22
jun
2010

Fique de olho! Teste em animais. Você sabe o que anda usando?

Lifestyle, Oops!, Reflexões

Muitas vezes falamos de moda e tendência por aqui, sempre indicamos o que “está in ou out” sem o menor problema! Não somos do tipo a favor dos imperativos e não queremos dizer use isso ou vista aquilo, mas às vezes precisamos prestar atenção à causas mais nobres! Há umas semanas lemos um post sobre peles verdadeiras aqui no de Chanel na Laje e acabou que paramos para pensar em algumas questões.

Uma delas foi “você quer usar uma marca que testa produtos em animais? Que ignora as leis da boa convivência entre os diversos seres vivos?!” Bom, não existe resposta certa ou errada, mas, apesar das dificuldades, nós duas não queremos!

Consumo Consciente

Nós, mulheres e homens consumidores de produtos dermo-cosméticos, temos que saber onde começa e onde termina o dever de cada um de nós como cidadão. Não viemos aqui dizer o que é certo ou não na hora de comprar, mas sim dizer que seja lá qual for a sua escolha, deve ser proveniente de um pensamento importante: De onde veio isso? Qual a ética envolvida na produção deste produto?

Alguns não ligam de consumir produtos testados em animais, outros são totalmente contra e tem outra parcela que nem sabe o que tá consumindo, mas o que importa no nosso ponto de vista é a compra consciente.

O que nós estamos buscando hoje aqui são respostas importantes: Quais são as empresas que levantam as bandeiras contra os testes em animais? Quais são aquelas que testam? Nós sabemos que esse post é bem delicado, mas vale a pena prestarmos 10 minutos da nossa atenção pra isso.

O consumo consciente é super importante em qualquer setor da economia e a gente pensou que valia a pena falar sobre essa causa no (f)utilidades! Seja em roupas, make-up ou mesmo remédios, todos devemos saber onde estamos colocando nosso dinheiro e nossas expectativas. Não estamos pregando que você deixe de comprar coisas de couro, ou vire vegetariano, até porque nós não somos assim. Mas tem certos casos onde a crueldade com os animais é enorme, sem fundamentos e que podemos evitar.

Após algumas pesquisas na internet chegamos a conclusões com relação a esse assunto. Nos dias de hoje existem meios de testar produtos muito mais ligados a tecnologia e reproduções de tecidos humanos, mas para isso as empresas precisam investir… Será que elas querem investir ou apenas lucrar a qualquer custo?

Como grandes marcas conseguem seus bons produtos sem testar em animais?! Acreditamos que por separar mais recursos e não sair testando da maneira mais barata.

A M.A.C., por exemplo, consegue não testar seus produtos nos animais e mesmo assim consegue criar coisas incríveis que viram desejo imediato de 10 entre 10 meninas. Porque não você, Lancôme?

Nós ficamos tristes, afinal muitas das marcas que achamos na lista negra do PETA, são marcas que nós gost(áva)mos. A Lancôme, então, foi uma super decepção.

De acordo com a lista oficial do PETA separamos algumas marcas que não fazem e outras que fazem testes e caso vocês queiram saber mais, é só ir no link.

Algumas das marcas que usamos e nos orgulhamos por elas NÃO testarem em animais são: Avon, The Body Shop, L’Occitane,, Carmex, Clinique , M.A.C. Cosmetics, Paul Mitchell entre algumas outras.

Parte do objetivo de separar as marcas que testam seus produtos é de tentarmos arrumar similares para poder substituir por marcas mais limpas!

Algumas das marcas que testam seus produtos em seres vivos são: Always (da Procter & Gamble), Crest (da Procter & Gamble), Biotherm (da L’Oreal), Clean & Clear (da Johnson & Johnson), Close-up, Helena Rubinstein (da L’Oreal), Garnier (da L’Oreal), Gillette Co.(da Procter & Gamble), Giorgio Armani (da L’Oreal), Johnson & Johnson, L’Oreal USA, Lancôme (da L’Oreal), Listerine (Johnson & Johnson), Lux (Unilever), Neutrogena (Johnson & Johnson), Pampers (Procter & Gamble), Pantene (Procter & Gamble), Redken (da L’Oreal), Ralph Lauren Fragrances (da L’oreal), Procter & Gamble, Unilever e Vichy (L’Oreal)

Temos que pensar em tudo que podemos substituir para poder defender essa causa, que é apenas uma das causas sérias que existem nesse mundo da beleza!

O que vocês pensam a respeito gente?!

UPDATE: A Marina Fogaça acabou de mandar pra gente esse link do twitter da Lâncome dizendo que a L’Oreal não testa seus produtos em animais há mais de 20 anos. Já que eles se pronunciaram, vale a pena comentar e mostrar pra vocês!

UPDATE 2: A L’OREAL nos enviou o relatório de sustentabilidade que afirma que eles não testam em animais e ainda são contras: sustainabledevelopment

Esperamos que eles atualizem na PETA!

102 respostas a Fique de olho! Teste em animais. Você sabe o que anda usando?

  1. Nanda disse:

    acho mais legal ainda as empresas veganas XD

    nao acho certo testar em animais ou usar animais na producao de maquiagem/cosmeticos – se os produtos sao para humanos, teste neles XD

    bjokssss

  2. Géssica disse:

    Acho muito chato isso de testar. Eu usava um shampoo da redken que tinha acabado ha um tempo e eu tava querendo comprar aí fiquei me sentinfo super mal quando tinha visto que a redken testava em animal e resolvi não comprar. O problema é que os shampoos e cremes que ficam bem no meu cabelo, de algum jeito, são da l’oreal. E agora, qual eu uso?

  3. Fiquei chocada com as marcas que testam em animais! Super conhecidas, eu mesmo já usei algumas… Um absurdo, certamente não usarei mais!

    • (f)utilidades disse:

      É um absurdo, mas infelizmente algumas dessas marcas são complicadas de serem substituídas!
      De make-up eu diria que agora pra mim só existem as que não testam… De shampoo tb!
      Mas e o OMO? e o DOVE? E agora?!
      Precisamos colocar juízo na cabeça da UNILEVER!
      J.

    • Lívia disse:

      Parece que a linha de sabão em pó da marca Ypê não testa em animais, além disso tem teor reduzido de fosfato que reduz a poluição dos rios, a marca “Ypê premium” não tem fosfato (melhor ainda). E não usa produtos de origem animal (glicerina) segundo o SAC da empresa. Então para sabão em pó esta é uma boa opção. Além disso tudo as roupas ficam bem lavadas e cheirosas, vale a pena. Fora que se as pessoas se conscientizarem e diminuírem o consumo de determinadas marcas é uma forma de “força” a indústria a rever seus conceitos, enquanto estivermos comprando e eles lucrando, não vão se preocupar em mudar.

  4. Leticia disse:

    Sou totalmente contra testes em animais. Não sabia que algumas marcas que eu uso estavam nessa lista. Vou realmente parar de usá-las. Tem muitas outras marcas boas no mercado.

  5. Marilia Costa disse:

    Meninas, costumo ler os posts sem comentar (sei, sei, devia comentar mais), mas dessa vez vocês acertaram em cheio!
    Eu já consegui retirar praticamente tudo que é testado em animais da minha vida. O que ainda não retirei foi comprado antes de eu saber dessa prática absurda!
    Eu quero Lancôme? Claro. Mas enquanto a L’oreal testar, eu não vou ter. Recuso-me a comprar. Vocês escreveram tudo em que acredito: se a M.A.C., a Clinique, a Avon (entre outras) não testam, porque a L’oreal, gigante cheia de dinheiro, precisa testar? Absurdo.
    Quer saber o melhor? As marcas cruelty-free são suficientes para me embelezar e deixar-me satisfeita.

    Parabéns pelo post.

  6. Bel Sant' Anna disse:

    Eita, assunto difícil e muito útil!! Eu realmente me preocupo com esses assuntos. E não conhecia essa lista! Graças a Deus que os produtos que uso estão na lista dos q ñ testam em animais o que eu acho muito ridículo. Porque não testar com pessoas já que serão elas que irão consumir? Porque a tecnologia ainda depende desses métodos? Já observei alguns produtos que mostram em suas embalagens que não testam em animais. Achei engraçado testar pasta de dente em bichinhos!!!
    Bm, mas sobre pele eu quero falar tb! rsrsrsrs! Acho que dá pra usar se é sintética e só concordo com o uso das verdadeiras naqueles lugares onde faz 50 graus porque realmente a pele protegerá muitíssimo.

  7. Jô , adorei amiga. Vc sabe da minha luta em conscientizar as consumistas a não comprar Loreal. eu Já parei!!!! vide aqui o post http://www.raphaellaavena.com.br/?p=3143

    E outras marcas q não compartilham do interesse em proteger os animais.
    Se cada um parar de consumir uma marca dessas que seja, já vai provocar um resultado dentro da gestão das mesmas.

    VAMOS PROTEGER OS ANIMAIS E DIZER NÃO À ESTAS MARCAS!!
    OS BICHINHOS AGRADECEM!!!

    beijos,
    R.Avena;)

  8. É uma discussão super válida, e adoro quando vejo isso nos blogs.
    Porém, acho que outros questionamentos também são válidos:
    Se não pode usar os animais para testar produtos, pode matar para comer?
    Se é errado usar casado de pele, usar sapato de couro pode? (couro também é pele!!)
    Pensemos nisso também…

    • (f)utilidades disse:

      Concordamos e a De Chanel na Lage falou bastante de pele!
      Quanto a comer eu penso um pouco diferente afinal existe toda uma questão de cadeia alimentar…
      Agora criar para fazer teste, bolsa, roupa e sapato eu sou contra totalmente!!!!!!

      Tem questões mais graves ainda a serem reveladas, mas não podemos falar sem terminar de pesquisar!

      Me preocupa muito a questão de marcas que exploram a mão de obra infantil em locais como a China! Isso pra mim não da!!!!!! E quem produzir assim eu não quero usar!!!!!
      J.

    • Olha só, informação nova! No twitter da Lancôme informando que a L’Oreal não testa seus produtos em animais: http://twitter.com/lancomeoficial/status/16866777126

  9. Rafaelala disse:

    ai, eu já sabia dessa história e lia várias listas dos produtos condenados por fazerem testes em animais… Ficava revoltada, e abismada pq o povo simplesmente não dá a mínima. Mania de se preocupar com o próprio umbigo.

    Animas são seres vivos como a gente, sofrem, ficam felizes, sentem dor… Ignorar isso em prol da beleza é a coisa mais absurda que possa existir. Alías, tô até tentando parar de comer carne.

    Se algumas empresas podem e se esforçam em fabricarem produtos de qualidade sem usar o animal como cobaia, pq outras não podem? Por que não se preocupam com isso? NÃO LIGAM PRA DOR DOS ANIMAIS?

    então, eu tô tentando fugir dessas marcas, e como falei contigo pelo twitter, vou espalhar a lista.

    mto bom o post, legal vc ter coragem de falar isso, viu?? bjus

  10. Amanda disse:

    eu sempre penso em substituir, porque sou contra testes em animais e sou vegetariana tbm :)

    adorei o post, parabéns viu?

    beeijos

  11. […] This post was mentioned on Twitter by Fashion Wishes, Andreia Freitas, Mundo de beauty, Carla P. e Jo, Marina Fogaça and others. Marina Fogaça said: Discussão muito bacana sobre exploração animal rolando lá no @f_utilidades: http://bit.ly/anDkuU […]

  12. No meu site http://www.vidadediva.com, esse foi o primeiro assunto abordado na seção de moda.
    Porque?
    Porque sou terminantemente contra o abuso e uso de animais em qualquer segmento comercial.
    Eu NÃOOO uso peles, tento não usar nada (nem remédios) testados em animais.
    Uso couro, só quando eu ganho.
    Não como carne. Pra mim vaca é amiga, porco também, e eles valem muito mais que muitas pessoas que andam por aí e se auto entitulam GENTE!
    Não uso perfumes que contenham Almíscar na fórmula, pois essa substância é retirada de um animal chamado Almiscareiro que é um tipo de Gambá, e ele fica confinado a vida toda em uma gaiola, com um catéter enfiado em sua barriga, e periodicamente (chineses geramlente) retiram essa substância.
    Não compro nada, “peludinho” que venha da china pois COM CERTEZA é de algum cachorro ou gato que foram criados especialmente para alimentar esse cruel comércio de peles que existe no mundo
    Odeio criações, de QUALQUER ESPÉCIME!
    Meninas o que devemos fazer? Qual a atitude prática a se4 tomar?
    BOICOTE!
    Boicote produtos testados em animais, produtos feitos com animais mortos!
    Manfde emails para as empresas de cosméticos que testam em animais e QUESTIONEM!
    O animal não tem voz pois ele se comunica pelo olhar.
    Nós temos voz, pois perdemos esse dom.
    Então, no mínimo, nosso dever é falar em favor deles.
    MUITO BOA MATÉRIA.

  13. thai disse:

    Parabéns gurias.
    Um dos melhores posts que li ultimamente.
    Muitas vezes nos vangloriamos por estar usando uma marca, enquanto o nosso lado humano se apaga.
    Chega a dar uma dor no coração ao ler as marcas que eu uso, ja usei, e colaborei inconscientemente com esse horror.
    Amo os animais, dos menores ao gigantes…eles são amigos iluminados, e não importa se não é o nosso, aquele que amamos que esta sofrendo com os testes, mas vários, que não tem nem possibilidade de defesa.

    PARABÉNS!

    ameiii amei amei.

  14. Carol disse:

    Vocês acertaram em cheio quando resolveram falar sobre esse assunto. é muito interessante saber quais as marcas que testam em animais, e deixa-las de consumir,acho um absurdo fazer estes tipos de testes,se todos nós deixarmos de usar esses produtos seria bem melhor. E lembrem-se nada é insubistituível, existem marcas muito boas que não utilizam esse método. Parabéns a todos que apoiam a causa.

  15. Bruna (@brunasmith) disse:

    Fui totalmente pega de surpresa com certas marcas. De fato, será difícil substituir algumas, mas nada que algumas semanas não resolvam. Parabéns pela iniciativa, meninas! Concordo plenamente com vocês. Testar produtos em animais é crime!

  16. Monique Zilli disse:

    Eu sou super contra testes em animais que chego até a ser chata. Já fui vegetariana (hj não sou mais) e me corta o coração saber que muitas marcas ainda fazem isso.
    Me decepcionei com muitas da lista que vcs fizeram.. Adorei, amei o post meninas!
    Parabéns!
    Bjãooo

  17. Janaina disse:

    Sou o tipo de pessoa que por mais que ame Loreal, Pantene e Lancome, faço questão de procurar outras alternativas. É hipocrisia falar que ama animais, que sabe que são seres vivos e que jamais machucaria um e depois ler esse post e não se dar nem ao trabalho (mínimo, diga-se de passagem), de aplicar isso na prática.

    otimo post, parabéns=)))

  18. Daf disse:

    Primeira vez que comento aqui.
    Em primeiro lugar, parabéns pelo post! Acho que mais blogs e sites deveriam falar a respeito. É chocante a quantidade de marcas que fazem testes em animais, e mais chocante ainda me dar conta de que eu utilizo produtos de muitas dessas marcas. Acho que não usar os produtos é uma solução rápida para a nossa consciência, mas bom mesmo seria se essas marcas mudassem sua postura. Vocês todas que possuem blogs de moda e beleza poderiam se unir em uma campanha, onde todos tivessem a oportunidade de saber mais sobre o assunto e se unissem enviando e-mails de protesto para as empresas. Super apoio as causas do PETA, e adorei a iniciativa de vocês aqui do blog.
    Beijos.

  19. Nanda disse:

    Ola !

    Primeira vez aqui ,adorei o blog gostaria de seguir mas nao consegui:(

    O assunto abordado no post eh complicado mesmo porque o que adianta parar de usar cosméticos pq sao testados em animais e se deliciar com carne dos pobre bichinhos ? Nao parece hipocrisia ?

    Veja bem , nao estou falando que voce eh hipocrita e muito menos afendendo , muito pelo contrario , acho digno levantar essa questão .

    Resumindo meu ponto de vista , eu nao vou deixar de usar lancome so pq ela faz teste em animais , pq se fosse assim também deveria deixar de comer carne .

    Um grande abraco e por favor nao me leve a mau ,so estou expondo minha opinião .

    Bjs

    Nanda

    • Andrea disse:

      “eu nao vou deixar de usar lancome so pq ela faz teste em animais” UInacreditável escrever “só faz teste em animais” , se os testes fossem feitos em vc vc iria sentir o só. Os animais são torturados esse laboratórios que trabalham p estas empresas colocam os cosméticos ( quando é de limpeza eles usam os produtos de limpeza)nos olhos dos animais, fazem engolir, arrancam a pele e jogam o produto em cima do machucado , isso entre outras torturas.

  20. Helena *hellz disse:

    Meninas, que post ótimo. Encaminhei pra todos os meus e-groups, principalmente os da faculdade, já que nós, futuros administradores, temos que estar sempre por dentro das tendências de consumo, ainda mais nessa fase de “consumo consciente” que vivemos.

    Grande decepção com marcas consagradas que sempre admirei… L’Óreal, que absurdo é esse, vindo justamente de um grupo que prega a inovação e qualidade de vida?

    Como vocês, não sou radical a ponto de ser vegan, mas faço questão de não utilizar peles verdadeiras, nem consumir produtos testados em animais.

    Na consultoria onde trabalhava, tive a oportunidade de trabalhar para um cliente que era justamente um laboratório de biotecnologia e testes clínicos. O diferencial deles é que eles não fazem somente testes in-vivo (em pessoas, normalmente para testar reações alérgicas), mas principalmente fazem testes ex-vivo, no qual se utiliza pele in-vitro, e não representa risco a nenhum ser vivo. Hoje, EXISTE A TECNOLOGIA, existe o know-how para fazer testes em produtos antes mesmo deles irem para a linha de produção, para saber se eles representam riscos à saúde antes mesmo de serem produzidos, e SEM UTILIZAR SERES VIVOS (sejam pessoas ou animais). Por isso, eu me pergunto.. POR QUÊ continuar fazendo testes em animais? As empresas dizem que não é viável fazer esse tipo de teste ex-vivo, e realmente há pouquíssimos laboratórios aptos a realizar isso: no Brasil, existem somente seis… pra se ter uma noção, meus clientes me disseram que a Natura COMPROU um laboratório alemão pra fazer seus testes, visto que é uma empresa que prega a sustentabilidade e, portanto, testes em animais não poderiam ser aceitos de acordo com seus valores.

    Convenhamos… esse teste pode ser mais caro, mas É VIÁVEL SIM. Ainda é uma tecnologia recente, MAS JÁ EXISTE. O que falta é disseminar o conhecimento (algo tãããão difícil na “guerra de egos” do meio científico-acadêmico), padronizar, tornar isso NORMA. Se as empresas argumentarem que isso aumentaria muito os custos, os consumidores conscientes retrucariam: MAS NÓS ACEITAMOS QUE VOCÊS AUMENTEM SUAS MARGENS, CONTANTO QUE SEJA PRA OFERECER UM PRODUTO ÉTICO E SUSTENTÁVEL.

    Afinal, se vivemos nessa onda de sustentabilidade é devido somente ao fato de que alguns consumidores não apenas aceitam pagar mais caro por um produto sustentável, mas PREFEREM pagar a mais por isso, e exigem sustentabilidade das empresas.

    Senão, queria ver qual empresa faria isso por iniciativa própria. Infelizmente, poucas… Pois o fato é que enquanto não houver retorno financeiro em adotar métodos sustentáveis, as empresas NÃO SERÃO sustentáveis.

    Sem radicalismos ou ativismo xiita, é papel dos consumidores exigir das empresas uma postura ética em relação ao assunto, é papel do consumidor exigir que seu produto preferido não seja testado em animais, é papel do consumidor mandar e-mails, ligar, pressionar, divulgar a informação, pedir esclarecimentos e manifestar sua opinião contrária a essa prática.

    Parabéns pelo ótimo post, meninas!

  21. Sem dúvida a consciência dos consumidores está mudando. As pessoas – não a maioria ainda, infelizmente – estão se ligando nos processos de fabricação dos produtos. Já vi fotos e vídeos horríveis de testes feitos com animais. Para quem adora cachorros e outros bichos é muito triste.

  22. Natália de Oliveira disse:

    Meninas amei o post!!! É isso aí. Se todo mundo que possui um veículo de informação tão poderoso como o de vcs fizesse a sua parte, ajudaria muuuuito a conscientização das pessoas sobre assuntos importantes como este. Vou dar uma olhada nessa lista da PETA, e cortar já essas marcas da minha lista. É um absurdo que alguma empresa aja dessa forma ainda, em pleno século 21. bjusssss

  23. Karoline disse:

    Meninas, Sensacional a iniciativa … vamos divulgar as marcas que continuam cometendo este tipo de covardia … quem sabe o assunto entra um dia para os TT’s do Twitter ou sai na capa das grandes revistas …. apoio ao consumo consciente e a proteção aos animais!!!!! Parabéns …

  24. Meninas, amei o post! Acho que além e muito além de falar sobre moda, o que é fashion, o que está em alta ou em baixa, quando podemos usar nossos espaços para este tipo de informação, estamos contruibuindo para a veiculação de informação importante, que pode contribuir para a formação de consciência. Não há necessidade de nenhuma abstinência absurda! O que é preciso é conhecer fatos, permitir reflexões e mudança de hábitos. Gosto de mais de usar o exemplo das peles, que já foram o “it”… Hoje, depois de tanto se falar e mostrar as atrocidades, as pessoas, mesmo que ainda curtam, sentem-se constrangidas ao usar… Isso é formação de consciência, veiculação de informação… Mudança de hábito… Porque vou usar um jeans de uma fábrica que joga toda sua tintura no meio ambiente, se posso usar o de uma que se preocupa em não afetar o planeta? Por que vou usar uma roupa que sei que tem a infância de uma criança perdida numa máquina de costura? São reflexões que precisam ser feitas SIM! Sem apologias banais ou movimentos hipócritas… Simplesmente veiculando de maneira séria a informação… Amamos ver matérias assim! Temos um vasto terreno a explorar e questionar… Os consumidores estão cada vez mais atentos… Bjokas! [Lu]
    http://duasmodaearte.wordpress.com/
    http://lucrismodarte.blogspot.com/

  25. Mari Montagner disse:

    Acho muito bacana, a preocupação em se usar animais nos testes de produtos.
    Porém o site oficial da Lancome, acaba de postar no Twitter dizendo que eles não usam animais…Cada informação nos diz uma coisa, assim é complicado sabermos qual é a informação correta!
    Beijos

  26. LyannaVanessa disse:

    Eu fiquei absolutament chocada ao saber que a Lâncome testava seus produtos em animais. Sou fiel a Lâncome, mas felizmente no final do post vcs colocaram uma atualização informando que eles não mais prosseguem com esses testes.

    Porém, uso várias marcas citadas, principalmente Neutrogena a L’oreal. Vou procurar substitutos, pois nos dias de hoje, de avanços tecnológicos e etc, é inviável e injustificável permanecer com esses testes em animais. Pior ainda, pq se trata de cosmetologia e estética.

    Não podemos ser radicais. No post sobre pele no Blog da Dechanelnalaje, discutimos sobre isso. É impossível não fazer testes com animais quando se trata de vacinas e remédios. O que é compreensível, desde que feito com ética e respeito aos animais, mas para qualquer outra finalidade, acho o fim.

  27. Taís disse:

    Oi, olha só, tanto a L’Oreal quanto a Lâncome FAZEM SIM testes em animais.. Tá na lista do Peta que se encontra aqui http://search.caringconsumer.com/ tanto os que testam quanto os que não testam.. as listas são atualizadas SEMANALMENTE. Cheguei a ficar feliz quando vi, mas obviamente fui checar.. e acredito que antes de colocar essa informação no post vcs deveriam ter feito o mesmo. Isso não é brincadeira e uma informação errada, mesmo não se responsabilizando pela mesma, é extremamente perigosa pra uma luta tão difícil como essa. Obrigada!

    • (f)utilidades disse:

      Oi, Tais, caso você não tenha visto, nós botamos esse link da lista. Porém, hoje, a Lâncome botou no Twitter a mensagem avisando que não faz testes em animais. Nós botamos o assunto em questão mas queremos ser imparciais, por isso, botamos o update com a mensagem da Lâncome, até para que ela possa ter a sua defesa. Nós também ficamos na dúvida, porque acreditamos no trabalho da PETA, mas não podíamos deixar nossas leitoras sem saber o outro lado da história, mesmo que esse lado possa ser mentira.
      Bjs!

    • Taís disse:

      Vi que a lista sim, acho que vcs não viram. Entendo o que diz, mas o problema é que não há outro lado da história.. acompanho o Peta há muito tempo e sei que o trabalho deles é sério.. A Lâncome e afins com certeza procurariam eles para comprovar que pararam de fazer testes. E ainda dizer que não fazem testes há 20 anos?? Na minha opnião não existem dois lados porque um tá mentindo pra milhares de consumidores e vcs ajudando a divulgar isso estão sendo apenas coniventes. Sei que não se posicionaram, mas divulgar isso sem ir procurar saber é brabo. Essa é minha opnião, é muito difícil conscientizar as pessoas sobre testes em bichos e acho que vcs deveriam retirar o que a lâncome diz, pois é uma inverdade. Não seja conivente com tortura!

    • (f)utilidades disse:

      Então, Taís (desculpa o H, é costume!), nós continuamos mostrando a decepção que tivemos com a Lâncome(e ainda botamos de uma cor diferente, pra destacar mesmo!) e ainda deixamos a L’Oreal na lista negra, do mesmo jeito que está na lista do PETA. Botamos no final apenas pras pessoas saberem os dois lados, mas em momento nenhum deixamos de expor a nossa insatisfação. De qualquer forma, já estamos procurando saber a verdade. Agora, se mentirão pra gente, não poderemos fazer muita coisa, poderemos? O jeito é deixar de consumir a marca até o dia que a dúvida acabar!
      Bjs!

    • Taís disse:

      *Vi a lista! É Taís sem h. Obrigada!

  28. Taís disse:

    E desculpe, Lyanna Vanessa, mas é comprovado que milhares de remédios testados em animais fizeram mal a humanos!

  29. Tati Melega disse:

    Meninas, esse post é assunto sério, de utilidade publica e tem todo meu apoio!
    Vcs como sempre dando show! bjokas

  30. Achei maravilhoso o post!
    Muito bom saber quais marcas ainda estão paradas no tempo e isso é ridículo.
    Parabéns pelo post mesmo, beijos.

  31. Keety disse:

    Esse assunto sempre traz opiniões distintas e acho que a educação é o começo de tudo: você pode não concordar, mas respeitar é fundamental.

    Eu não aprovo testes em animais para qualquer tipo de produto. Existem métodos alternativos, só para medicamentos não existe outro método que seja igualmente eficaz.

    Mas não deixo de consumir produtos que gosto de tais empresas, primeiramente pq nem um ativista me apresenta argumentos convincentes que me façam abandonar o que considero mais importante.
    É sempre indicado “boicotar” a empresa, o que eu acho um absurdo.
    Deixando de consumir produto de tal empresa, você não somente prejudica “a empresa”, bem como todos os seus funcionários (demissões, diminuição dos salários) e conseqüentemente suas famílias. Doa a quem doer, eu valorizo mais a vida humana, não só o “estar vivo”, bem como a qualidade dela.

    Muitas dessas empresas fazem o teste porque a lei exige. Nunca vi um projeto decente com pretensões de mudanças nas leis ou que fizesse o governo oferecer incentivos (isenção de impostos, ajuda de custo) aos métodos alternativos aos testes em animais.

    Ninguém “normal” tem prazer em maltratar animais. Se os testes alternativos, como o in vitro, tivesse o mesmo custo dos testes animais, não existiria justificativa para uma empresa continuar a fazê-los.

    Bjs

  32. Taís disse:

    Olha só, só pra encerrar: pra mim não existem 2 lados, pois um está mentindo para milhares de consumidores, e isso não é ter lado. Vcs deveriam ter checado essa informação antes de postar, pois as consequências desse ato podem ser um grande problema..de boca em boca uma mentira vira uma verdade e isso acaba com trabalho sério e difícil de muitas pessoas, que assim como eu, lutam pra acabar com qq tipo de crueldade contra os animais. Mas enfim, o blog é de vcs e a consciência também! Gostaria que algumas de vcs vissem aqui http://www.pea.org.br/crueldade/testes/tfotos.htm no site da Pea as fotos da crueldade que fazem testando esses produtos pra colocarem a mão na consciência antes de qq ato. E só pra acabar, gostaria de dizer que testes de creme dental não é escovar os dentes dos bichos. O nome de um dos testes de creme dental é Teste LD 50: Criado em 1920 para medir a toxidade de alguns produtos. Este teste tem duração de alguns dias e utiliza em média 200 animais. O animal é obrigado a ingerir a substância pela sonda gástrica, o que muitas vezes leva a morte por perfuração. Os efeitos observados são dores angustiantes, convulsões, diarréia, dispnéia, emagrecimento, postura anormal, epistaxe, supuração, sangramento nos olhos e boca, lesões pulmonares, renais e hepáticas, coma e morte. As substâncias podem ser injetadas por via subcutânea, intravenosa, intraperitoneal, misturada à comida, por inalação, via retal ou vaginal. O teste tem continuidade até que 50% das cobaias morram e os animais que sobrevivem também são mortos. É isso aí. Procurem no site do Pea – http://www.pea.org.br/crueldade/testes/index.htmse quiserem saber mais. Obrigada!

  33. Fer Flores disse:

    Choquei!!! Meninas do (f)utilidas muito obrigada! Eu sempre tive curiosidade em saber se eu usava essas “coisas” horriveis, e vocês mi mostraram q eu apesar de ser Quase Totalmente verde uso cosmeticos testados em animais sem saber! Ai tô horrorizada comigo mesma! Acho lindo o trabalho de vocês!
    beijos

  34. Guiga disse:

    Primeiro que parabenizar o blog! Assim como vcs, eu adoro (f)utilidades, mas sempre me preocupei com essa questão dos testes em animais! Adorei ver que vcs também! :D

    Hoje em dia, graças à internet, temos acesso a esse tipo de informação! Só é ignorante quem quer! No site do PeTA e do PEA tem a lista das empresas mais conhecidas! Qto mais gente botar pressão nas megaempresas, mais rápido esses testes ABSURDOS vão acabar!

    Não estou nem cogitando o assunto MEDICINA (vacinas, medicamentos, pesquisas)… só acho que pra maquiar meus olhos um animal não deve sofrer! Ainda mais se empresas maravilhosas (como a MAC, citada no post) não testam!

    Sobre a Lâncome não testar… não sei se procede! Vale lembrar que algumas empresas dizem que não testam (nas suas dependências) mas compram matéria prima de laboratórios que testam! Ou como a Victoria’s Secret que escreve no rótulo dos seus cremes “This finished product is not tested on animals” (dããã, óbvio, né? Qual a moral de passar creme num coelho? Pra ele ficar cheiroso?).

    Mas o mais importante é levantar a discussão! Fazer as pessoas pensarem! O consumo consciente é o que vai salvar o mundo!

    Parabéns, meninas! Adoro o blog ainda mais depois desse post! Beijão!

  35. Jessy disse:

    Olá meninas! Concordo e compactuo com tudo o q li aqui! Já ha alguns meses venho me empenhando na compra consciente de produtos cruelty-free da lista da PETA e da PEA (a brazuca), e digo: não é fácil, mas vale a pena! Sou cabreira com a Loreal ainda, só vou comprar qdo a PETA incluir na lista branca, Por enqto, não compro e ponto final! Outra observação importante: a Wella, q era uma empresa cruelty-free, foi comprada pela Procter & Gamble, portanto, cortei da minha lista de compras tb. Pinto o cabelo com Biocolor agora, e obtenho resultados maravilhosos. Rodo de mercado em mercado atras dos produtos de higiene e limpeza seguros, e pasmem: tenho feito economia sim! Sobre dentifrícios, os seguros são da Condor e da Contente, pois todas as outras marcas testam. Tenho usado a Condor e ela não tem nada de diferente da Colgate. Ou melhor, tem sim: é muuuito mais barata. Enfim, qquer coisa, se desejarem, entrem em contato comigo, deixei o endereço do meu blog no comentário, fiquem a vontade!
    Bjos e parabéns! Vou passar a seguir esse blog!

  36. Rafaela disse:

    EU SOU TOTALMENTE CONTRA aos testes. Tô quase virando ativista e tudo

    e pra quem acha “normal”, experimentem fazer um testes desses no seu pai, namorado, enfia produtos pelo reto dele com uma sonda até desmaiar de dor

    animais possuem sistema nervoso como a gente. Sente dor, tristeza, alegria, alo-ou? acordem pra vida, minha gente

    pow, tanta bobeira que eu leio…

  37. Gabriela M. disse:

    Gente, parar de usar cosméticos testados em animas e continuar com sapatos de couro e outras peças de origem animal não adianta! Eu tento parar, é dificil achar sapatos ecos, por esse motivo não posso me dizer certa para dar lições, mas eu tento.. Já li materias brutais, de chocar! cheguei ao ponto de quase chorar com as coisas que fazem com os animais, tento ao maxímo parar com as peças de abuso animal. Sou vegetariana há algum tempo, e sei como as coisas funcionam..

  38. Tatiana disse:

    Sei q vcs postaram esta matéria já faz um tempo, mas q atitude maravilhosa!!! Temos apenas uma ideia de como os animais sofrem com cortes, mutilações, ossos quebrados, gengivas arrancadas, partes do cérebro cortadas… Tudo sem anestesia!!! Temos q boicotar empresas q fazem isso, pelos animais e por questão de caráter. Eu nunca trocaria um cabelo bonito por sofrimento de um animal (DE UMA VIDA). Por isso, substituir é a melhor maneira de ajudar a acabar c isso! PARABÉNS!!!

  39. Carol disse:

    Isto é mentira, a l’oreal testa sim seus produtos em animais inocentes, por essa razão não compro nada da empresa!Boicotem também, os animais precisam de nós…

  40. Joane disse:

    A Avon financia testes em animais na china. A marca ja foi retirada da lista de empresas que não realizam testes em animais da PETA.

    • Amanda disse:

      Sim!!! É verdade, a Avon depois de tanto tempo sem utilizar animais, financiou testes na China !!!!! Por favor, tirem essa empresa da lista das que realmente merecem aparecer alí.
      Abraços,

  41. Bia Nowicki disse:

    Eu procurei e não há nenhum site dizendo que a L’Oreal não testa em animais.

  42. Iza disse:

    Cara, a lista do PETA é completamente desatualizada… Mas aí as pessoas entram na internet, buscam no google e é a primeira coisa q aparece. Aí ficam divulgando no facebook dizendo qw a L’oreal faz testes…
    SUGESTÃO: liste as marcas q vc usa e procure-as individualmente. Não acredite em uma listagem! O PETA não é Deus, não acreditem cegamente!
    Procurando individualmente, é mais fácil achar processos, denúncias, pronunciamento das empresas a respeito… Eu fiz isso com a L’oreal, q adoro, e me surpreendi em ver como eles sempre se defenderam a respeito, de forma coerente, e q realmente haviam parado. Mas o PETA continua divulgando q eles testam!

    • thayara disse:

      Eles não testam diretamente, eles terceirizam o teste. Na china o produto só entra se for testado em animais logo muitas marcas perderam o selo porque quiseram expandir o mercado e começaram a vender na china. Quanto ao site do PETA se você olhar a versao em pdf ela é atualizada constantemente

    • Cacilda disse:

      Iza recebi até um link com video da Loreal, la tem tudo explicadinho, qdo é preciso eles fazem testes em ratos de laboratório, mas é 1% isso quando precisam fazer, mas eles ainda estão procurando avançar na tecnologia para não ter mais que testar nem em ratos.
      A empresa que fica em Lyon na França e tem o laboratório, meu sobrinho trabalha nessa cidade e disse q já foi até no laboratório e não tem cachorros, gatos, macacos como a Peta diz ter, que a Ong Peta quer faturar e quem não paga eles colocam na lista como crueldade, mas quem mata os animais que deveriam ser cuidados e colocados para doaçãoes é a ong Peta .
      Eles ainda responderam que tem essa lacuna infelismente, mas estão batalhando para não ter mais que testar nos ratinhos.
      Agora na China qualquer produto que seja exportado eles testam em animais, eles não tem animais de estimação é um povo esquisito , matam até filhas , animais então sem chance.

  43. Ana Camila disse:

    A AVON COMEÇOU A TESTAR, ESTA NA LISTA NEGRA!

  44. Por gentileza, revise sua lista junto ao PETA, pois vc está desatualizada.

    Sensodyne testa!
    Loreal testa e diz que não,mas é pq manda testar lá fora
    Avon voltou a testar.

    Procure tb pela lista da BUAV

    Abçs

  45. A tal Isa acima está equivocada, se quiser mostro o email da Loreal que diz que está reunindo esforços para parar com os testes mas ainda não parou!

    • (f)utilidades disse:

      Valeria, esse post foi feito há quase 2 anos. Nós continuamos vendo a lista do PETA, mas não atualizamos o post. Acho que o melhor a fazer é atualizar pelos comentários mesmo, porque isso tudo vai mudando toda hora! :)
      E obrigada por avisar! Beijos
      Carla

  46. Leticia disse:

    Genteee, vcs estão dizendo que a Avon não faz testes, mas está na lista da Peta como empresa q FAZ. https://secure.peta.org/site/Advocacy?cmd=display&page=UserAction&id=3859

    • (f)utilidades disse:

      Leticia,
      No ano que fizemos este post a Avon não estava na lista de marcas que fazem testes. Temos que nos atualizar sobre o tema.
      Obrigada pela informação!

  47. Fatima disse:

    NÃO USO PRODUTOS QUE SÃO TESTADOS EM ANIMAIS…ISSO É INJUSTO, COVARDIA, TESTE EM HUMANOS, JÁ QUE USARÃO…

  48. Sal da Terra disse:

    Olá! Sou farmacêutica e produzo sabonetes e cosméticos 100% naturais, orgânicos e não testados em animais. Para mais informações, visite o site e conheça o nosso trabalho:

    http://www.saldaterrasaboaria.com.br

  49. […] perde somos nós, né? 3 – Ética e proteção aos animaisLá no começo do blog, fizemos um post sobre empresas que estavam na lista da PETA que faziam testes em animais. Na época, falamos […]

  50. Priscila disse:

    Ola…
    vou dizer uma coisa sobre a avon, a avon faz testes em animais, mas PARECE QUE TALVEZ a avon dos estados unidos vai parar com isso, mas a da china vai continuar intão eu não vou comprar mais e espero que quem gosta de animais não compre avon!

  51. Luciana Castanho disse:

    Avon testa sim em animais!

  52. Cacilda disse:

    Ola , estou fazendo uma pesquisa sobre empresas q usam animais para testes e cai aqui …nossa so de ler me deu arrepios..fazer testes sem anestesia? coitadinhos :( mas a pergunta é qual empresa nao usa animais p testes?? se puderem me ajudar ..fui em um blog p ler sobre um creme redermic q usei e lendo os comentarios descobri q a empresa faz testes com animais entao fui pesquisar e descobri q a johnsons tb faz teste com animais..tá dificil descobrir qual empresa nao faz teste com animais pq qto mais eu pesquiso mais eu acho…mas adorei o blog ..judiar dos animais nao pode..Avon..Natura..boticario..sera q tds fazem testes com animais?

  53. Larissa disse:

    Segue uma dica: todo e qualquer produto exportado para a China é testado em animais. Lá não se permite o uso de tecnologias alternativas, o teste em animais é obrigatório.

    Fica mais fácil saber, olhando se a empresa tem mercado lá. Lembrando que isso não impede que empresas que não exportem para este país, também pratiquem crueldade animal.

  54. Talma disse:

    Também sou totalmente contra os testes em animais, e tenho mudado as marcas que usava habitualmente por marcas “humanizadas”. O que me intriga é com relação a Pantene. Como a Sra. Gisele Bündchen, que se diz tão ecologicamente correta, aceita ser garota propaganda de uma marca que faz testes em animais? Será que ela não se informou sobre isso anteriormente? Gostaria de agradecer ao site por trazer o tema e a discussão!

  55. Flávia Mendes disse:

    Olá, vi hoje este post e fiquei curiosa com relação a lista completa das empresas que não testam em animais e as que testam. Vi que a AVON está na lista das empresas que testam em animais e no aqui no post de vocês consta que a AVON não testa em animais. Como eu não sei se a lista do PETA está atualizada, eu gostaria de saber se vocês sabem se a AVON testa ou não seus produtos em animais.

    • Emanuela disse:

      Toda empresa que vende produtos na China e obrigada testa em animais, o governo da China exige isso.

  56. Leda disse:

    Deixo aqui meu respeito e admiração à criadora desse blog, às comentaristas conscientes que se propõem, assim como eu, lutarem para que os animais, tão indefesos, parem de ser torturados. Os testes são terríveis, piores do que a morte. Também não adquiro nenhum produto que faz testes e há ótimas opções em material de limpeza, perfumes, cosméticos de farmácia ou de outros tipos. Não desativem esse espaço, esse trabalho é de fundamental importância, essa luta precisa ganhar novos adeptos. Porque, mesmo sabendo os horrores que são praticados, muitas pessoas insistem em usar perfumes, maquiagem e tudo o mais sem peso algum na consciência. É muito triste var a falta de compaixão que os seres humanos têm pelos animais. Um grande abraço à todas que aqui defenderam os que não podem se defender.

  57. Karine Baldez disse:

    Sou jornalista e trabalho como colunista e assessora de imprensa. Inclusive, fui assessora de imprensa da ASSOCIAÇÃO MARANHENSE EM DEFESA DOS ANIMAIS – AMADA, mas nunca parei para ver a lista de empresas que fazem testes em animais. (uma falha irreparável para mim). Atualmente, tenho me voltado para tirar da minha lista de compras e “paixões” todos os produtos que submetem animais a torturas e horrores para atestar um cosmético ou materail de limpeza. Estou divundo o seu Blog no meu face e pretendo divulgar sempre nos jornais da minha cidade a lista de marcas que praticam esse “crime” quando o direito à vida dos animais. Inclusive, gostrai de saber como temos a certeza de a L’Oreal não pratica mais os testes. Parabéns pelo Blog, pois a beleza da gente começa com as nossas atitudes para com os mais fracos.

  58. Karine Baldez disse:

    04/05/2012 às 1:37

    Sou jornalista e trabalho como colunista e assessora de imprensa. Inclusive, fui assessora de imprensa da ASSOCIAÇÃO MARANHENSE EM DEFESA DOS ANIMAIS – AMADA, mas nunca parei para ver a lista de empresas que fazem testes em animais. (uma falha irreparável para mim). Atualmente, tenho me voltado para tirar da minha lista de compras e de “paixões” todos os produtos que submetem animais a torturas e horrores para atestar um cosmético ou materlal de limpeza. Estou divugando o seu Blog no meu face e pretendo divulgar sempre nos jornais da minha cidade a lista de marcas que praticam esse “crime” contra o direito à vida dos animais. Inclusive, gostaria de saber como temos a certeza de que a L’Oreal não pratica mais os testes. Parabéns pelo Blog, pois a beleza da gente começa com as nossas atitudes para com os mais fracos.

  59. Ana disse:

    Isso mesmo, vamos parar de comprar!! so assim para essas empresas pararem de fazer isso!!

    update. a avon testa sim!

  60. Adriana disse:

    Bom Dia! Achei muito legal a materia e saber que existem mais pessoas como eu prezam pela vida dos animais.
    Infelizmente, a Avon esta financiando testes em animais na China. E muito triste saber que a empresa FINANCIA isto, um absurdo. Enfim aqui esta uma das reportagens. Obrigada e um beijo a todos!

    http://www.anda.jor.br/08/11/2011/avon-financia-testes-em-animais-na-china

  61. Jefferson disse:

    ATENÇAOO,!!!!
    A AVON, Nao faz mais parte desta lista de empresas que nao usam testes em animais. Ha pouco tempo, foi noticiado que a empresa financia testes em animais na China.
    A historia toda aqui:
    http://www.anda.jor.br/08/11/2011/avon-financia-testes-em-animais-na-china.

    Cuidado clientess!!

  62. Aline disse:

    Adorei o post!
    Meu dinheiro não financiará essa crueldade com animais
    Se marcas ótimas não o fazem pra que continuar comprando as que testam
    Para nós e muito fácil trocar de marca, difícil são para os animais de laboratório sofrerem sem defesa.
    Infelizmente algumas marcas visando maiores lucros como o mercado chines (que exigem testes em animais) retrocederam e voltaram a testar como avon por exemplo

  63. Maria disse:

    A avon testa em animais .. ela começ a testa a pouco tempo ..

  64. Michelle Correia disse:

    Muitas das empresas deixaram de testar o produto final em animais, mas entretanto compram os ingredientes que ainda continuam a ser testados. É uma forma de darem a volta e dizer que não testam os seus produtos.
    A L’oreal é a empresa que mais luta contra o fim dos testes em animais (se não me engano aqui na europa já não se pode testar cosméticos, mas ainda se pode testar componentes) – Porque será? Não estariam eles “dando a volta”?

    Acho muito importante que as pessoas tenham consciência do que estão a usar. Não estou fazendo apologia a nada, cada um usa o que quer, mas muita gente usa sem o saber.

  65. Vívian Bichels Lorenski disse:

    Puxa, muito, muito, muito legal esse seu post! Acho que assim que começa! Se cada um for se concientizando, pesquisando e por fim eliminando os produtos que testa em animais, cada dia será melhor que o outro! Tenho certeza que há muitas opções por ai, basta pesquisar! E vale também entrar em contato com as empresas, afinal é nosso direito como consumidor. Cocordo em partes com a Keety quando ela diz que não existem leis que exijam a mudança dos procedimentos das empresas e que muita gente depende desses empregos e etc. Mas acho também que não adianta entrar nesse circulo vicioso. Nós como consumidores temos muito poder (afinal nós temos o dinheiro que eles querem) então cabe a nós as tomar atitudes de indignação, repulsa para que isso comece a mudar! Ou ficaremos sentados, inconformados e nos lamentando sem dar o primeiro passo??

  66. Vívian Bichels Lorenski disse:

    Meninas, olha só.. um amigo meu que é um baita protetor passou o link do PEA e é seguro viu? Podem confiar nas informações que constam ali: http://www.pea.org.br/crueldade/testes/index.htm

  67. Daniela Borba disse:

    Só uma atualização, a MAC faz testes em animais sim, desde maio deste ano eu acho, quando eles entraram no mercado Chinês… Triste…

  68. luisa disse:

    Oi !! muito bacana a atitude e a intencao , mas queria dizer que acabei de entrar no site do PETA , e A MAC E A AVON ESTAO NA LISTA DE QUE FAZEM TESTES EM ANIMAIS , de acordo com o site , basta ir lá ! triste

  69. Fabio Gomes disse:

    Parabéns pelo texto! Vejo que é datado de 2010, mas percebi que o blog ainda é bem atualizado e há comentários recentes, então resolvi escrever. Realmente as pessoas deviam se conscientizar mais com relação a esse tema, por isso ele deveria ser um assunto recorrente. Há alguns dias eu mesmo criei uma área fixa e mais visível pra falar sobre o tema no meu blog, mas o que percebo infelizmente é que a ignorância das pessoas é muito grande, mas não podemos desanimar. Gostaria de convidá-las a ler meu texto. Beijo grande!

  70. Janaina disse:

    Esqueceram de colocar que a Natura não testa em animais, mas a Avon faz testes em animais sim!!

  71. Denise Prado disse:

    Li que a Avon nacional ainda faz testes em animais. Pode cfm? Obg

  72. Makie disse:

    Ola sabem me dizer se a SKII testa em animais?

  73. carol disse:

    Meninas, acho que nem todas essas informações estão corretas. No site da PETA (www.peta.org) vocês encontram o rol de empresas que fazem testes em animais e também de empresas que não fazem diretamente, porém, financiam de alguma forma esses testes, entre elas: AVON, MARY KAY, L’OCCITANE etc…o fato é o seguinte: essas empresas para atuar em mercados como a China dão aval para que seus produtos sejam testados, obedecendo uma exigência do governo daquele país. Meu pensamento é: já que sua filosofia é digamos assim: “verde e sustentável” então não coadune com tal prática absurda.

  74. Isabele disse:

    Sou TOTALMENTE contra os testes em animais, e fiquei decepcionada com a L’oreal. Mesmo com a declaração de sustentabilidade enviada por eles, são muitos produtos na lista.

  75. Isabella disse:

    A L’Oreal NÃO testa seus produtos em animais a mais de 20 anos, tem até nota no site explicando. http://www.loreal-paris.com.br/fac.aspx

  76. cristielen Taborda disse:

    Eu li alguns posts na internet e descobri que a AVON financia testes na China.

  77. Cacilda disse:

    Fiquei tão revoltada, tão indignada qdo vi videos com animais sendo torturados como cobaias para fazer creme de beleza,, resumindo todos os cremes que usava e xampu são testados em animais, gastei uma fortuna pra comprar esses cremes importados.
    Cada vez que ia passar o creminho dos olhos, rosto lembrava do video :(
    Joguei os cremes no lixo e o xampu, mascara The end.
    Sei que deveria usar pois ja paguei por eles né?
    Mas não consegui mais usar, comprei do boticario , pesquisando a lista (Peta) e ainda falei p vendedora se eu souber ou desconfiar q fazem testes em animais eu processo!!!!!
    Não compro mais nada importado , nem com garantia que não testam, compro nacional pq fica mais facil p brigar !
    O melhor texto que li ate o presente momento falando sobre testes em animais..parabens
    Obrigada e abraços

  78. Cássio disse:

    Tenho uma Beagle que é a minha paixão. Companheira inseparável. Estou deixando de usar produtos que testam em animais. Deixei de fumar pois o mal que o cigarro me fez é terrível. Se me fez muito mal, imagina o que faz nos animais que são forçados e mutilados para testarem cigarros. O sofrimento é terrível e eles não tem como se defender. Espero que a nossa luta não pare e que com certeza vamos conseguir virar este jogo. Aproveito para dizer que estou deixando de usar todos os produtos que são testados em animais e aviso as pessoas sobre os fatos. OS ANIMAIS SÃO OS SERES HUMANOS QUE DERAM CERTO. OS SERES HUMANOS SÃO OS ANIMAIS QUE DERAM ERRADO. Abraços a todos.

  79. Cacilda disse:

    A Ong Peta é outra que mata animais, basta pesquisar no Google, (Peta mata animais)
    A Loreal testa 1% de seus produtos qdo é necessario em ratos,
    Envei e-mail e recebi informações com videos e leitura, ou seja pelo menos ela não mentiu, foi autentica.
    A maioria das empresas mentem, pq todo produto novo com ctz eles fazem teste nem que seja em um ratinho de laboratório.
    Fiquei indignada ao ver que uma ong que se diz protetora dos animais fazer entanasia em mais de 1000 cachorros e gatos.
    Prefiro uma verdade doida do que uma mentira sem dor..
    The End

  80. josi disse:

    qual a fonte que vocês usaram dizendo que avon não testa em animais?!

    até onde sei, testam sim!

  81. Maria disse:

    Veganismo já!!!

Deixe seu comentário

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>