talvez realmente soe contraditório no texto. Não acho que seja óbvio querer casar e ter filhos, entendo que muitas pessoas querem viver de formas diferentes, mas é algo que eu almejo, independente do que a sociedade acha. O que quis passar é que ser solteira é uma fase da minha vida, mas que ela não será permanente, pois um dia quero formar a minha família. E querer formar a minha família não é a mesma coisa de não estar desapegada dos julgamentos alheios. Eles vão existir sempre, esteja eu solteira ou casada! O uso do “óbvio” talvez tenha sido equivocado, mas quis dizer que essa é a minha vontade. É o óbvio da minha vida <3

  • RESPONDER
    camila
    02.06.2015 às 18:19

    Querer ter alguém para cumprir uma expectativa do próximo, não vale! A pessoa até aparece, mas se relacionar é muito mais do que sair com alguém na sexta com o grupo de amigos casados. Ninguém sofre no seu lugar quando a decisão em ter alguém na vida é equivocada! Adorei o texto, parabéns!

  • RESPONDER
    Priscylla
    02.06.2015 às 21:25

    Melhor leitura dos últimos tempos! Namorei muitos anos e estou solteira há 1 ano e meio. Acabei de fazer 25 anos e inexplicavelmente todos começaram a me cobrar sobre arranjar um namorado, como se eu estivesse desesperada ou fosse morrer sozinha. Todos os meus amigos namoram e sair com eles é muito mais divertido do que ter que me arrastar para uma balada aleatória, onde os caras não sabem fazer nada além de tentar te engolir após trocar meia dúzia de palavras.
    Infelizmente as pessoas preferem se apegar a qualquer tipo de relacionamento e esquecem o amor próprio.
    Ótimo texto! É bom lembrar que eu não sou a única nessa situação!

  • RESPONDER
    Paula Alvarez
    03.06.2015 às 15:45

    Perfeito Mayara!
    Estou na mesma que você, me vi aí…e concordo em tudo! hehehe adorei!

    Beijãozão *

  • RESPONDER
    Aline
    03.06.2015 às 21:14

    Oi, Mayara!!
    Muito bom o seu texto. Hoje tenho 34 anos e há alguns anos não tenho um relacionamento sério (desses de apresentar família e tals). Assim como vc, não vou mentir que gostaria de ter um companheiro, mas não morri (e nem vou morrer por isso). Já entrei em barcas furadas por conta de pressão para ter alguém e portanto resolvi ficar na minha. Na hora que for surgir alguém bacana interessado em um relacionamento sério de verdade, vou me jogar! Por enquanto, vivo minha vida tranquilamente sem pressão para ter q “sair à caça” desesperadamente.
    Como vc fechou o seu texto: ser solteira não é defeito! E cada um que seja feliz com a vida que tem!

    Beijos!!

  • RESPONDER
    Elaine Alves
    07.06.2015 às 20:45

    Falou tuuuuddddooo May, concordo com todas as suas palavras. Eu já tive um relacionamento sério na vida, unzinho só, durou vários anos, não deu certo, bola pra frente. Aprendi a gostar mais da minha própria companhia, curtir as coisas que gosto de fazer e ser feliz assim, por enquanto. Estar sozinha não é um problema tão grande assim, existem coisas muito piores na vida de uma pessoa.

  • RESPONDER
    Marta
    08.06.2015 às 11:34

    May, quando você começou o texto parecia eu me descrevendo hahaha, mesma idade,nunca namorei, e a percepção que o peso que sinto por esta situação vem dos outros não de mim. Os dos melhores amigos que tenho, alguns são gays, e os que não são, são bem alternativos, mas com o passar do tempo acharam seus pares e eu continuei solteira, até eles que em teoria não ligam para os padrões pegam no meu pé por conta disso e ja me fizeram sugestões do nível “falta decote no look”. Sinceramente, penso como você, quero sim ter uma família, mas essa corrida desesperada pra achar um par que acontece após os 25 me soa mais absurda que querer ficar sozinha a vida inteira.

  • RESPONDER
    Andresa
    08.06.2015 às 14:24

    Estou com 39 anos e sozinha há um bom tempinho. Tinha um rolo aqui, outro ali, mas na hora de ter companhia para ir a um lugar, nunca tinha ninguém. Me cansei dessa situação e estou bem sozinha. Na maior parte do tempo não sinto falta de alguém. E realmente está tudo bem.
    O engraçado é ver o olhar de pena das amigas casadas e com filhos. E os comentários indiretos, dando a entender que sem um homem ao meu lado, não estou completa. Sem contar, que alguns programas elas só fazem entre elas, as casadas e com filhos.
    Eu me sinto bem solteira e sozinha, pq tenho tempo para fazer coisas que eu gosto, mesmo que seja não fazer nada. Não fico escrava de horários, de comportamentos. Na verdade acho até libertador. Nunca entendi pessoas que falavam que emendavam um relacionamento no outro pois não sabiam ficar sem ninguém.
    Muitas vezes não é fácil, mas muitas outras é muito bom sim. Me sinto orgulhosa de não precisar de outra pessoa para me completar. Não sou menos assim!

  • RESPONDER
    Vivi
    03.07.2015 às 12:38

    O que a gente menos precisa é de rótulos. Namorei por 3 anos e meio e sou bem novinha (tenho 18!). Quando esse relacionamento acabou, me peguei ficando mal por conta de comentários que via por aí – e, PIOR, não era comentários de amigos ou família, porque esses achavam que o término acabou sendo bom pra mim, mas sim comentários soltos pelas mídias sociais. Eu mesma ria quando falavam que não dava pra achar namorado em balada, tinder, festa, etc. Nunca achei! (também, estou solteira há 7 meses e tive um rolo que durou uns 4 hahahaha) Mas a maioria das minhas amigas – e a maioria está namorando – conheceu seus namorados em baladas, festinhas ou no próprio tinder. Sem rótulos! Quantas amigas passam por perrengues com os namorados que eu não preciso passar? Claro que, às vezes, sinto falta de ter alguém pra compartilhar certos momentos. Mas não estou morrendo! E não deveria estar!

    • RESPONDER
      Joana
      03.07.2015 às 12:57

      Vivi,
      CURTA A SUA SOLTEIRISSE, sua idade é PARA ISSO e você tem que viver agora as histórias engraçadas das quais vai se lembrar daqui a 10 anos, QUANDO tiver a minha idade! hahahaha
      Não tem fórmula, só trate de se divertir!

  • RESPONDER
    Sophia :
    03.12.2015 às 23:46

    Nada está bom pras pessoas! Se vc sai todo final de semana, vive em baladas, barzinhos, festas, é um absurdo!! Está festando demais, deveria ser mais comportada!! Se quer alguém pra namorar, onde já se viu, tem que “estar feliz consigo mesma, antes de querer alguém”, “não pode querer alguém, não pode procurar, estas coisas simplesmente acontecem”, “nossa isso é coisa de gente carente” e blablabla Até hoje, não consegui entender direito este conceito, de ser feliz consigo antes de querer alguém!! Não pode querer namorar, parece que é crime!! Olha, tenho 23 anos e nunca namorei! Por anos na minha vida, cai neste papinho, de que: “vc precisa esquecer disso, preciso focar em outras coisas”, e lá fui eu, enfiar a cara no trabalho, estudar, enfim ser a melhor versão de mim mesma… Até não sobrar tempo pra não pensar nisso!! E não adiantou nada!! Sabe pq? Ao invés de fugir de mim mesma, eu deveria fazer o que estou fazendo hoje, um processo profundo de introspecção pra saber o pq até hoje nunca consegui namorar ninguém!! E descobri que eu estava errando em vários aspectos!! Descobri traumas profundos, que se refletiam na minha vida sentimental… Abriu uma caixinha preta mesmo!! Está sendo um processo longo, doloroso!! Ou seja, não adianta fugir!! Meu sonho é namorar um dia, e se eu não tivesse descoberto tanta coisa que guardei dentro de mim, não ia conseguir realizar este desejo nunca!! E não adianta colocar silicone, estar com a melhor roupa, a melhor bolsa, ir nas melhores baladas, se por dentro vc está um caco!! Não adianta comprar livros de auto ajuda, seguir regras!! Toda mudança vem de dentro pra fora… Quando vc cura seus traumas e bloqueios mais profundos, é que as coisas começam a funcionar!!

    • RESPONDER
      Mayara Oksman
      17.06.2016 às 14:31

      Acho que no seu caso é bem mais complicado mesmo e você está no caminho certo. Não adianta querer ter alguém do seu lado se algo não foi superado, se alguma ferida não cicatrizou. Estar bem consigo mesma é o primeiro passo!

  • RESPONDER
    Alex
    21.02.2016 às 22:57

    Só vi sinceridade. Totalmente verdade isso. Muitos idiotas acham que por alguém ser solteiro (a), a pessoa é triste, depressiva, que a pessoa tem algum problema e um monte de besteiras e blá blá blá… Tudo isso pq acham que a pessoa tá fora do padrão da sociedade. Isso é tudo besteira! ninguém é obrigado a fazer alguma coisa, só pq todo mundo faz. É por isso que muitos se desesperam e ficam com a pessoa errada e a consequência disso é o divorcio e cada vez mais mães solteiras no mundo, aí sim fica difícil mesmo uma mulher que já tem filhos arrumar um homem que preste pra se casar. Mas quem é que manda as pessoas se desesperem?!! Isso sim que é coisa de cabeça fraca. Eu mesmo sou solteiro e não me preocupo nenhum pouco por quanto tempo vou ficar solteiro, mas eu não ligo pra essas besteiras mesmo. Sei que quanto mais o tempo passa, há mais chances de eu ficar para sempre solteiro, pois já todas as mulheres que eu vou conhecer já são todas mães solteiras e ficar com uma mãe solteira é uma coisa que eu nunca vou fazer na minha vida. E se eu envelhecer solteiro, vou morrer solteiro. Mas quem foi que disse que eu tô ligando pra isso?!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk dou cada vez mais altas risadas quando as pessoas acham que eu fico triste com essa bobagem. Posso ser muito mais feliz sozinho, mas é claro que se eu arrumar a mulher certa na minha vida e me casar, isso também é bom. Mas só pq a pessoa é solteira, não significa que a pessoa seja infeliz. Bom seria se as pessoas pensassem como eu e parassem de pensar que a sociedade obriga todo mundo a se casar e ter filhos. Casamento e filhos tem que ser com a pessoa certa, mas tem gente que se desespera e fica com a pessoa errada, só pra não ficar com fama de encalhada (o). Isso não existe, pessoal. É pura bobagem. Idiotas daqueles que se desesperam e estragam suas vidas, só por causa de um pensamento idiota, que é de achar que a sociedade nos obriga a casar e que ser solteiro não é normal. Ser solteiro é super normal e sempre será. Agora se você encontrar alguém que você ame de verdade e que esse alguém também lhe ame de verdade e os dois tiverem certeza disso, os dois formam um casal perfeito! Daí sim, podem se casar; do contrário, não se case, você só estará sendo mais um idiota. Pronto, desabafei.

  • RESPONDER
    Alex
    21.02.2016 às 22:59

    Só vi sinceridade. Totalmente verdade isso. Muitos idiotas acham que por alguém ser solteiro (a), a pessoa é triste, depressiva, que a pessoa tem algum problema e um monte de besteiras e blá blá blá… Tudo isso pq acham que a pessoa tá fora do padrão da sociedade. Isso é tudo besteira! ninguém é obrigado a fazer alguma coisa, só pq todo mundo faz. É por isso que muitos se desesperam e ficam com a pessoa errada e a consequência disso é o divorcio e cada vez mais mães solteiras no mundo, aí sim fica difícil mesmo uma mulher que já tem filhos arrumar um homem que preste pra se casar. Mas quem é que manda as pessoas se desesperem?!! Isso sim que é coisa de cabeça fraca. Eu mesmo sou solteiro e não me preocupo nenhum pouco por quanto tempo vou ficar solteiro, mas eu não ligo pra essas besteiras mesmo. Sei que quanto mais o tempo passa, há mais chances de eu ficar para sempre solteiro, pois já todas as mulheres que eu vou conhecer já são todas mães solteiras e ficar com uma mãe solteira é uma coisa que eu nunca vou fazer na minha vida. E se eu envelhecer solteiro, vou morrer solteiro. Mas quem foi que disse que eu tô ligando pra isso?!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk dou cada vez mais altas risadas quando as pessoas acham que eu fico triste com essa bobagem. Posso ser muito mais feliz sozinho, mas é claro que se eu arrumar a mulher certa na minha vida e me casar, isso também é bom. Mas só pq a pessoa é solteira, não significa que a pessoa seja infeliz. Bom seria se as pessoas pensassem como eu e parassem de pensar que a sociedade obriga todo mundo a se casar e ter filhos. Casamento e filhos tem que ser com a pessoa certa, mas tem gente que se desespera e fica com a pessoa errada, só pra não ficar com fama de encalhada (o). Isso não existe, pessoal. É pura bobagem. Idiotas daqueles que se desesperam e estragam suas vidas, só por causa de um pensamento idiota, que é de achar que a sociedade nos obriga a casar e que ser solteiro não é normal. Ser solteiro é super normal e sempre será. Agora se você encontrar alguém que você ame de verdade e que esse alguém também lhe ame de verdade e os dois tiverem certeza disso, os dois formam um casal perfeito! Daí sim, podem se casar; do contrário, não se case, você só estará sendo mais um idiota (a). Pronto, desabafei.

    • RESPONDER
      Mayara Oksman
      17.06.2016 às 14:29

      Não é mesmo, Alex? Antes só do que mal acompanhado ;)

  • RESPONDER
    jogo do Texto
    17.06.2016 às 12:07

    Parabens pelo artigo, foi muito esclarecedor e me ajudou a tomar uma decisao

  • RESPONDER
    Priscila
    10.01.2018 às 16:16

    Exatamente, concordo com as suas palavras.

  • Deixe uma resposta