24 em Beleza/ pele no dia 12.03.2013

Raspar o rosto pode?

Durante essa 13a. edição do Big Brother Brasil um fato estranho deixou muitas mulheres desconfortáveis. A Fernanda, uma das confinadas, já foi filmada várias vezes raspando o rosto com uma lâmina de barbear e isso deu o que falar nas rodas de amigos viciados em BBB. Tudo indica que essa foi a forma que ela encontrou para se virar nos 30 durante o programa já que a produção tirou as pinças (já imaginaram o desespero? Desequilibra qualquer mulher não ter uma pinça do lado! rs)

O bochicho foi tanto que o assunto foi parar no site da Glamour, que enumerou prós e contras dessa prática que, diz a lenda urbana, é usada pelas modelos antes de fotos. Será?

Sendo lenda ou não, nós resolvemos pedir uma ajuda para a dermatologista Dra. Vanessa Metz , leitora e amiga do blog, para falar sobre o assunto! Quais são os reais problemas que essa prática pode trazer e muito mais.

A Dra. Vanessa nos contou o seguinte:

As funções dos pelos do corpo são: proteção contra microrganismos de áreas orificiais como narinas, ouvidos e olhos; proteção contra atrito das áreas de dobras como axila e virilhas e proteção aos raios ultravioletas para o couro cabeludo, rosto e dorso de mãos e pés.

Existem dois tipos de pelos: os pelos “velus” que são pelos finos e claros e os pelos terminais. Os velus são pouco desenvolvidos e espalhados pelo corpo e os pelos terminais correspondem aos pelos espessos dos cabelos, barba, axilas e púbis.

Devemos evitar retirar os pelos velus, exatamente pela sua função protetora. Já os espessos e escuros, principalmente na área do rosto, são muito inestéticos aos padrões de beleza da atualidade. Então para retirá-los, devemos escolher o método menos traumático para a pele.

Fazendo um apanhado rápido dos métodos que existem, temos:

Cera quente ou Fria: Possibilidade de manchas por queimadura ou alergias e o questionamento se o estirão que a pele sofre pode ou não levar a uma flacidez da área a longo prazo.

Cremes depilatórios: Muito alergênicos e os pelos crescem muito rapidamente pois apenas a parte que está para fora da pele cai, devido a uma reação química.

Pinça:  Retira pela raiz, risco de pequenos traumas como beliscões.

Linha:  Também retira pela raiz e possui menos risco de traumas.
Importante: Cheque sempre se o pedaço que entra em contato com a sua pele, não entra também em contato com a boca da profissional pois existe o risco de transmissão de infecções caso a técnica não seja realizada na melhor higiene possível.

Laser: depilação progressiva com o objetivo de destruir a raiz do pelo.

Lâmina: Possibilidade de traumas e a questão do pelo nascer mais grosso. O fato é que o pelo possui o formato de uma pirâmide. Quando arrancamos o pelo pela raiz ele nascerá com o início fininho, mas quando raspamos o pelo, nós cortamos na altura do crescimento em que o pelo estava, ou seja, ele continuará crescendo a partir dali e ao repetir o processo ao longo do tempo, vamos cortando na altura da base mais alargada e é essa base que crescerá para fora da pele e então alegamos que o pelo ficou mais grosso. Na verdade ele seguiu o seu crescimento normal mas ficou espetando pelo sentido do corte.

Quando vamos fazer depilação à laser, temos que escolher métodos entre as sessões que não retirem a raiz e acabamos indicando a lâmina, mas para evitar os efeitos colaterais seguimos algumas dicas:

Nunca raspe a seco (umedeça a área com água, cremes ou géis de barbear ou pelo menos um sabonete neutro)

Siga o sentido do crescimento do pelo e não o contrário dele para diminuir o ângulo de corte e não deixar esse aspecto de espetando.  E ainda diminuir os pequenos traumas na pele.

Depois de tudo isso que a Vanessa explicou, nós tivemos mais certeza que não gostaríamos de usar a lâmina de barbear no rosto.

Preferimos tirar o buço pelos métodos que puxam o pelo pela raiz e não optamos por tirar essa “penugem” que todas temos no rosto, quando ela é fininha e clara não tem motivos para isso. Ainda mais agora que sabemos que ela ajuda a proteger a pele dos raios ultravioletas. 

Não tomamos partido nessa questão e nem concordamos com regras ditadas, cada uma sabe o que é melhor pra si. O único problema é que os contras de levar a lâmina ao rosto nos parecem maiores do que tudo isso. No caso da Fernanda, como a gente já disse, é bem provável que ela não tenha achado outra saída. Mas se der pra evitar, melhor ainda!

E vocês? O que acham disso tudo?
Vocês tiram os pelos fininhos do rosto?

Obs: Não podemos negar que não sabíamos da capacidade da depilação à linha de transmitir doença! Vamos tomar mais cuidado daqui para frente. 

Gostou? Você pode gostar também desses!

24 Comentários

  • RESPONDER
    Amanda
    12.03.2013 às 19:20

    Também tiro os pêlos do buço com lâmina pela praticidade e nunca tive problemas, mas uma vez fui tirar os fininhos do rosto também, e deixou a área mais oleosa e as espinhas aumentaram.. =//
    Decidi deixá-los por lá mesmo desde então hehe beijooos meninas

  • RESPONDER
    Gabriela Ganem
    12.03.2013 às 19:42

    Eu estou fazendo depilação à laser no buço, apesar de não ter tanto assim, porque sou tolerância zero para bigode! rs
    Antes disso, fazia com linha… Mas agora tenho que raspar por conta do tratamento. Confesso que só o faço no dia da sessão de laser, porque tenho muito nervoso de raspar o rosto!
    Tomara que me livre logo desse fardo! :P
    Beijosss Gabi

    • RESPONDER
      Joana
      13.03.2013 às 8:45

      Tomara Gabi!!!!!
      Nesse caso é para uma boa causa e é no buço, não nos pelinhos finos do qual a Vanessa falou!

  • RESPONDER
    Cassia
    12.03.2013 às 19:47

    Eu costumo usar lâmina no rosto para eliminar buço e algumas “penugens^ na região do rosto, e nunca tive problemas, nem do pelo aparecer mais grosso devido a cortar o pelo na base. Raspo a cada +/- 20 dias, no sentido do crescimento dos pelos, a seco mesmo, sem usar muita pressão, passando bem de levinho. Eu acabei fazendo isso uma época que passei com um pouco de hirsutismo por causa de medicamentos. Como deu certo acabei adotando o hábito só que menos frequente. Deve ser porque meus pelos são beeeeeemmmm fininhos. Funciona bem, viu? Bjs.

    • RESPONDER
      Joana
      13.03.2013 às 8:42

      Jura? Que bom que dá certo pra você!

  • RESPONDER
    Laly
    12.03.2013 às 21:00

    Nossa!! Aceito que a Fernanda BBB não tenha encontrado outra saída e nada pior do que os pêlos incomodando… mas eu jamais usei a lâmina no rosto! Só a usei nas axilas, virilha e pernas e me arrependo amargamente desta época, pois os pelos ficavam mais grossos mesmo…
    No rosto, qd não tenho outra opção, uso as folhas depilatorias, são bem praticas!

  • RESPONDER
    Mariana (@andpizzazz)
    13.03.2013 às 11:51

    Eu não vejo bbb e fiquei sabendo aqui disso, mas acho muito estranho passar lâmina no rosto! Eu tenho passado no buço porque estou fazendo depilação definitiva e para mim já é um drama… De qualquer jeito, eu acho indispensável (óbvio) a depilação onde tem pelo mesmo, nas pernas, axilas, etc.. onde é penugem eu acho exagero e sempre imaginei que haveria um motivo para eles estarem lá, o que vcs confirmaram aqui. Até pq eu acharia estranho estar 100% sem pelos, vc perde até a sensibilidade!
    Adorei o post!

  • RESPONDER
    Letícia
    13.03.2013 às 15:11

    Minha pele é hiper mega sensível. Tudo que uso tem que ser para peles atópicas e dou preferência para maquiagens Mac e Clinique sempre!! Cera na perna sem pensar!!! Fico toda manchada e leva mais de um ano para tirar as manchas… Mas o pior não é isso: não consigo depilar com linha de jeito nenhum!! Toda vez que tento (mesmo com indicação de profissionais) acabo ferida!! Ferida mesmo, com arranhões… Então tenho que usar cera mesmo e me abster de tratamentos mais agressivos no rosto =/

  • RESPONDER
    Alba
    24.03.2013 às 3:07

    Meninas, usem o Spring It. Ele funciona igual à depilação com linha, além de custar $0,99! Uso no buço pois tenho alergia à cera no rosto…

  • RESPONDER
    Jade Yasmin
    06.06.2013 às 19:54

    Eu raspei o pelo que tem em cima do labio agora eu nãos ei se ele Cresce Fino Ou grosso eu tenho essa duvida e minha mãe fala que vai crescer grosso que nem pelo de Homem eu não sei…..se é verdade

  • RESPONDER
    Fernanda
    24.09.2013 às 15:45

    Eu uso a lâmina para depilar somente o buço, pois no resto do rosto eu uso oxigenada para clarear os pelinhos e dar um brilho para a pele. Não uso a lâmina assim que os pelos crescem, quando estão pequenos eu uso descolorante no rosto todo e o buço fica clarinho, só quando os pelos ficam grandes que eu faço uso da lâmina, ou seja, de 20 em 20 dias, geralmente. Então a dica é: tirar com a lâmina de 20 em 20 dias e passar descolorante nesse período em que o pelo cresce, até fazer a próxima raspagem.

  • RESPONDER
    jhenyffer
    25.11.2013 às 12:59

    Depois que depilamos com lamina , tem como o pelinho do busço volta a ser como antes?

    • RESPONDER
      Agnes
      13.02.2014 às 10:47

      Oii Jhenyfer
      Tenho 16 anos e quando eu era mais novinha, eu raspei com a lamina e ficou mais grossinho. Comecei a fazer depilação com a cera quente e depois pude perceber que esses pelinhos já estavam mais fininhos, até a própria depiladora fez essa Obs. Comigo funcionou !
      Faça um teste, não terá nada a perder, mas a ganhar ! Bjao ;D

      Agnes ‘

  • RESPONDER
    Larissa
    18.07.2014 às 15:53

    Sério Agnes funciona mesmo? Com todas que fizerem isso?

  • RESPONDER
    andressa
    05.12.2014 às 18:51

    Bom eu tenho 14 Anos, e comecei a me olhar no espelho qnd começaram
    A falar q eu tinha bigodinho, fiquei apavorada e nunca usei Gillete
    Sempre usei pinça,mais a pinça não tira tudo alem de demorar,então pesquisei no YouTube e vai como fazer a depilação do buço com a linha.. e com a linha e bem pratico tira pela raiz e não tem nenhum risco só tem que saber fazer pra não se machucar.. obg pela atenção tchau

  • RESPONDER
    Larissa
    06.12.2014 às 0:17

    Eu tenho os pelinho mais escuros entao aparecem mais agora estao mais grossinhos sera que se comecar a tirar com cera ele fica mais fino?

  • RESPONDER
    nice
    31.03.2015 às 12:37

    Olha eu tiro meu buço com gilete, mach 3, acho otimo meu pelo cresce normal, nunca engrossou, e nao me da alergia, uso tbm na virilha e hj usei no rosto, seguindo a linha do crescimento dos meu pelos, nao tenho o q reclamar…

  • RESPONDER
    Bianca
    11.09.2015 às 21:08

    Oie
    Eu tenho esse pelinhos fininhos e são bem clarinhos, só que eu tenho mt e quando passo base fica aparecendo e eu fico incomodada! =/
    Vocês tem alguma dica pra me ajudar? Obrigada! Bjos

  • RESPONDER
    Nome (obrigatório) :
    15.11.2015 às 13:08

    Gente Eu tirei o Buço com linha nasce mais grosso ou Não?estou cm medo!

  • RESPONDER
    Nome (obrigatório) :
    28.01.2016 às 16:16

    Eu raspei uma parte do meu rosto perto das orelhas , e minha mãe disse que irá nascer ” barba ” isso é verdade ? Por favor estou desesperada , já chorei muito aqui :(

  • RESPONDER
    Maria Roque
    02.04.2016 às 20:57

    Fiz uma sessão de depilação do buço a laser. Antes da aplicação do laser raparam meu buço com gilete. É normal?

  • Deixe uma resposta