8 em Comportamento/ Europa/ Experiência/ Paris/ tt/ Viagem no dia 10.07.2012

(f)uti em Paris: O curso no Istituto Marangoni

Finalmente vou fazer um post falando mais do curso de verão que vim fazer em Paris. Como vocês leram aqui eu vim para Paris para viver 3 semanas de estudos no Istituto Marangoni. Como todos podem imaginar, o investimento é meio alto, as expectativas são maiores ainda, mas o resultado tem sido fantástico. Desde 2008 eu não vivia uma experiência tão intensa em diferentes sentidos e tão rica.


Eu já viajei bastante, mas nunca viajei para estudar. Experimentar isso em uma das minhas cidades preferidas do mundo é algo de especial.

Vamos deixar o lado emocional de lado e falar do curso, afinal é isso que tem interessado a muitas leitoras e seguidoras. Os diferentes cursos de verão do Marangoni acontecem em Londres, Paris e Milão e já falei um pouco sobre eles aqui, quando planejar a viagem ainda nem estava nos meus sonhos. Nas duas últimas cidades, eles têm um mês (ou julho ou agosto) com tradução simultânea para português. Caso tivesse problemas com o sotaque de algum professor ou não conseguisse acompanhar a aula por completo, optei pela tradução simultânea em português. Por eliminação – e por paixão eterna pela cidade – acabei em Paris.

Meu professor de inglês havia me alertado que eu conseguiria acompanhar as aulas e conversar tranquilamente. E ele estava totalmente correto. Não só estou assistindo 95% das aulas em inglês como estou jantando fora, fazendo passeios e batendo altos papos na língua.

Os aparelhos da tradução.

Quem não tem domínio da língua, ou tem medo de enfrentar essas barreiras pode e deve fazer como eu e pedir a tradução simultânea como instrumento de apoio ou como ferramenta de necessidade. Na minha sala tem meninas que não falam nada e seguem a aula super bem, comentam e perguntam (porque existe uma tradutora para ajudar!).

Os professores do curso de verão fazem parte do corpo docente da graduação. Quando me falaram que todos eles perteciam ou perteceram ao mercado de trabalho eu não pensei que TODOS eles teriam no currículo marcas renomadas no mercado. Isso é uma das coisas mais incríveis do curso. Você aprende muitas coisas internas do mercado de luxo e de fast fashion do cenário mundial. Eles são super atenciosos e dispostos a trocar informações.

Devido à minha carreira, optei por fazer o curso de Fashion Business, que apesar de ser um pouco mais técnico é muito interessante e realmente focado na área que eu tenho (alguma) experiência, o marketing. Para mim tem sido uma experiência tão incrível que dá vontade de largar tudo e fazer outra faculdade aqui. Quem dera. Pela primeira vez vejo a moda sendo tratada como um mercado totalmente profissional, onde são abordados os mesmos conceitos de marketing que abordei na COPPEAD. Isso para mim é fantástico.

Eu tenho aproveitado para contar sempre que possível como muitas coisas funcionam na prática no mercado brasileiro. É bem interessante ver como algumas coisas são 100% diferentes enquanto outras são muito parecidas.

A escola além de linda e bem estruturada é bem localizada. É um pouco longe da minha casa, mas nada que 20/25 minutos de ônibus (e lindas vistas) não resolvam

Eu realmente indico o curso, estou apaixonada por ele. O único defeito – que é pequeno perante as qualidades – é que o curso não te entrega um material de apoio como uma apostila. Aqui na Europa isso é normal, você tem que fazer um bom caderno para poder estudar depois.

Espero que essas duas semanas que faltam sejam tão produtivas quanto a primeira foi. O horário é puxado – de 09:00 às 17:3o – mas está valendo cada segundo.

Se alguém se interessou, eu vim/paguei tudo pela equipe da Luiza Bomeny, que foi perfeita comigo. O email de contato para informações é:  informacoescursos@luizabomeny.com.br

Beijos

Gostou? Você pode gostar também desses!

8 Comentários

  • RESPONDER
    Eunice
    12.07.2012 às 9:43

    Comenta aí!

  • RESPONDER
    Nathália Nunes
    12.07.2012 às 11:28

    Tão bom receber informações assim fresquinhas!! Vou fazer o meu em Londres mês que vem….to bastante ansiosa!!
    Mas fico feliz em saber que tem valido a pena!
    Beijos

  • RESPONDER
    Raquel Guimarães
    12.07.2012 às 14:03

    Jô linda…que bom que você esta curtindo e aprendendo muito, com toda essa emoção dá vontade de arrumar as malas e ir agora! E sobre a Luiza Bomeny ela é ótima mesmo!
    Só para abusar um pouquinho mais de você, fala sobre a sua casinha ai, como foi para alugar, você não quis ficar no alojamento?!
    Beijos.

    • RESPONDER
      Joana
      08.08.2012 às 13:12

      Raquel,
      Eu queria ficar em Saint Germain (não queria correr nenhum risco de não ficar por lá) e eu queria ficar sozinha (meus horários de trabalho com o blog poderiam atrapalhar alguém).

      Se quiser te passo por email contatos de aluguel de apartamento.

      Beijos

  • RESPONDER
    amanda
    13.11.2012 às 15:29

    jo, voce acha necessario uma faculdade de moda antes de fazer o curso?

    • RESPONDER
      Joana
      13.11.2012 às 15:37

      Não acho não!
      Eu fiz e não fiz moda, trabalho com isso, mas estudei design, programação visual.
      Beijos

  • RESPONDER
    amanda
    20.11.2012 às 23:36

    obrigada beijos

  • Deixe uma resposta