25 em Comportamento/ Deu o Que Falar/ Reflexões no dia 17.12.2012

Deu o que falar..

Hoje resolvemos deixar as polêmicas de lado para refletir um pouco sobre um dos nossos pensamentos mais recorrentes do fim de 2012!

Não sei se foi para todo mundo mas, para nós, 2012 foi bem estranho em muitos quesitos.

Uma das coisas que nos chamou a atenção neste ano foram os dois lados da moeda do crescimento ainda maior dos blogs de moda no Brasil. As leitoras se multiplicaram, as blogueiras também e os sites de “gongação” vieram com tudo…

Como nós já falamos mil vezes no DEU O QUE FALAR, o senso crítico é algo que admiramos mas “bullying” virtual não é. A única coisa boa que vimos sair dessa “chantagem” virtual foi ver muitos blogs se tornando mais transparentes com publicidades e ações patrocinadas. Quem conhece o futi há mais tempo sabe que nós sempre levantamos essa bandeira!

Voltando ao assunto blogosférico, se há pouquíssimo tempo atrás foi a época de ouro para quem começou seu blog de maneira despretensiosa e querendo mostrar um pouco do seu dia a dia (por menos luxo que tivesse), esse ano vai ser marcado pelos blogs “tipo” high society, com muito luxo e riqueza, seja esta verdadeira ou não. Esses blogs são verdadeiros fenômenos difíceis de explicar já que elevaram suas donas ao posto de web celebridades e, na mesma intensidade, fizeram chover críticas em relação às suas vidas em alguns casos deslumbradas. Em meio a isso, ainda existe uma boa parte da audiência que acha que blogueira boa é blogueira com look do dia grifado.

Nada contra eles, nós amamos produtos de marcas de luxo, gostamos de ver as novidades por mais distantes que elas as vezes nos pareçam, adoramos falar sobre elas e sempre que podemos nos organizar financeiramente nós investimos em algumas peças que apostamos. Não temos absolutamente nada contra it bags ou it things, o que nos preocupa é a motivação que levou a pessoa a comprar essas peças .

Você está escolhendo um produto caro, de uma marca boa, porque você ama ou porque busca um “passe” para um grupo de “meninas antenadas”? Para nós, um produto de marca pode ser muito especial, ele só não pode ser confundido com quem você é, afinal, você NÃO é o que você usaapesar de você conseguir passar a imagem que quiser com o que está usando (e muitas vezes é tão incompatível que, mesmo não conhecendo a pessoa, soa falso, já perceberam?).

A nossa sensação é que esse foi o ano do deslumbramento. O ano foi passando e, hoje, faltando poucos dias para o fim de 2012 (não o fim do mundo, ok? rs), a gente se pegou sentindo muita falta de mais estilo pessoal, de blogs de look com personalidade.

O lado cool da coisa sempre é o estilo da pessoa. Saber misturar as coisas, usar peças de grifes e fast fashion criando um visual NOVO e/ou muito pessoal é a alma do negócio. Sem falar que muita gente não quer necessariamente inspirações inovadoras, basta ser REAL e GENUÍNO.

E aí chegamos no ponto chave deste post. Nós esperamos estar saindo de um ano de afetação, aka 2012,  para um ano de mais genuinidade. De ver blogs falando de marcas de luxo ou populares, porém tudo dentro da verdade de quem escreve! Para nós a coerência vai determinar quem fica e quem sai desse universo dos blogs a longo prazo.

Para as companheiras blogueiras (sabemos que muitas leitoras também têm blogs, muitos começando ainda!) nós desejamos que escolham à dedo suas parcerias, seus patrocinadores e seus publieditoriais em 2013. Com isso esperamos encontrar muita coerência em todo conteúdo do blog, como muita gente já tem.

E para a audiência em geral nós desejamos mais discernimento. Não admire uma blogueira porque ela tem isso e mostra aquilo,  procure nela uma verdade e a siga por isso. A web está cheia de meninas com lifestyle e estilos bem interessantes para nós acompanharmos. Anote a dica de viagem que você amou, conheça as tendências que estão rolando e eleja cuidadosamente os produtos que você realmente deseja para o seu armário! Assim quem acompanha blogs de estilo só tem a ganhar.

Em 2013 nós queremos ver muito mais looks do dia únicos, de dar inveja na gringolândia! Vamos aproveitar o boom do Brasil e mostrar o quanto podemos ser criativos e verdadeiros com nosso estilo e/ou conteúdo.

Queremos brindar a um ano muito mais legal para o universo da moda na internet! Vamos nessa com a gente?

Gostou? Você pode gostar também desses!

25 Comentários

  • RESPONDER
    marta pimentel
    17.12.2012 às 22:00

    Que post mais lindo meninas!! Falaram tudo o que eu queria ouvir!!
    Tomara mesmo que 2013 seja um ano de blogs que mostrem mulheres da vida real, como o de vocês!! Como o Modices que preza pelo estilo, como o sanduiche de algodão que nos informa com ótimos textos, Oficina de estilo que é tudo de bom.. Blog vitrine só serve pra estimular consumo, não se aprende e inspira nada!!
    Um excelente ano novo a vocês!!

    • RESPONDER
      Joana
      17.12.2012 às 22:07

      Marta,
      Eu concordo com todos os seus exemplos!
      Só acho que tem blog de looks que merecem ser vistos, que mostram estilo pessoal, lifestyle interessante e boas dicas. Inclusive tem um blog chamado Blog Vitrine que é ótimo, então não acho legal rotular!
      O negócio é esperar que as pessoas ostentem menos e sejam mais genuínas.
      Vamos esperar por um 2013 muito melhor!
      Beijos

    • RESPONDER
      Lyanna
      18.12.2012 às 11:07

      Eu acho que ela quis dizer blog de vitrine que tb chamo assim blog que não tem conteúdo. Não sabia que tinha um blog exatamente com esse nome.

      • RESPONDER
        Joana
        18.12.2012 às 11:34

        Eu sei disso Ly, eu só brinquei que em contrapartida tem um blog legal com esse nome!
        :)

  • RESPONDER
    Paola scott
    17.12.2012 às 22:17

    Amei o post !!! Vcs tem toda a razao ? Tem muta gente deslumbrada por ai . E muita gente sem nada de mais sendo cultuada. As pessoas tem que cair na real e curtir a essencia das coisas, nao so a aparencia. Boa sorte pra vcs em 2013 ! Bjss

    • RESPONDER
      Joana
      17.12.2012 às 22:36

      Você falou tudo que tenho pensado, curtir a essência das coisas é o maior objetivo! Compartilhar dicas, desde moda a viagens é legal, mas tem que ser genuíno e não só para “tentar ser” parte de algo.
      Bjos e legal que você gostou!

  • RESPONDER
    Lari
    17.12.2012 às 22:23

    Parabéns meninas!!!! Vocês conseguiram colocar em palavras tudo o que eu penso. Para mim o pior disso tudo é que as leitoras entraram nesse “surto”, já recebi email dizendo que eu tinha que ondular o cabelo, ousar mais nas roupas, etc… Oi? O look do dia como o nome diz é o que eu uso no dia a dia, não pretendo e nem quero fazer editorial de revista. Enfim, por posts assim que sou leitora do Futi. Inteligência na blogosfera ;) Beijos

    • RESPONDER
      Joana
      17.12.2012 às 22:39

      Que legal que você gostou Lari! Não tenho nada contra bloggers que fazem editoriais, só acho que isso tem que ser assumido como tal.
      Acho que quem postar o que é real e verdadeiro, para não dizer espontâneo, vai ter boas chances de sucesso!
      Bjss

  • RESPONDER
    Kelly Pinheiro
    17.12.2012 às 22:50

    Oi meninas,

    Amei o post. Vocês disseram exatamente o que penso. Também invisto meu dinheiro em peças de marca que gosto, mas não porque X ou Y usa. Cansei de muita coisa no mundo dos blogs, até pensei em deixar o meu de lado, mas seria injusto comigo. Gostaria muito de falar muito mais…

    Bjs com carinho
    Kelly Pinheiro

    • RESPONDER
      Joana
      17.12.2012 às 23:22

      Claro que você não deve desistir do seu blog, ele é ótimo! :)
      Tenha seu canal e comunique a sua verdade Kelly. :*

  • RESPONDER
    Luzia Cardoso
    17.12.2012 às 23:09

    Confesso que mesmo tendo um blog, fui deixando de ver muitos que curtia (antes mesmo até do boom de blogs), por não suportar ver tanto deslumbramento e afetação. Tanta coisa que não parece real, mas fantasiado para mostrar uma vida glamourosa e perfeita. Pára né?! Por posts incríveis e inteligentes como esse que não deixo de ser leitora do F-uti por nada nesse mundo. Bjs meninas e um feliz 2013!

    • RESPONDER
      Joana
      17.12.2012 às 23:20

      Obrigada pela parte que nos toca Luzia! <3
      Tem gente que anda pisando na terra novamente e valendo a visita.
      Também tem muita gente mostra um lifestyle "rico, chique e elegante" naturalmente, o que não me incomoda. Não gosto do comportamento daquelas que se acham o máximo por ter dinheiro ou querem ser o máximo por mostrar coisas caras. Acho que o que é verdadeiro e natural vai ter seu público, seja lá qual for. :)

  • RESPONDER
    Leila Figueiredo
    17.12.2012 às 23:50

    Oi meninas, muito legal tudo isso, eu tambem ja me perguntei o que passa na cabeca de algumas pessoas com essa historia de look do dia todo “grifado”, mas sabe o que penso e muito facil fazer look do dia quando se “ganha tudo das lojas”, o problema e que a personalidade vai embora, as pessoas se tornam vitrines ambulantes, e nao e isso que queremos, cade a originalidade, o consumo consciente??????????? bju

  • RESPONDER
    Larissa Lauren
    18.12.2012 às 10:06

    Oi Jô e Carla. Amo o Blog de vocês e amei o post. Super reflexivo!
    Fiz um post hoje no meu Blog falando sobre uma matéria que a Gloria Kalil fez falando sobre as Tendências que deveriam “acabar com o fim do mundo”. Dá uma espiadinha lá http://www.blogdalari.com/2012/12/vitimas-da-moda.html.

    Beijo Beijo.

  • RESPONDER
    Suzane
    18.12.2012 às 10:35

    Meninas acho que vcs escrevem e expressam o que acham de uma forma muito interessante, as vezes estou pensando em um assunto ou vejo uma polemica que entrou aqui no DQF e penso, nossa eu nunca escreveria assim, ou nossa eu não pensei por esse lado..haha.
    Vou deixar a mesma opinião que deixei nesse post da Elô: http://www.baphofashion.com/2012/12/blogs-blogueiras-e-outras-coisas-mais.html

    O que acho:
    Quando montei meu blog em 2011 era mt mais para servir de portfólio.
    Com a entrada da minha amiga queremos rentabilizar ele, pois vc sabe c que é um trabalhão ter blog, mas ainda queremos que ele seja profissional e pessoal, profissional (gere renda) e pessoal para fazermos ele gerar renda através de publicidade das coisas que gostamos e que creditamos e não de itens que não usamos e do nada vira nosso queridinho.
    Completando a minha opinião: a mulher real não esta todo dia comprando uma roupa diferente, ela quer dica daquele achadinho fashion, mas tbm quer opções de usar ele de várias formas e sempre com estilo.

    Bjs

    http://www.queromoda.com/

  • RESPONDER
    Lyanna
    18.12.2012 às 10:51

    Tenho vontade de abraçar vcs pelo post e dar um beijo com muito carinho na bochecha das duas. Sou bem exagerada, não é?! Posso escrever exageradamente tb?!
    Lembrou-me os velhos tempos da De Chanel na Laje: bom texto (que vcs sempre tem), boa crítica e boa discussão. Naquele tempo, acho que 2009, falávamos sobre a transparência da publicidade, da ética questionável e sobre o deslumbramento de várias blogueiras. O tempo passou e algumas coisas melhoraram, outras pioraram bastante.
    A transparência da publicidade não é favor de blogs e/ou sites, é obrigação de todos e direito nosso.
    Sempre disse que a internet não é matrix, não é um mundo à parte da legislação brasileira e ao CDC, tanto é assim que alguns blogs foram notificados pela prática da publicidade considerada irregular (mas na minha visão ilegal), com base na legislação vigente.
    Não é necessário uma lei especial para tratar esse assunto na blogosfera e na internet, a lei que temos pune a propaganda subliminar e ilícita, e, o Código de Defesa do Consumidor é um modelo de legislação para outros países.
    Porém, tal notificação não teria ocorrido, se as consumidoras e leitoras não tivessem feito a denúncia e isso só ocorreu porque afinal os blogs de congação serviram para abrir os olhinhos enfeitiçados das leitoras.
    Esse movimento começou na Laje e a “avacalhação” disseminada por outros blogs, serviu para popularizar a crítica. Não concordo com o meio, mas o resultado foi bom.
    Ainda há muito o que evoluir nesse assunto, mas para isso 2012 foi válido.
    Entendo perfeitamente que tratar sobre publicidade não é algo fácil para a blogueira. Sei disso hoje na prática, porque tenho dificuldade em classificar o tipo de proposta que chega até mim (blogueira novata) e percebo que muitas propostas já vem contaminadas e com o intuito de ser feita de fato como algo camuflado e para ludibriar as leitoras.
    É delicado e trabalhoso separar as boas propostas, mas a escolha certa e transparência dá credibilidade ao blog. É isso que quero para o meu.
    2012 foi diferente pra mim, porque resolvi virar vidraça e criar meu bloguinho. 2013 ainda é incerto, mas ter tantas tarefas é muito estafante, não sei como será para frente.
    Sobre o deslumbramento das blogueiras. Francamente, é muita afetação e um vazio horroroso. Tantas caras fakes, tanta felicidade forjada e um vácuo de conteúdo e personalidade.
    Não sei o que é pior: um look todo grifado ou uns blogs de vitrine que tem aparecido por aí. Antigamente as pessoas fotografavam seus looks do dia, porque tinha algo de interessante, algo de novo. Hoje algumas fotografam seus looks para mostrar sua bolsa de alguns mil reais, aliás sua coleção. Seu bracelete de grife, seu esmalte de marca, o vestido must have da it estilista. Só falta mostrar a etiqueta da calcinha!!!
    E as blogueiras que fotografam roupa de provador?! Vazio elevado a enésima potência. A pessoa não entende nada de moda, não tem conteúdo nenhum, mas numa atitude totalmente narcisista, fotografa mil e uma combinações de roupa sem saber nem pra quê, nem por quê, mas o que importa é ter acesso e ver o dinheiro entrando.
    Infelizmente tem público para isso, mas espero que em 2013 as leitoras fiquem mais espertas e prefiram o conteúdo a vitrine e queiram mais ser do que ter.
    O mercado de luxo sempre existiu e sempre existirá, mas usar algo de grife é bacana quando se tem algo a mais na personalidade de quem usa a marca, porque se for pra ser cabide, tem boneco de cera que se veste melhor do que muita gente.
    Desculpe o exagero, mas só queria dar um abraço apertado.

    • RESPONDER
      Joana
      18.12.2012 às 11:41

      Ly,
      Super te entendo, também queria abraçar você e agradecer a leitora carinhosa e PARTICIPATIVA que você é!
      Só “discordo” de uma coisa, acho que o look “de provador” poderia ser uma publicidade esclarecida, bem montada, planejada e bem fotografada sim, só que com algo a mais a respeito da combinação das peças!
      O problema é quando a turma faz de qualquer jeito…
      No mais concordo com tudo, inclusive com a parte da lei. :)
      Beijo enorme e super abraço!
      Não desiste do NDE!

  • RESPONDER
    Lara
    18.12.2012 às 11:39

    Eu simplesmente adorei, não tenho blog mais leio um monte diariamente e sempre vejo looks iguais, sempre todos seguindo uma tendência e claro marcados de grifes, com certeza falta sim muita originalidade.

    • RESPONDER
      Joana
      18.12.2012 às 11:43

      Acho que as críticas são tantas que quem quer ficar na crista da onda vai ter que trazer mais originalidade, verdade e coerência para o conteúdo e para os looks! Parte da audiência já quer ver mais de tudo isso! :)

  • RESPONDER
    Nândila
    18.12.2012 às 15:55

    PARA TUDO JOANA!!!!!

    O QUE É ISSO!!!! Sou leitora assídua do Futi, conheci a muito tempo e divulgo para as amigas,pelo conteúdo de vocês e nem preciso comentar que tudo que você falou é o retrospectiva do mundo dos blogs associado a força das mídias sociais neste momento do país. Ter um blog original hoje é até desestimulador por causa de tanta audiência fútil, de pessoas que adoram ver a marcas,que não podem comprar e começam a usar falsificada (falta de ética, respeito e coisas mais). Até comecei um blog mas, confesso que fiquei desanimada com o que estava vendo. Que bom que depois do boom dos blogs, as pessoas estão mudando, acho que estão lendo, vendo a diferença da imagem e do conteúdo .
    Parabéns pelo texto pelo blog e com certeza vocês me servem de inspiração para a originalidade, criatividade e sinceridade, quem sabe um dia não tome coragem e volte a escrever sobre moda.

    Um forte abraço, que Deus continue abençoando vocês, e que venha 2013 estarmos juntas e misturadas!

    • RESPONDER
      Joana
      19.12.2012 às 22:45

      Nândila,
      Não desiste do blog não, se você acredita vai em frente!
      Fazemos da nossa forma, com nossas crenças, não somos enormes, mas estamos ai, seguindo o que nos parece certo!
      Acho que é assim que tem que ser.
      Obrigada pelo carinho
      Bjos

  • RESPONDER
    tatiana
    19.12.2012 às 15:35

    Gostei muito do texto e das frases intercaladas… parece um sopro de lucidez em meio a uma “blogosfera” cheia de afetação.. parabéns!

  • RESPONDER
    Fernanda Bruno
    20.12.2012 às 10:05

    Amei o post meninas! Falaram tudo o que eu penso! Já dei uma pirada e só pensava em roupas quando estourou esse lance de blogs de look do dia… A consequência foi a necessidade de renegociar a dívida do cartão e aquelas roupas me fizeram sentir mais bonita, mas e aí? Existem coisas, que ao meu gosto, são horrorosas, mas como a moda internacional disse q é legal, todo mundo usa. Bolsas que não valem o que custam ( e aí não é nem subjetivamente não, é objetivamente, olhando material e costura), que na feira hippie tem parecidíssima, mas todo mundo quer grifada pra fazer parte do clube não por achar bonito mesmo ( se gostar mesmo, acho que vale!) . É um padrão surreal que não faz parte da minha realidade. Quem sabe um dia, hehehe….. bjão

  • RESPONDER
    Tati Melega
    20.12.2012 às 21:51

    Meninas queridonas que eu amo! Vcs como sempre dão um show de opinião!!!! esse ano deixei de ver mtos dos blogs pelas mesmices, deslumbramentos e tudo mais. Acho que as pessoas se empolgam demais com o mundo das blogeiras e chega a ser ridiculo o que vejo as pessoas perguntando em uma foto no instagram de algumas blogueiras!!!! Tipo, oi da onde é o elastico que vc ta usando p prender o cabelo? hahahahah coisas nesse grau mesmo!!! Enfim, o futi na minha opinião sempre se manteve sem deslumbramento, na mesma qualidade de conteudo que a gente tanto adora. vcs sabem que amo o blog! um beeeejo enorme e que 2013 venha com tudo de bom!

  • RESPONDER
    Silvia
    29.12.2012 às 1:27

    *Aplausos de pé!* Concordo com praticamente TUDO o que você falou, acho que só sou menos otimista e não prevejo grandes mudanças para 2013 ainda. Mas eu sou meio cínica mesmo para acreditar em algumas mudanças, então…

    Desde 2011, mais ou menos, comecei a ler e acompanhar blogs de moda com mais frequência e isso me causou uma leve “depressão” em busca do eterno look perfeito. Eu fico pensando que tipo de mulher eu sou que não faço penteados, não uso maquiagem todo dia e sou péssima com acessórios. E como sempre fui “diferente” sofri de “bulling” no colégio por ser a esquisita – usava cabelo chanel, blazer, mules e bolsas ao invés de mochilas com uns 14/15 anos – depois passei pela fase rebelde de bater a nuca, pintar de preto, usar calça larga de homem até a faculdade e aí fui parar na fac de moda onde eu era estranha pq era “normal”. Lógico que com o tempo essas inseguranças vão melhorando e a gente aprende o que funciona melhor, mas aí vieram os blogs e me fizeram me sentir uma adolescente estranha e inadequada de novo. Lógico que existem boogs e blogs mas alguns “abusam” dos looks do dia que mais parecem uniformes! É por isso que eu gosto de vocês e comento aqui sempre que posso pq ao contrário da maioria vejo que vocês são honetas e “normais”. Tipo vocês falam as tendências que não curtem e tb não se incomodam de mudar de idéia! E ainda tem um excelente gosto para citações, AMO Oscar Wilde!

    Beijos!

  • Deixe uma resposta